Gestão Estratégica para Melhoria de Processos e Resultados Este programa de treinamento, essencialmente prático e recheado de "cases" reais, coloca especial ênfase em transmitir técnicas e instrumentos que possibilitem o mapeamento, análise, redesenho e melhoria dos processos de trabalho das empresas, a partir de
UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTE PROGRAMA
As organizações tendem a interpretar a sua gestão como um conjunto de departamentos. Sua estrutura organizacional é fruto das características específicas das diferentes funções e especialidades, conduzindo muitas vezes, à perda da visão de conjunto e do seu funcionamento sistêmico.
Neste modelo, cada unidade organizacional contribui individualmente para o fornecimento de um serviço. Porém, na realidade do cotidiano, um grande número destas atividades deve ser executado por mais de uma unidade organizacional para gerar o resultado efetivo.
Este encadeamento de atividades inter-relacionadas (e interdependentes), “cruzando” uma ou mais unidades organizacionais, com resultados concretos, para um ou mais clientes específicos, internos ou externos, constitui-se um processo de trabalho.
Melhorar departamentos é importante, mas tem se mostrado insuficiente para melhorar a eficácia da grande maioria das empresas. A necessidade essencial de simplificação dos processos de trabalho, de maior velocidade, agilidade, sincronização e flexibilidade está no cerne da questão da sobrevivência.
A nova estratégia empresarial exige uma visão e uma gestão sistêmica dos processos de trabalho das empresas, que atravessam as unidades formalmente estabelecidas pelos organogramas tradicionais.
As técnicas apresentadas neste treinamento, largamente aplicadas e comprovadas em organizações dos mais diversos portes, ramos, nas área privadas e públicas, têm seu sucesso alcançado por meio da efetiva participação de todos os níveis organizacionais no desenvolvimento do trabalho.
Este programa de treinamento, essencialmente prático e recheado de "cases" reais, coloca especial ênfase em transmitir técnicas e instrumentos que possibilitem o mapeamento, análise, redesenho e melhoria dos processos de trabalho das empresas, a partir de uma visão estratégica.
A QUEM SE DESTINA
Este curso destina-se a gestores e facilitadores empenhados na modernização dos processos de trabalho a partir de uma visão estratégica e qualquer profissional interessado em aprimorar suas habilidades em gestão estratégica para promover a melhoria dos processos e alcançar resultados de maneira mais eficiente e eficaz.
OBJETIVOS
· Identificar os macroprocessos estratégicos, os processos críticos, bem como seus subprocessos e grupos de atividades;
· Priorizar os processos de acordo com os indicadores de desempenho estratégicos e resultados gerenciais respectivos;
· Mapear, analisar e redesenhar dos processos de trabalho, envolvendo de maneira participativa todos os níveis organizacionais;
CONHECIMENTO E HABILIDADES QUE SERÃO ADQUIRIDAS
· Elaboração de um Plano de Ação orientado a implementar a Gestão por Processos.
· Aquisição dos conceitos referente a mapeamento de processos.
· Conhecimento das técnicas para implementação de indicadores.
· Compreensão de conceitos complementares a melhoria de processos.
EMENTA E PLANO DE TREINAMENTO
1. CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA NOVA REALIDADE
- Uma era de incertezas
- Reconstrução de paradigmas
- Alinhamento entre gestão estratégica e processos
2. ENTENDENDO A GESTÃO ESTRATÉGICA
- Pensamento estratégico
- O processo estratégico
- Três vetores estratégicos
3. VISÃO GERAL DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROCESSOS
- Duas abordagens: processo X função
- Duas preocupações iniciais
4. O CICLO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROCESSOS
- O macroprocesso estratégico
- Criatividade e inovação
- Gestão de mudanças e transições
5. MEDIÇÃO DOS PROCESSOS
- A questão da medição (Por que medir? Para que medir?)
- Indicadores de acompanhamento e de desempenho
- Acompanhamento da evolução dos indicadores
6. MAPEAMENTO, ANÁLISE CRÍTICA E REDESENHO DE PROCESSOS
- Análise preliminar e levantamento de atividades (“o que é feito”)
- Mapeamento dos processos (“como é feito”)
- Análise crítica de processos de trabalho
- Classificação dos processos
- Redesenho e normatização dos processos
- Implementação dos processos redesenhados e normatizados
7. NORMATIZAÇÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO
- Como documentar um processo de trabalho: os vários modelos
- Conteúdo de uma documentação de processo
8. FIXANDO PARA ASSIMILAR
- Retrospectiva e pontos a destacar
- O que levamos daqui?
METODOLOGIA
O treinamento compõe-se de parte expositiva e de segmentos práticos, para permitir aos participantes a aplicação efetiva dos novos conceitos e a ligação objetiva e imediata do exposto com as questões reais das empresas.
CARGA HORÁRIA
A carga horária é de 12 horas divididas em quatro segmentos de 3h cada, em 4 dias.