No momento não há turmas agendadas para este curso.
Deixe seu email para entrarmos em contato quando houver novas datas.
quero ser informado sobre futuras turmas
Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 17h30min Shirley Rocha Tavares
A fim de tornar o seu plano de desenvolvimento mais completo, o IDEMP criou o Mapa do Conhecimento. Assim você consegue visualizar de forma rápida quais os assuntos relacionados e cursos complementares, permitindo que você entenda com mais facilidade qual o caminho ideal para o desenvolvimento de suas competências. 
Clique aqui e veja onde este curso se encaixa.
 
APRESENTAÇÃO
O adequado gerenciamento dos stakeholders tem sido apontado, tanto na literatura acadêmica quanto na executiva, como fator crítico de sucesso no gerenciamento de projeto. Stakeholder (Parte Interessada) é “... um indivíduo, grupo ou organização que pode afetar, ser afetada ou sentir-se afetada por uma decisão, atividade ou resultado de um projeto.” (PMBOK®, 2013, p. 30).  O PMI (Project Management Institute), devido à relevância do tema, incluiu uma área de conhecimento dedicada ao gerenciamento dos stakeholders na última revisão (Jul/13) de seu guia de conhecimento, o PMBOK®.  Vários estudos acadêmicos mostram que o sucesso do projeto está intimamente ligado ao atendimento às expectativas dos stakeholders do projeto. Assim, o gerenciamento dos stakeholders vem ganhando cada vez mais importância e passou a ocupar espaço em todas as fases do projeto. Este curso visa a fornecer aos participantes uma conceituação teórica sobre o tema, aliada a um processo de gerenciamento de stakeholders, com indicação de técnicas e ferramentas de suporte, adequados ao engajamento dos stakeholders para o sucesso do projeto.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Entendimento da importância do gerenciamento dos stakeholders para o sucesso dos projetos.
  • Aquisição de uma competência técnica diferenciada no gerenciamento de projetos, através do aprendizado do processo, de ferramentas e de técnicas para o adequado gerenciamento dos stakeholders.
  • Aprimoramento dos resultados dos projetos que gerencia ou atua, ganhando maior visibilidade e reconhecimento na empresa. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Contextualização: Será apresentado o que significa e como surgiu o termo stakeholder, sua relevância e evolução no contexto do gerenciamento de projetos, as perspectivas que envolvem os stakeholders bem como suas características.
     
  • Processos de Gerenciamento de Stakeholders em Gestão de Projetos
    • Identificação dos Stakeholders: O primeiro passo é a definição de stakeholder para o contexto de projeto da organização executora do mesmo. Em seguida, busca-se a categorização, identificação (indivíduo) e a análise dos stakeholders. A etapa de análise visa a definição das expectativas e importância dos stakeholders em relação ao projeto para sua adequada priorização.
    • Elaboração do Plano de Engajamento dos Stakeholders: Cada stakeholder ou grupo de stakeholders priorizado deve estar comprometidos com o sucesso do projeto. Para isso, é necessário que um plano de engajamento destes stakeholders seja elaborado.
    • Gerenciamento do Engajamento dos Stakeholders: Trata da execução do plano de engajamento dos stakeholders elaborado. Este plano se pauta basicamente em ações de relacionamento e comunicação adequados entre o gerente de projeto e sua equipe com os stakeholders priorizados.
    • Controle do Engajamento dos Stakeholders: Elaborar o plano de engajamento dos stakeholders é um passo importante, mas não suficiente. Mecanismos de controle para tomada de ações preventivas e corretivas devem ser criados para garantir o engajamento dos stakeholders por todo o ciclo de vida do projeto.
    • Lições Aprendidas no Gerenciamento dos Stakeholders: O projeto acabou e um novo projeto será iniciado. Como podemos melhorar o gerenciamento dos stakeholders neste novo projeto? Esta pergunta é respondida com a análise das lições aprendidas do gerenciamento de stakeholders do projeto que finalizou. Será apresentado como conduzir uma análise de lições aprendidas.

METODOLOGIA

  • O conteúdo teórico do curso Gerenciamento de Stakeholders do Projeto será apresentado através de exposição oral com suporte de apresentação em power point. Ao longo da apresentação dos tópicos será estimulada a participação da turma de forma que seus integrantes possam contribuir com suas experiências práticas e levantarem questões para debate de forma a auxiliar a fixação do conteúdo programático.
  • A turma será divida em equipes de 3-5 pessoas que receberão um projeto fictício para desenvolvimento de 3 trabalhos ao longo do curso. Cada um destes trabalhos permitirá às equipes praticar o grenciamento de stakeholders, à medida que seus processos forem apresentados. Após o tempo definido para realização dos trabalhos, as equipes sapresentarão suas realizações para o restante da turma, estimulando assim a troca de experiência e debate sobre o tema em exercitado.
  • O último processo é: “Lições Aprendidas no Gerenciamento de Stakeholders”. Então, ao final da apresentação deste tópico será solicitado um trabalho individual, para que cada participante reflita sobre os projetos onde atua. Os objetivos deste trabalho são a identificação das  boas práticas e das oportunidades por parte do participante, a partir do conhecimento adquirido no curso, para aprimorar os resultados dos projetos que gerencia ou atua. Cada participante será estimulado a levar para sua organização o reforço de boas práticas já existentes e propostas de melhorias oriundas do aprendizado adquirido no curso.

INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

10% DE DESCONTO PARA ORGANIZAÇÕES JÁ CLIENTES DO IDEMP.

Cursos em horário integral: incluídos materiais didáticos, certificado, e coffee-breaks (manhã e tarde). Almoço livre, ou seja, por conta do participante (valor não incluído na taxa de inscrição - o IDEMP sugerirá restaurantes próximos ao local do treinamento).Descontos válidos para treinamentos agendados e realizados nos meses de março, abril, maio e junho para participantes da mesma Organização. 

Cursos em horário parcial: incluídos materiais didáticos, certificado e coffee-break (somente manhã).

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

Para os cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 1901 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
(21) 2524-4266 / (21) 2220-4104 - contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Para os cursos realizados em Brasília - DF e demais localidades do país
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0002-10; CF/DF: 07.494.213/002-61
Centro Empresarial Brasília - SRTVS - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco A - Sala 306 | Asa Sul | Brasília - DF | CEP 70340-907
(61) 3224-6813 / (61) 3224-0680 - unidadebsb@idemp-edu.com.br
Banco: 070/BRB - Agência: 022 Agência Rio de Janeiro - C/C: 005039-2

Opcional: 
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


ColorBox demo