Resiliência – Uma Competência para Gerenciamento de Crises Como aprender a recuperar e manter o equilíbrio emocional com eficácia, por meio da inteligência emocional de suporte às adversidades
Mudanças, crises e imprevisibilidade caracterizam o mundo moderno. Como o ser humano tem lidado com essa turbulência? Até que ponto ele está preparado para atuar com produtividade e criatividade diante das adversidades? De fato, gerenciar crises exige um perfil estruturado em capacidades de enfrentamento sintetizadas pela resiliência.
A atualidade exige um perfil resiliente das pessoas, ou seja, que elas possuam competências intrapessoais que lhes garanta um equilíbrio emocional capaz de dar suporte diante das adversidades, evitando, assim, respostas emocionais às demandas em cenários de crise.
Com esse foco, o presente treinamento visa a ampliar a compreensão do participante sobre o funcionamento de sua capacidade de autodomínio emocional para desenvolver sua competência de resiliência e, assim, aumentar o poder de resolver problemas, com criatividade e segurança.
QUEM ESTARÁ NESSE TREINAMENTO
Profissionais e gestores de todas as áreas da organização.
O QUE SERÁ ACRESCENTADO AO CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES
- Percepção da importância em prevenir e administrar as respostas emocionais diante de adversidades e conquistar graus crescentes de resiliência;
- Utilização de recursos de controle emocional diante das adversidades;
- Aquisição de hábitos comportamentais para administrar a vulnerabilidade emocional.
- Reconhecimento do processo de desenvolvimento do comportamento resiliente na medida do avanço gradual da inteligência de suporte às adversidades.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• CAPACIDADES OU INTELIGÊNCIAS HUMANAS PARA LIDAR COM A VIDA
- Conceitos de resiliência;
- Adversidades:o que são e quais os comportamentos padronizados resultants;
- Instrumento de autoavaliação da resposta comportamental diante de adversidades;
- Tipos de capacidades humanas na rotina e na adversidade;
- O modelo das quatro inteligências e sua aplicabilidade às situações adversas.
• RESPOSTA EMOCIONAL DIANTE DE ADVERSIDADES
- As emoções: o que são, para que servem, seus efeitos e mecanismo de geração de descontrole emocional;
- Resiliência como resultado do autodomínio emocional (Inteligência Emocional Intrapessoal);
- As competências da inteligência emocional intrapessoal.
• PADRÕES COMPORTAMENTAIS DIANTE DE ADVERSIDADES
- Caracterização comportamental das pessoas em função de seu padrão de resposta às adversidades;
- As crenças / modelos mentais como disparadores emocionais e o mecanismo de descontrole emocional;
• APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA DE SUPORTE ÀS ADVERSIDADES (QA)
- O poder pessoal da resiliência via inteligência de suporte às adversidades (QA);
- Ferramentas de programação mental de autodomínio emocional: o método CRAD;
- Aplicação da ferramenta de QA em situações práticas (exercício sobre cases reais).
METODOLOGIA
Serão aplicados os princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, em que os participantes trazem suas experiências e casos reais. Este programa será desenvolvido através de palestras expositivas, grupos de debate, trabalhos de grupo, discussão de vídeos, exercícios e vivências, estudo e apresentação de casos.
Como plataforma de interação online será utilizada a plataforma o Zoom, que permite ampla comunicação entre participantes e facilitador.
MATERIAL DIDÁTICO
Serão fornecidos aos participantes:apostila em PDF, slides de apresentação em PDF, bibliografia e links pertinentes ao tema.