Dados
DURAÇÃO 12 horas

DATAS DO CURSO: 5, 6 E 8 DE NOVEMBRO DE 2024


APRESENTAÇÃO

Existe uma nova modalidade de trabalho que veio para ficar: o trabalho híbrido.Com isso importantes desafios também foram impostos aos gestores de equipes com relação ao aperfeiçoamento de habilidades de gestão de pessoas,em especial,a liderança, e aquisição de competências comportamentais pertinentes à gestão do trabalho virtual propriamente dito.

Como promover o engajamento e a integração com a equipe”dividida”? Uma parte da equipe presencial e a outra remotamente trabalhando? Quais as estratégias de envolvimento entre ambas e de comprometimento com os resultados? Como lidar com questões domésticas que acabam interferindo nas rotinas de trabalho? Esses desafios e outros tantos requisitam competências de uma liderança humanizada,compartilhada e que privilegia a comunicação assertiva e a autonomia.

O propósito deste treinamento é desenvolver habilidades de liderança,numa situação híbrida de equipes presenciais (EP)e equipes remotas (ER),focalizando o papel do líder como integrador e catalisador de resultados no modelo híbrido.


 A QUEM SE DESTINA                                                        

Gestores que ocupam funções de liderança em todos os níveis hierárquicos.


OBJETIVO GERAL                                                               

Elevar o nível de competências em liderança do gestor para o trabalho híbrido e seus desafios, potencializando as vantagens e aprendizados que a nova realidade impõe.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS                                                 

Os participantes deste treinamento estarão habilitados a lidar com situações práticas que envolvem:

  • O entendimento do contexto atual do trabalho e suas implicações na qualidade e produtividade;
  • O fortalecimento das competências ou soft skills necessárias ao exercício da liderança em condições de trabalho híbrido;
  • A superação de adversidades decorrentes da complexidade de formas distintas e complementares de gerar resultado de uma equipe única.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES                         

Maior confiança na sua capacidade de lidar com pessoas em realidades de trabalho diferentes;

Desenvolvimento de comportamentos mais assertivos e empáticos;

Aumento do nível de confiança na equipe e vice-versa.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DESAFIOS DO GESTOR NO CONTEXTO DO TRABALHO HÍBRIDO (TH)
  • Como o mundo do trabalho está reagindo ao TH?
  • TH e resultados de pesquisas realizadas
  • O que significa a gestão de equipes híbridas (GEH)?
  • Desafios ao TH:fragilidade do líder e protagonismo do liderado
  • Pesquisas sobre produtividade  no TH em termos de sucesso e fracasso

LIDERANÇA E ENGAJAMENTO À CULTURA ORGANIZACIONAL

  • Características e desafios de uma cultura organizacional no contexto híbrido
  • Tipos de cultura organizacional e sua adaptação ao modelo híbrido
  • Liderança e criação de uma cultura de pertencimento/coesão
  • O papel do líder no alinhamento de objetivos compartilhados
  • Mecanismos de manutenção da cultura no modelo híbrido

LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES HÍBRIDAS

  • Revisão de conceitos e aplicações básicas:liderança X gestão e grupo X equipe
  • Processo de desenvolvimento de equipes:estágios e características
  • Competências de liderança e de gestão para o TH
  • Gestão comportamental da equipe híbrida: metodologia DISC e suas implicações no TH
  • Autonomia e TR: ferramentas de liderança para empowerment e delegação
  • Promoção da sinergia no TH
  • A questão do isolamento social da equipe remota (ER)
  • Mecanismos de socialização/integração entre a EP e a ER

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS DO LÍDER  NECESSÁRIAS AO TH

  • Ferramentas motivacionais
  • Estilo de relacionamento interpessoal: assertividade e empatia
  • Comunicação assertiva X comunicação não-assertiva
  • Estilos de conversação:diálogo X discussão
  • Acompanhamento e feedback

LIDERANÇA VIRTUAL :RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO COM EQUIPES REMOTAS

  • Desafios da liderança virtual ou liderança no trabalho remoto
  • Construção da confiança à distância
  • Confiança cognitiva x confiança emocional
  • Comunicação presencial x comunicação digital
  • Ferramentas de comunicação digital : facilidades e dificuldades
  • Comportamento no ambiente virtual de comunicação
  • Linguagem corporal digital: comunicação interpessoal por meio de ferramentas digitais

METODOLOGIA

O treinamento será on line, ao vivo, utilizando a plataforma Zoom.

As aulas serão expositivas e práticas, dando espaço para forte participação dos participantes, permitindo-lhes explicitar a sua situação real e colher imediata aplicação aos casos e desafios que estão enfrentado na condução de suas equipes híbridas.


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