Dados
DURAÇÃO 12 horas

UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTE PROGRAMA

As organizações tendem a interpretar a sua gestão como um conjunto de departamentos. Sua estrutura organizacional é fruto das características específicas das diferentes funções e especialidades, conduzindo muitas vezes, à perda da visão de conjunto e do seu funcionamento sistêmico.

Neste modelo, cada unidade organizacional contribui individualmente para o fornecimento de um serviço. Porém, na realidade do cotidiano, um grande número destas atividades deve ser executado por mais de uma unidade organizacional para gerar o resultado efetivo.

Este encadeamento de atividades inter-relacionadas (e interdependentes), “cruzando” uma ou mais unidades organizacionais, com resultados concretos, para um ou mais clientes específicos, internos ou externos, constitui-se um processo de trabalho.

Melhorar departamentos é importante, mas tem se mostrado insuficiente para melhorar a eficácia da grande maioria das empresas. A necessidade essencial de simplificação dos processos de trabalho, de maior velocidade, agilidade, sincronização e flexibilidade está no cerne da questão da sobrevivência.

A nova estratégia empresarial exige uma visão e uma gestão sistêmica dos processos de trabalho das empresas, que atravessam as unidades formalmente estabelecidas pelos organogramas tradicionais.

As técnicas apresentadas neste treinamento, largamente aplicadas e comprovadas em organizações dos mais diversos portes, ramos, nas área privadas e públicas, têm seu sucesso alcançado por meio da efetiva participação de todos os níveis organizacionais no desenvolvimento do trabalho.

Este programa de treinamento, essencialmente prático e recheado de "cases" reais, coloca especial ênfase em transmitir técnicas e instrumentos que possibilitem o mapeamento, análise, redesenho e melhoria dos processos de trabalho das empresas, a partir de uma visão estratégica.

A QUEM SE DESTINA

Este curso destina-se a gestores e facilitadores empenhados na modernização dos processos de trabalho a partir de uma visão estratégica e qualquer profissional interessado em aprimorar suas habilidades em gestão estratégica para promover a melhoria dos processos e alcançar resultados de maneira mais eficiente e eficaz.


OBJETIVOS

·        Identificar os macroprocessos estratégicos, os processos críticos, bem como seus subprocessos e grupos de atividades;

·        Priorizar os processos de acordo com os indicadores de desempenho estratégicos e resultados gerenciais respectivos;

·        Mapear, analisar e redesenhar dos processos de trabalho, envolvendo de maneira participativa todos os níveis organizacionais;

CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE SERÃO ADQUIRIDAS

·      Elaboração de um Plano de Ação orientado a implementar a Gestão por Processos.

·      Aquisição dos conceitos referente a mapeamento de processos.

·      Conhecimento das técnicas para implementação de indicadores.

·      Compreensão de conceitos complementares a melhoria de processos.

EMENTA E PLANO DE TREINAMENTO

1.     CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA NOVA REALIDADE

  • Uma era de incertezas
  • Reconstrução de paradigmas
  • Alinhamento entre gestão estratégica e processos

2.     ENTENDENDO A GESTÃO ESTRATÉGICA

  • Pensamento estratégico
  • O processo estratégico
  • Três vetores estratégicos

3.     VISÃO GERAL DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROCESSOS

  • Duas abordagens: processo X função
  • Duas preocupações iniciais

4.     O CICLO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROCESSOS

  • O macroprocesso estratégico
  • Criatividade e inovação
  • Gestão de mudanças e transições

5.     MEDIÇÃO DOS PROCESSOS

  • A questão da medição (Por que medir? Para que medir?)
  • Indicadores de acompanhamento e de desempenho
  • Acompanhamento da evolução dos indicadores

6.     MAPEAMENTO, ANÁLISE CRÍTICA E REDESENHO DE PROCESSOS

  • Análise preliminar e levantamento de atividades (“o que é feito”)
  • Mapeamento dos processos (“como é feito”)
  • Análise crítica de processos de trabalho
  • Classificação dos processos
  • Redesenho e normatização dos processos
  • Implementação dos processos redesenhados e normatizados

7.     NORMATIZAÇÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO

  • Como documentar um processo de trabalho: os vários modelos
  • Conteúdo de uma documentação de processo

8.     FIXANDO PARA ASSIMILAR

  • Retrospectiva e pontos a destacar
  • O que levamos daqui?

METODOLOGIA

O treinamento compõe-se de parte expositiva e de segmentos práticos, para permitir aos participantes a aplicação efetiva dos novos conceitos e a ligação objetiva e imediata do exposto com as questões reais das empresas.


CARGA HORÁRIA

A carga horária é de 12 horas divididas em quatro segmentos de 3h cada, em 4 dias.


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