Imersão em Excel
APRESENTAÇÃO
Treinamento para quem já utiliza o Excel, mas necessita aprimorar os conhecimentos. O curso faz uma abordagem completa e detalhada utilizando recursos de nível intermediário e avançado do Excel. Durante o treinamento são apresentados conceitos e dicas para trabalhar melhor e com mais eficiência nas planilhas.
São utilizados recursos de concatenação; vinculação de dados; uso de caixas de combinação e seleção; formatação personalizada e formatação condicional avançada; mini gráficos; gerenciamento de dados com filtros, subtotais, segmentação, tabela dinâmica e princípios do novo recurso PowerPivot para dados massivos. Na parte de fórmulas, serão feitos diversos exercícios aplicando funções únicas e funções combinadas com uso de SE, PROCV, SOMASES, CORRESP, INDICE, DESLOC, SUBTOTAL e muito mais.
O importante desse treinamento é que todo o conteúdo é abordado em casos práticos, fazendo com que o aluno assimile os assuntos com maior facilidade.
O curso foi desenvolvido com base em experiência de anos de consultoria em modelagem de planilhas e centenas de treinamentos realizados pelo profº. Marcelo Venske.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais de qualquer área que já utilizam o Excel, mas necessitam aperfeiçoar conhecimentos no uso do aplicativo, aprendendo novos conceitos e a utilizar funções e ferramentas avançadas do programa.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Trabalhar com mais eficiência e segurança no Excel.
- Utilizar recursos avançados para organizar e gerenciar grandes volumes de dados.
- Armazenar e compartilhar arquivos em nuvem.
- Converter e exportar planilhas em formatado PDF ou XPS.
- Utilizar melhor as funções de planilha para tornar as fórmulas mais flexíveis.
- Utilizar recursos avançados para organizar e gerenciar grandes volumes de dados.
- Criar macros para automatizar tarefas repetitivas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PARTE I – REVISÃO DE CONCEITOS ESSENCIAIS
• Revisão dos conceitos básicos de fórmulas
- Criando fórmulas com um ou mais operadores no mesmo cálculo.
- Criando referências de células absolutas e relativas.
- Como trabalhar melhor com cálculos envolvendo Datas no Excel.
- Como criar vínculos entre planilhas e arquivos de forma mais segura e rápida.
- Utilizando melhor a opção do AutoSoma.
• Trabalhando com intervalos nomeados na planilha
- Criando um intervalo e definindo seu escopo.
- Utilizando intervalos nomeados em fórmulas.
- Acessando um intervalo rapidamente.
- Alterando e ou excluindo um intervalo criado.
• A concatenação no Excel e sua importância
- Concatenando variáveis em fórmulas.
- Formatando as variáveis concatenadas.
• Outros assuntos que serão abordados
- Criando fórmulas com referência 3D no Excel
- As opções do autopreenchimento de células.
- Criando formatações personalizadas para facilitar o seu trabalho.
- Substituindo automaticamente valores com zero por célula vazias.
- Converter fórmulas em valor fixo ou constante.
- Ocultar e proteger planilhas.
- Os recursos e “macetes” da opção Colar Especial.
PARTE II – TRABALHANDO COM FÓRMULAS E FUNÇÕES DE PLANILHA
O participante aprenderá, através de casos práticos, como combinar fórmulas e funções sofisticadas do Excel
Funções que serão apresentadas:
Funções Condicionais: SE (simples e combinadas), E, OU, SEERRO, SENÃODISP
Funções de Procura e Referência: PROCV, PROCH, PROC, ÍNDICE, CORRESP, DESLOC.
Funções Estatísticas: MEDIA, MEDIASE, MAIOR, MENOR, MAXIMO, MÍNIMO, ORDEM, SOMASE, SOMASES, MEDIASSES, CONT.SE, CONT.SES, CONT.VALORES, CONT.NUM, CONTAR.VAZIO, SUBTOTAL.
Funções de Datas: HOJE, MÊS, DIA, ANO, DATAM, DATADIF, DIATRABALHO, DIATRABALHOTOTAL, DIATRABALHO.INTL, DIATRABALHOTOTAL.INTL, FIMMES.
Funções de Arredondamento: ARRED, TRUNCAR, ARREDONDAR. PARA.CIMA, INT.
Funções de Texto: ESQUERDA, DIREITA, NUM.CARACT, PROCURAR, TIRAR, ARRUMAR, MAIÚSCULA, MINÚSCULA, PRI.MAIUSCULA, TEXTO.
Funções Financeiras: VP, VF, TAXA, NPER, PGTO,
Funções de Informação: É.ERROS, PLAN
Outras funções que serão apresentadas:
Em razão do tempo disponível e do grau de importância, as funções abaixo serão apresentadas em material complementar contendo texto explicativo e caso prático resolvido.
TENDENCIA, AGORA, DIA.DA.SEMANA, DIAS360, SOMARPRODUTO, MOD, ABS, EXATO, MULT, INFORMAÇÃO, PAR, IMPAR, COL, LIN, COLS, LINS, ÉIMPAR, ÉERRO, ÉTEXTO, TIPO.ERRO, ÉNUM, ÉPAR, CÉL, É.CEL.VAZIO.
• Utilização de Fórmulas Matriciais
- A utilização do conceito de matrizes potencializa o uso de fórmulas no Excel.
- Para que serve uma fórmula matricial.
- Quando usar uma fórmula com matrizes.
- Como transformar uma fórmula simples em fórmula matricial.
