Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
APRESENTAÇÃO
É muito comum, tanto nas organizações privadas quanto nas instituições públicas, que as pessoas mostrem certa resistência em medir os resultados de seu trabalho. É natural, pois o processo de medição, além de consumir recursos, revela qualidades, mas também insuficiências, sucessos e insucessos, ou seja, de certa forma, expõe as pessoas. Porém, sem evidenciarmos qualidades e insuficiências como é possível superar estas e potencializar aquelas? Ou seja, como podemos aprender e nos desenvolver sem medirmos e analisarmos nosso desempenho?
Que medir é necessário quase ninguém contesta; no entanto, como medir de maneira apropriada? Primeiro, é necessário conhecer muito bem os processos de trabalho, a fim de construir indicadores que indiquem a evidência objetiva do desenvolvimento das atividades para que, caso se mostre necessário, sejam empreendidas ações de redirecionamento dos esforços humanos e recursos materiais. Por outro lado, é necessário estabelecer metas desafiadoras, porém viáveis e elaborar um bom quadro de bordo para o acompanhamento dos indicadores.
No entanto, muitas vezes, na ânsia de implementar indicadores, os profissionais, principalmente os gestores, acabam exagerando e gerando um número tão grande de indicadores que, gerenciá-los, passa a requerer mais tempo e recursos do que desempenhar sua atribuições. Para fugir dessa armadilha, é necessário, antes de tudo, perguntar: o que medir? por que medir? para que medir? como medir?
Este curso pretende discutir a medida certa entre a necessidade, a oportunidade e a possibilidade de medir (a importância de medir X medir o importante), a fim de fazer valer a máxima: o que não é medido não pode ser melhorado.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais da área de Recursos Humanos que têm sob a sua responsabilidade a gestão dos processos de trabalho de RH.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
O objetivo deste programa é apresentar, discutir e exercitar as técnicas de definição, implementação e acompanhamento de indicadores de desempenho, aplicadas ao cotidiano organizacional, com foco especial na área de gestão de pessoas.
Ao final do treinamento os participantes estarão capacitados a:
- criar indicadores de desempenho;
- criar um Painel de Indicadores;
- analisar e interpretar os indicadores de desempenho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução
- Panorama e tendências da Gestão de Pessoas;
- O que são indicadores;
- O processo de medição – mitos.
1. Gestão de Pessoas e a Estratégia Organizacional
- O processo estratégico;
- Desdobramento dos objetivos estratégicos em projetos e metas;
- Definição dos indicadores com base no processo estratégico.
2. Medindo Competências (ativos intangíveis)
- Sistema de Gestão de Competências;
- Política de Gestão de Pessoas;
- O processo de Avaliação de Desempenho por Competências.
3. Planejamento e Controle em Gestão de Pessoas
- Uma questão fundamental: a definição do objetivo;
- Processos de trabalho e gestão de pessoas;
- Algumas técnicas de priorização.
4. Indicadores como Instrumentos de Gestão
- O processo de medição;
- A lógica dos indicadores;
- Como criar bons indicadores;
- Algumas variáveis a medir em RH.
5. Indicadores em RH
- Quatro dimensões: processos, demográfica, financeira e qualidade;
- Quatro perspectivas segundo BSC: financeira, cliente, processos e aprendizagem e crescimento;
- Quatro fases: captação, retenção / manutenção, desenvolvimento e desligamento.
6. O Estabelecimento de Metas
- O que é meta e como estabelecê-la;
- Conceitos básicos sobre metas e produtividade;
- Situações comuns e, muitas vezes, embaraçosas;
- Informações práticas;
- Um Quadro de Bordo de RH.
Conclusão
- Os desafios do gestor de RH.
METODOLOGIA
O curso é composto de segmentos técnicos e práticos (exercícios e trabalhos em grupo), a fim de que os participantes possam fazer a conexão direta entre o conteúdo trabalhado em sala e o seu dia a dia profissional. Serão enfatizados os aspectos práticos dos temas abordados.