Laboratório de Liderança: Competências para o Autoconhecimento e Autodesenvolvimento Treinamento vivencial fundamentado na aplicação de dinâmicas de grupo e de jogos cooperativos
UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTE PROGRAMA
A liderança, independentemente de estar vinculada a uma função hierárquica, é uma exigência no mundo organizacional. A liderança é fator crítico de sucesso das equipes de trabalho e se caracteriza por ser essencialmente colaborativa e estratégica.
Saber identificar pontos fortes e pontos de melhoria, permitindo assim ao profissional que exerce liderança avaliar seu potencial de desenvolvimento como líder, é o ponto de partida para uma trilha de aprendizagem.
O presente treinamento busca proporcionar um laboratório de experimentação em liderança, criando oportunidades aos participantes para análise e percepção de competências gerenciais.
A metodologia utilizada é integramente vivencial, o que torna o ambiente de sala de aula extremamente rico em experiências reais, reflexões e aprendizagem grupal.
QUEM ESTARÁ NESTE TREINAMENTO
Líderes, gerentes de equipes e potenciais líderes.
OBJETIVOS
Proporcionar experiências em que a liderança possa ser vivenciada pelo participante, identificando de forma prática e imediata seus pontos fortes e de melhoria.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Conscientização do papel do líder para a transformação da organização, com foco em competências de comunicação, trabalho em equipe e planejamento.
- Aquisição de um estilo de liderança pautado nas práticas de desenvolvimento, aprendizagem coletiva e reconhecimento.
- Exercício do papel da liderança no alinhamento e motivação/comprometimento das pessoas com os objetivos .
- Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando na comunicação, negociação e criação de parcerias.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
Objetivos: promover a descontração e integração dos participantes, por meio de trocas de informações, criando e reforçando o relacionamento interpessoal por meio de muita iniciativa individual e comunicação cooperativa.
Competências focais: comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, iniciativa.
DINÂMICA DE REFLEXÃO
Objetivos: propiciar a reflexão e avaliação da situação real sobre temas ligados à liderança, trabalho em equipe, comunicação,visando perceber a relação entre teoria e prática; criar sensibilização e sintonia com o trabalho vivencial que será desenvolvido na oficina.
Competências focais: comunicação, trabalho em equipe, capacidade analítica e crítica
DINÂMICA DE HABILIDADES INTERPESSOAIS
Objetivos: avaliar a capacidade individual de transmitir e ouvir mensagens, sintetizar e repassar com fidedignidade; criar laços de confiança nos relacionamentos
Competências focais: saber ouvir, empatia, relacionamento e comunicação interpessoal.
JOGO COOPERATIVO DE DISCUSSÃO EM GRUPO
Objetivos:avaliar comportamentos em processos grupais e suas dificuldades (modelos mentais);desenvolver a comunicação para o compartilhamento de informações e resultados.
Competências focais: comunicação, trabalho em equipe, visão sistêmica, negociação, liderança, planejamento, relacionamento interpessoal.
JOGO COOPERATIVO DE DESAFIO GRUPAL
Objetivos: Estimular a visão de cooperação e comprometimento para a conquista de resultados comuns; desenvolver habilidades de relacionamento em prol de resultados globais.
Competências focais: trabalho em equipe, liderança, visão holística e sistêmica, negociação, comunicação, controle emocional, ética e tomada de decisão individual e compartilhada.
LIÇÕES APRENDIDAS
Objetivos: construção de um pacto de mudança comportamental individual necessária aos desafios de desenvolvimento; compartilhamento coletivo e fechamento da oficina vivencial.
Competências focais: trabalho em equipe, reflexão individual e coletiva sobre as lições aprendidas e a sua implementação no contexto organizacional, reforço positivo, unicidade, sinergia grupal, senso de pertencimento e de propósito.
METODOLOGIA
Construtivista, com embasamento conceitual direcionador, focalizando o lado prático e vivencial da aprendizagem. Aplicação de dinâmicas de grupo e de jogos cooperativos, com abordagem conceitual direcionadora. Após cada atividade prática proposta, serão realizadas discussões para processar os conteúdos trabalhados e refletir sobre as práticas do dia a dia.