Gestão Estratégica de Custos
APRESENTAÇÃO
Apresentar os instrumentos consagrados de avaliação das decisões com base na estrutura de gastos da empresa tais como, formação de preços de vendas, MIX de rentabilidade, Margem de Contribuição como elemento base para tomada de decisão estratégica, Ponto de Equilíbrio, Margem de Segurança e alavancagem Operacional;
A QUEM SE DESTINA
Tomadores de decisão estratégica.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Conhecer os instrumentos consagrados e fundamentais para o processo de decisão estrategica;
- Conhecer diferentes processos para a Formação de preços a vista e a prazo;
- Entender a natureza dos diferentes tipos de gastos envolvidos na atividade empresarial;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Conceitos fundamentais de custos, métodos de absorção e por contribuição;
- Formação de preço de venda;
- MIX de rentabilidade;
- Custeio Variavel, Margem de Contribuição, decisão de preços com abordagem de custos, concorrência e mercado..
METODOLOGIA
Exposição dos assuntos, entremeados por dinâmicas e estudos de casos.
MATERIAL DIDÁTICO
Material com conceitos básicos, e estudos de caso para aplicação pratica da estrutura apresentada.
CARGA HORÁRIA
O curso terá a duração de 12 (doze) horas online (ao vivo) ou presencial
PROFESSOR // Pedro Leão Bispo
Mestrado em Administração, pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial, pela UFRJ, Contador pela SUAM;
Sua experiência profissional inclui o cargo de Gerente de Controladoria da Cia Atlantic Petróleo, Divisão de Lojas de Conveniências, Chefe do Setor de Programação Financeira da FCC S. A. Do Grupo PETROBRAS, Gerente de Produção de anúncios da S/A O ESTADO DE São PAULO, Divisão de Listas Telefônicas, Diretor Financeiro da CARL ZEISS Óptica Ltda., Diretor Geral da Resolve Crediário e Cobrança, Conselheiro da FLEXFORM, LIRA ALVES Advogados e GREEN SINERGY Ltda., Sócio da DECCIDE Consultoria em Governança Corporativa e Gestão Sistêmica de Riscos empresariais.
Professor do IDEMP Educação Corporativa.