Dados
DURAÇÃO 12 horas
DATAS: 11, 12 e 14 de novembro de 2024

APRESENTAÇÃO

Em um ambiente global, inovação, a aprendizagem, a integração e a sinergia entre as pessoas são fundamentais para a construção de organizações eficazes e alinhadas às necessidades dos seus clientes.

Nas empresas que adotam um modelo orgânico ou relacional, a equipe passa ser a menor célula de trabalho, sendo fundamental a sua formação e desenvolvimento pela ação da liderança. A capacidade produtiva da equipe está diretamente relacionada à competência dos líderes em extrair das pessoas seu potencial pleno de desenvolvimento.

Com este foco, o presente treinamento visa ao aperfeiçoamento de líderes de equipe que buscam a excelência em resultados, por meio do exercício do papel estratégico do trabalho em equipe e do papel do líder na construção e manutenção de equipes de alto desempenho.


A QUEM SE DESTINA

Gestores e líderes de equipes, potenciais líderes e líderes em formação.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Compreensão do papel do líder na construção da equipe: liderança x gerenciamento.
  • Aplicação do modelo de liderança compartilhada e os estilos de liderança facilitadores e dificultadores do desenvolvimento da equipe.
  • Conhecimento do processo de construção de uma equipe, suas etapas e dificuldades encontradas
  • Compreensão do papel do líder como coach da equipe, desenvolvendo potenciais e atingindo o alto desempenho da equipe.
  • Exercício do papel da liderança no alinhamento, motivação e comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais.
  • Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando na assertividade, por meio do autoconhecimento quanto aos estilos de relacionamento interpessoal.
  • Desenvolvimento da comunicação assertiva e baseada em objetividade, clareza, estilos de conversação, saber ouvir e feedbacks.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO            

A LIDERANÇA COMPARTILHADA

  • Liderança X gerenciamento e a formação de uma equipe de alto desempenho;
  • Compartilhamento do conhecimento e do poder: delegação e empowerment;
  • Desenvolvimento dos potenciais da equipe-o modelo da liderança situacional.
  • O líder-coach:habilidades e otimização do desempenho.

O PAPEL DO LÍDER NA MOTIVAÇÃO DA EQUIPE

  • Natureza da motivação e significados do trabalho;
  • Os níveis motivacionais da pirâmide de Maslow;
  • O papel da liderança para estimular a motivação dos membros de sua equipe;
  • Crises motivacionais e o papel do líder-coach

HABILIDADES INTERPESSOAIS DO LÍDER: RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO

  • Empatia e assertividade:as bases da construção da confiança nas relações interpessoais
  • Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento diagnóstico do uso da assertividade nas relações de trabalho.
  • Técnicas e ferramentas de comunicação interpessoal: escuta ativa, feedback e abertura.
  • Construção de feedbacks: aplicação em casos reais.
  • Técnicas para aplicação de coaching:diálogo,escuta ativa,feedback e negociação;

METODOLOGIA

A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.

Como plataforma de interação online será utilizada a plataforma o o Zoom, que permite ampla comunicação entre participantes e facilitador.


MATERIAL DIDÁTICO

Serão fornecidos aos participantes: apostila em PDF, slides de apresentação em PDF, bibliografia e links pertinentes ao tema.


REFERENCIAL TEÓRICO

Princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, na qual os participantes trazem suas experiências e casos reais. Como base conceitual são utilizados os seguintes referenciais teóricos: modelos de aprendizagem organizacional de Peter Senge; contextualização de organizações modernas de Peter Drucker; aspectos de psicologia organizacional dos autores Silvia Vergara, Robbins & Finley, Edgar Schein, Chris Argyris; conceitos e aplicações de inteligência emocional desenvolvidos por Daniel Goleman Como referenciais para a abordagem de trabalho em equipe, os autores de referência são: Katzenbach, Minicucci e Byham. Como base instrumental são adotados instrumentos de avaliação de desenvolvimento de equipe desenvolvidos com base na abordagem de Fela Moscovici e Edina Bonsucesso. Como exercícios e abordagem teórica em coaching são adotados os referenciais de Rhandy di Stefano.


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