- Como editar corretamente esse tipo de fórmula.
• Cálculos com Horas e Minutos
- Como escolher a formação correta para os cálculos com horas.
- Como executar cálculos quando o período excede 24 horas.
- Os cuidados quando se realiza cálculos entre horas e números decimais ou inteiros.
- Cálculo com horas em dias diferentes.
- Cálculo com horas negativas.
PARTE III – RECURSOS IMPORTANTES
• Utilizando Formatação Condicional
- Criando formatações com mais de 03 critérios.
- Utilizando “barras de dados” na formatação condicional.
- Adicionando ícones com imagens em cada condição formatada.
- Criando um modelo de histograma.
• Estrutura de Tópicos
- Criando grupos e subgrupos na estrutura.
- Gerando estruturas de tópicos automaticamente.
• Validação de Células
- Validando a célula para aceitar apenas conteúdo com datas.
- Validando a célula para aceitar uma lista de opções preestabelecidas.
- Criando mensagem aos usuários da validação.
• Ferramentas para Análise de Sensibilidade
- Ferramenta Atingir Meta
- Ferramenta Tabela de Hipóteses
• Inserindo senhas de proteção para planilhas e arquivos
- Protegendo a planilha contra alterações de conteúdo e formatação.
- Protegendo apenas algumas células de alterações.
- Protegendo e evitando que fórmulas inseridas sejam vistas.
- Evitando alteração do nome, posição e da exclusão da planilha inteira.
- Protegendo o arquivo para que não seja aberto.
• Uso de botões de controle (Caixa de Combinação, Caixa de Listagem, Botões de opção, etc)
- Localizando e disponibilizando a barra de ferramentas dos controles.
- Inserindo e configurando os controles diretamente na planilha.
- Entendendo o tipo e o uso de cada um dos controles.
- Utilizando e configurando os controles em casos práticos.
• Trabalhando com janelas no Excel
- Congelando linhas e colunas para facilitar a visualização.
- Dividindo a mesma planilha em duas janelas.
- Criando janelas para visualizar duas ou mais planilhas simultaneamente.
• Outros recursos úteis que serão apresentados
- Criando e configurando Hiperlinks para acessar automaticamente arquivos externos e sites da web.
- Utilizando a opção Ir Para... , a fim de localizar e selecionar células com características específicas.
PARTE IV – TRABALHANDO COM LISTAS E TABELA DE DADOS
• Tabelas no Excel
- Vantagens de converter uma lista de dados em tabela do Excel.
- Renomeando e configurando uma tabela.
• Ferramenta “Classificação” (Ordenar listas)
- Classificando em vários níveis simultaneamente.
- Classificando a lista por Linhas ou por Colunas.
- As opções de classificação por cores e listas personalizadas.
- As classificações automáticas por períodos (dias, meses, anos).
• Ferramenta “Filtro” (Seleção de registros)
- Definindo critérios avançados de filtro.
- Criando um filtro com três ou mais critérios.
- Filtrando registros pela cor da fonte.
- Aplicando filtros automáticos por períodos (dias, meses, anos).
- Como gerar totalizações automáticas ao filtrar registros.
- Aprendendo utilizar o recurso Filtro Avançado.
• Ferramenta “SubTotal”
- Quando utilizar o SubTotal e quando desfazê-lo.
- Criando um Subtotal com duas ou mais operações.
- Gerando um Subtotal dentro de outro grupo de Subtotal.
• Importando Listas de Dados de Fontes Externas e Sites
- Importando listas de outro arquivo Excel.
- Importando listas do Access.
- Lincando células de planilha com páginas da Web.
• Ferramenta “Tabela Dinâmica”
- Tabela Dinâmica é um recurso altamente sofisticado para resumir milhares de dados, gerando relatórios em forma de tabelas.
- As novas opções de layout de tabela.
- Como criar uma tabela com múltiplos campos.
- Criando uma tabela com dois ou mais resultados.
- Agrupando datas para gerar relatórios mensais e anuais.
- Inserindo Segmentação de dados e Linha de Tempo no relatório.
- Dicas sobre a nova ferramenta PowerPivot para relatórios de Tabela Dinâmica
• Outros Recursos para Listas de Dados
- Como localizar e excluir automaticamente registros duplicados.
- Como formatar automaticamente listas de registros.
PARTE V – USO E GRAVAÇÃO DE MACROS
• Conceito de Macro no Excel
- O que é uma macro e suas aplicações práticas.
- Como configurar seu computador para executar macros.
- Apresentação de alguns exemplos iniciais.
- A importância da nova guia desenvolvedor e como disponibilizá-la.
- O cuidado ao salvar um arquivo com macro na versão 2013.
• Utilizando o gravador para criar macros
- O que é o gravador de macros e como utilizá-lo.
- As opções de gravação.
- A diferença entre gravar uma macro com movimento absoluto e movimento relativo.
- Como localizar e/ou excluir uma macros que foi gravada.
- As limitações do gravador de macros do Excel.
- Dicas e “macetes” para evitar erros durante a gravação da macro.
• Executando a Macro depois de pronta
- Como localizar e executar uma macro.
- Atribuindo uma tecla do seu teclado para executar a macro.
- Inserindo botões na planilha para acionar a macro.
MATERIAL DIDÁTICO
Os participantes receberão apostila com o conteúdo completo sobre o temário do curso contendo dicas, modelos de planilhas e exemplos práticos, visando ao aprofundamento de conhecimentos pós-curso.