Habilidades Interpessoais para Auditores Como ter abordagens de relacionamento colaborativas e produtivas nas auditorias internas e externas
APRESENTAÇÃO
Empresas que desejam entender profundamente como seus processos internos são executados e, com isso, garantir uma gestão de excelência,valorizam as auditorias como uma ferramenta poderosa de melhoria contínua e de mudanças planejadas.
Como processo de avaliação de parâmetros organizacionais,a auditoria se fundamenta,além de suas metodologias e conteúdos,na relação interpessoal auditor-auditado.
Frequentemente as auditorias tem uma percepção de avaliação policialesca e negativa,principalmente na ótica dos auditados.Muitas pessoas ,inclusive auditores, enfatizam no processo de auditoria a busca por defeitos e ineficiência operacional das práticas dos processos.O termo “não conformidade” passou a ser um objetivo maior em muitas auditorias,direcionando uma relação improdutiva e até conflituosa entre as partes envolvidas.
Assim,a auditoria precisa focar no viés positivo,ou seja na melhoria dos processos e na avaliação da confiabilidade das informações e procedimentos executados dentro da organização. Essa visão só será alcançada se a questão comportamental,em termos de competências interpessoais do auditor,for objeto de desenvolvimento do papel efetivo do auditor. Para garantir que os relacionamentos tenham melhor qualidade, o auditor necessita aprimorar competências comportamentais intra e interpessoais , favorecendo assim a coordenação de ações para um processo de construção compartilhada.
O presente treinamento visa focalizar as habilidades de relacionamento do auditor com todos os envolvidos na auditoria,desde o auditado até as interfaces de trabalho em questão.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais que exercem a função de auditor (gestores, líderes de equipes,colaboradores de empresas privadas e instituições públicas).
OBJETIVOS
- Promover reflexões e práticas sobre o efetivo papel do auditor,por meio do desenvolvimento de competências intra e interpessoais para construir relações colaborativas nos processos de auditoria.
- Desenvolver habilidades interpessoais para a construção de confiança, a partir de comportamentos de empatia e assertividade.
- Aplicar técnicas e ferramentas de comunicação eficaz em diferentes objetivos e situações, visando construir uma relação interpessoal que satisfaça aos interesses das partes envolvidas e da organização como um todo.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Auto-avaliação dos pontos fortes e pontos de melhoria dos aspectos comportamentais do papel de auditor
- Fortalecimento da auto-percepção e auto-confiança na relação auditor-auditado
- Disponibilização de um conjunto de técnicas e ferramentas de relacionamento e comunicação interpessoal
- Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando a empatia e assertividade, por meio do autoconhecimento quanto aos estilos de relacionamento interpessoal
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O PROCESSO DE AUDITORIA E SEUS ATRIBUTOS COMPORTAMENTAIS
- A visão da auditoria como um caminho de desenvolvimento organizacional
- Atributos do auditor em soft skills
- Atributos do auditado em soft skills
HABILIDADES COMPORTAMENTAIS DO AUDITOR
- Inteligência emocional (IE) como base comportamental para os relacionamentos interpessoais
- Competências emocionais intra pessoais do auditor
- Competências emocionais interpessoais do auditor
- Auto-avaliação de competências da IE
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA:UM ESTILO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- Empatia e assertividade:as bases da construção da confiança nas relações interpessoais
- Estilos de relacionamento assertivos e não assertivos:vantagens e aplicações
- Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento diagnóstico do uso da assertividade X não-assertividade
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EFICAZ NAS AUDITORIAS
- Estilos de conversação:diálogo X discussão hábil
- Técnica de escuta ativa:conceito,aplicações e casos práticos
- Técnica de indagação ou questionamento socrático:conceito,aplicações e casos práticos
LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO:VIVENCIANDO AS HABILIDADES INTERPESSOAIS EM UMA AUDITORIA
- Simulação de uma auditoria em que o papel de auditor,auditado e observador serão exercidos num determinado contexto do processo
- Avaliação do desempenho do auditor pelos três papéis:auditor,auditado e observador
METODOLOGIA
A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.
Serão aplicados os princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, para que os participantes possam fazer um link com suas experiências e casos reais.
Como plataforma de interação online será utilizado o Zoom, que permite ampla comunicação de duas vias entre participantes e facilitador.
CARGA HORÁRIA
Formato online ao vivo:12 (doze) horas, em tres encontros diários de 4 horas.
Formato presencial:16 (dezesseis ) horas,em dois dias consecutivos de 8 horas.
PROFESSORA – ROSA PORTO
Rosa Porto é Mestre em Engenharia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt-terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute.
Professora da FGV – Fundação Getúlio Vargas / RJ e outras instituições,em cursos de pós-graduação e programas de MBA. Consultora e professora na área de desenvolvimento humano, liderança e qualidade de vida, atuou em inúmeros programas pra empresas privadas e instituições públicas, em diversos programas das áreas comportamental e gerencial. Desenvolveu sua carreira profissional na PETROBRAS, nas áreas técnica, gerencial e de Recursos Humanos (Universidade Corporativa).
Participou na PETROBRAS como coordenadora e docente nos programas de capacitação de Auditores Internos na área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente,atuando no desenvolvimento e avalição de competências comportamentais do auditor.
Professora e consultora do IDEMP Educação Corporativa, onde ministra os seguintes treinamentos: “Administração de Conflitos nas Organizações”; “Desenvolvimento da Competência em Liderança”; “Capacitação em Dinâmica de grupo e Jogos de Empresa”; “Liderança de Equipes de Alto Desempenho”; “Oficina de Produtividade e Resultados Competitivos em Tempos de Crise”; “Qualidade de Vida e Gerenciamento do Estresse”; “Resiliência – Uma Competência Para Gerenciamento de Crises”.