Dados
DURAÇÃO 12 horas

APRESENTAÇÃO

Empresas que desejam entender profundamente como seus processos internos são executados e, com isso, garantir uma gestão de excelência,valorizam as auditorias como uma ferramenta poderosa  de melhoria contínua e de mudanças planejadas.

Como processo de avaliação de parâmetros organizacionais,a auditoria se fundamenta,além de suas metodologias e conteúdos,na relação interpessoal auditor-auditado.

Frequentemente as auditorias tem uma percepção de avaliação policialesca e negativa,principalmente na ótica dos auditados.Muitas pessoas ,inclusive auditores, enfatizam no processo de auditoria a busca por defeitos e ineficiência operacional das práticas dos processos.O termo  “não conformidade” passou a ser um objetivo maior em muitas auditorias,direcionando uma relação improdutiva e  até conflituosa entre as partes envolvidas.

Assim,a auditoria precisa focar no viés positivo,ou seja na melhoria dos processos e na avaliação da confiabilidade das informações e procedimentos executados dentro da organização. Essa visão só será alcançada se a questão comportamental,em termos de competências interpessoais do auditor,for objeto de desenvolvimento do papel efetivo do auditor. Para garantir que os relacionamentos tenham melhor qualidade, o auditor necessita aprimorar competências comportamentais intra e interpessoais , favorecendo assim a coordenação de ações para um processo de construção compartilhada.

O presente treinamento visa focalizar as habilidades de relacionamento do auditor com todos os envolvidos na auditoria,desde o auditado até as interfaces de trabalho em questão.


 A QUEM SE DESTINA                                                        

Profissionais que exercem a função de auditor (gestores, líderes de equipes,colaboradores de empresas privadas e instituições públicas).


OBJETIVOS                                                                        

  • Promover  reflexões e práticas sobre o efetivo papel do auditor,por meio do desenvolvimento de competências intra e  interpessoais para construir relações colaborativas nos processos de auditoria.
  • Desenvolver habilidades interpessoais para a construção de confiança, a partir de comportamentos de empatia e assertividade.
  • Aplicar técnicas e ferramentas de comunicação eficaz em diferentes objetivos e situações, visando construir uma relação interpessoal que satisfaça aos interesses das partes envolvidas e da organização como um todo.                               

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Auto-avaliação dos pontos fortes e pontos  de melhoria dos aspectos comportamentais do papel de auditor
  • Fortalecimento da auto-percepção e auto-confiança na relação auditor-auditado
  • Disponibilização de um conjunto de técnicas e ferramentas de relacionamento e comunicação interpessoal
  • Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando a empatia e assertividade, por meio do autoconhecimento quanto aos estilos de relacionamento interpessoal

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O PROCESSO DE AUDITORIA E SEUS ATRIBUTOS COMPORTAMENTAIS

  • A visão da auditoria como um caminho de desenvolvimento organizacional
  • Atributos do auditor em soft skills
  • Atributos do auditado em soft skills

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS DO AUDITOR

  • Inteligência emocional (IE) como base comportamental para os relacionamentos interpessoais
  • Competências emocionais  intra pessoais do auditor
  • Competências emocionais interpessoais do auditor
  • Auto-avaliação de competências da IE

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA:UM ESTILO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

  • Empatia e assertividade:as bases da construção da confiança nas relações interpessoais
  • Estilos de relacionamento assertivos e não assertivos:vantagens e aplicações
  • Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento diagnóstico do uso da assertividade X não-assertividade

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EFICAZ NAS AUDITORIAS

  • Estilos de conversação:diálogo X discussão hábil
  • Técnica de escuta ativa:conceito,aplicações e casos práticos
  • Técnica de indagação ou questionamento socrático:conceito,aplicações e casos práticos

LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO:VIVENCIANDO AS HABILIDADES INTERPESSOAIS EM UMA AUDITORIA

  • Simulação de uma auditoria em que o papel de auditor,auditado e observador serão exercidos num determinado contexto do processo
  • Avaliação do desempenho do auditor pelos três papéis:auditor,auditado e observador 

METODOLOGIA

A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.

Serão aplicados os princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, para que os participantes possam fazer um link com suas experiências e casos reais.

Como plataforma de interação online será utilizado o Zoom, que permite ampla comunicação de duas vias entre participantes e facilitador.


CARGA HORÁRIA                                                               

Formato online ao vivo:12 (doze) horas, em tres encontros diários de 4 horas.

Formato presencial:16 (dezesseis ) horas,em dois dias consecutivos de 8 horas.


PROFESSORA – ROSA PORTO                                            

Rosa Porto é Mestre em Engenharia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt-terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute.

Professora da FGV – Fundação Getúlio Vargas / RJ e outras instituições,em cursos de pós-graduação e programas de MBA. Consultora e professora na área de desenvolvimento humano, liderança e qualidade de vida, atuou em inúmeros programas pra empresas privadas e instituições públicas, em diversos programas das áreas comportamental e gerencial. Desenvolveu sua carreira profissional na PETROBRAS, nas áreas técnica, gerencial e de Recursos Humanos (Universidade Corporativa).

Participou na PETROBRAS como coordenadora e docente nos programas de capacitação de Auditores Internos na área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente,atuando no desenvolvimento e avalição de competências comportamentais do auditor.

Professora e consultora do IDEMP Educação Corporativa, onde ministra os seguintes treinamentos: “Administração de Conflitos nas Organizações”; “Desenvolvimento da Competência em Liderança”; “Capacitação em Dinâmica de grupo e Jogos de Empresa”; “Liderança de Equipes de Alto Desempenho”; “Oficina de Produtividade e Resultados Competitivos em Tempos de Crise”; “Qualidade de Vida e Gerenciamento do Estresse”; “Resiliência – Uma Competência Para Gerenciamento de Crises”.


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