Dados
DURAÇÃO 16 horas

APRESENTAÇÃO

É muito comum, tanto nas organizações privadas quanto nas instituições públicas, que as pessoas mostrem certa resistência em medir os resultados de seu trabalho. É natural, pois o processo de medição, além de consumir recursos, revela qualidades, mas também insuficiências, sucessos e insucessos, ou seja, de certa forma, expõe as pessoas. Porém, sem evidenciarmos qualidades e insuficiências como é possível superar estas e potencializar aquelas? Ou seja, como podemos aprender e nos desenvolver sem medirmos e analisarmos nosso desempenho?

Que medir é necessário quase ninguém contesta; no entanto, como medir de maneira apropriada? Primeiro, é necessário conhecer muito bem os processos de trabalho, a fim de construir indicadores que indiquem a evidência objetiva do desenvolvimento das atividades para que, caso se mostre necessário, sejam empreendidas ações de redirecionamento dos esforços humanos e recursos materiais. Por outro lado, é necessário estabelecer metas desafiadoras, porém viáveis e elaborar um bom quadro de bordo para o acompanhamento dos indicadores.

No entanto, muitas vezes, na ânsia de implementar indicadores, os profissionais, principalmente os gestores, acabam exagerando e gerando um número tão grande de indicadores que, gerenciá-los, passa a requerer mais tempo e recursos do que desempenhar sua atribuições. Para fugir dessa armadilha, é necessário, antes de tudo, perguntar: o que medir? por que medir? para que medir? como medir?

Este curso pretende discutir a medida certa entre a necessidade, a oportunidade e a possibilidade de medir (a importância de medir X medir o importante), a fim de fazer valer a máxima: o que não é medido não pode ser melhorado.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais da área de Recursos Humanos que têm sob a sua responsabilidade a gestão dos processos de trabalho de RH.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

O objetivo deste programa é apresentar, discutir e exercitar as técnicas de definição, implementação e acompanhamento de indicadores de desempenho, aplicadas ao cotidiano organizacional, com foco especial na área de gestão de pessoas.

Ao final do treinamento os participantes estarão capacitados a:

  • criar indicadores de desempenho;
  • criar um Painel de Indicadores;
  • analisar e interpretar os indicadores de desempenho.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução

  • Panorama e tendências da Gestão de Pessoas;
  • O que são indicadores;
  • O processo de medição – mitos.

 

1. Gestão de Pessoas e a Estratégia Organizacional

  • O processo estratégico;
  • Desdobramento dos objetivos estratégicos em projetos e metas;
  • Definição dos indicadores com base no processo estratégico.

 

2. Medindo Competências (ativos intangíveis)

  • Sistema de Gestão de Competências;
  • Política de Gestão de Pessoas;
  • O processo de Avaliação de Desempenho por Competências.

 

3. Planejamento e Controle em Gestão de Pessoas

  • Uma questão fundamental: a definição do objetivo;
  • Processos de trabalho e gestão de pessoas;
  • Algumas técnicas de priorização.

 

4. Indicadores como Instrumentos de Gestão

  • O processo de medição;
  • A lógica dos indicadores;
  • Como criar bons indicadores;
  • Algumas variáveis a medir em RH.

 

5. Indicadores em RH

  • Quatro dimensões: processos, demográfica, financeira e qualidade;
  • Quatro perspectivas segundo BSC: financeira, cliente, processos e aprendizagem e crescimento;
  • Quatro fases: captação, retenção / manutenção, desenvolvimento e desligamento.

 

6. O Estabelecimento de Metas

  • O que é meta e como estabelecê-la;
  • Conceitos básicos sobre metas e produtividade;
  • Situações comuns e, muitas vezes, embaraçosas;
  • Informações práticas;
  • Um Quadro de Bordo de RH.

 

Conclusão

  • Os desafios do gestor de RH.

METODOLOGIA

O curso é composto de segmentos técnicos e práticos (exercícios e trabalhos em grupo), a fim de que os participantes possam fazer a conexão direta entre o conteúdo trabalhado em sala e o seu dia a dia profissional. Serão enfatizados os aspectos práticos dos temas abordados.


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