No momento não há turmas agendadas para este curso.
Deixe seu email para entrarmos em contato quando houver novas datas.
quero ser informado sobre futuras turmas
Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 17h30min S. G. Oliveira

APRESENTAÇÃO

O aumento de oportunidades nas contratações de obras, serviços e materiais − consequência direta de investimentos públicos e privados − tem sido caracterizado pelo aumento das exigências pelos contratantes e contratados, impondo mudanças significativas na postura gerencial para sucesso nos empreendimentos. Neste cenário, destaca-se o aumento no índice de formalização das ações gerenciais, sendo fundamental que a obra seja concluída com o mínimo de alterações, revisões, alcançando satisfação para o contratante, como também a expectativa de lucro projetado pelo construtor.

Os aditivos decorrentes das mudanças nas condições para execução de uma obra é fato comum. Essas mudanças decorrem tanto de alterações, omissões, revisões, casos fortuitos ou de força maior, como também por problemas nos projetos, quando mal planejados, e escopo da obra, dentre outras, decorrentes do contexto em cujo empreendimento se insere. As alterações podem provocar impactos significativos no escopo, qualidade, custos, lucro e prazos, e precisam ser gerenciadas com excelência permitindo manutenção do reequilíbrio na equação contratual.

Neste curso serão apresentados procedimentos e técnicas orientadoras, permitindo que a equipe responsável pela gestão do pleito possa efetuar uma autoauditoria para avaliar a eficiência e solução equilibrada, justa, legal para os diversos pleitos (Claims) e antipleitos, bem como minimização de sua ocorrência. Os conceitos e técnicas que serão apresentados estão alinhados com os procedimentos geralmente aceitos e boas práticas recomendadas pelos órgãos competentes no gerenciamento de  obras.


A QUEM SE DESTINA

Auditores, Engenheiros, Administradores, Gestores de Contratos e Projetos que estejam ligados a contratos de fornecimento de obras, serviços ou materiais (equipamentos, peças, matéria-prima, etc.).


OBJETIVOS

  • Auditar o tratamento, as formas de elaboração, análise e reivindicação de pleitos, antipleitos, equilíbrio econômico/financeiro em contratos de obras e prestação de serviços, bem como a forma de minimizá-lo;
  • Identificar oportunidades para pleitos antes de sua ocorrência;
  • Apresentar a fundamentação legal e interpretação vigente no que se refere a pleitos na execução de obras e serviços de engenharia;
  • Informar sobre principais particularidades dos pleitos decorrentes de contratos de obras  e serviços;
  • Informar sobre cláusulas contratuais que interferem na para repactuação e execução de serviços adicionais;
  • Alertar sobre a Importância da documentação na elaboração, apresentação e acompanhamento dos pleitos;
  • Informar que o seguro e as garantias podem influenciar a estrutura dos contratos e dos pleitos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ADMINISTRAÇÃO CONTRATUAL E PLEITOS - INTRODUÇÃO

·       Conceitos: Pleito (Claim) Aditivo Contratual e Reivindicações Designação – Legislação;

·       Formações dos Custos (custos diretos, indiretos e bonificação);

·       Fatores Geradores de Pleitos em Contratos;

·       Pleitos e Antipleito (Boas Práticas);

 

GESTÃO E PREVENÇÃO DE PLEITOS

 

·       Registros dos Eventos Contratuais (RDO's, Atas, Relatórios de Avanço). Fase de implantação;

·       Identificações do Pleito;

·       Qualificação e Quantificação do Pleito (Claim);

·       Prevenção do Pleito (Claim);

·       Resolução do Pleito.

 

APRESENTAÇÃO DO PLEITO

·       Quantificação (valoração) do Pleito;

·       Redação e Apresentação do Pleito.

 

PROGRAMA DE AUDITORIA DE PLEITOS

·       Apresentação de um programa de auditoria completo em Excel;

·       Como testar as taxas do BDI;

·       Despesas da Administração Central;

·       Despesas Financeiras;

·       Lucro;

·       Impostos que podem compor o preço;

·       Impostos que não podem compor o preço;

·       Encargos  pessoais do empreiteiro que não podem ser repassados;

·       Legislação que regula a matéria;

·       Jurisprudências;

·       Acórdãos do TCU.

 

CASUÍSMOS E DEBATES


METODOLOGIA

► Exposições e debates aprofundados e interativos;

► Acompanhamento ativo pelo professor, profissional de destaque do universo acadêmico-empresarial;

► Atividades com foco prático e com aplicação no dia a dia das Organizações.

 


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

10% DE DESCONTO PARA ORGANIZAÇÕES JÁ CLIENTES DO IDEMP.

Cursos em horário integral: incluídos materiais didáticos, certificado, e coffee-breaks (manhã e tarde). Almoço livre, ou seja, por conta do participante (valor não incluído na taxa de inscrição - o IDEMP sugerirá restaurantes próximos ao local do treinamento).Descontos válidos para treinamentos agendados e realizados nos meses de março, abril, maio e junho para participantes da mesma Organização. 

Cursos em horário parcial: incluídos materiais didáticos, certificado e coffee-break (somente manhã).

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição, destacando, quando for o caso, o desconto cliente acima especificado.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

Para os cursos realizados na cidade do Rio de Janeiro

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 1901 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
(21) 2524-4266 / (21) 2220-4104 - contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Para os cursos realizados em Brasília - DF e demais localidades do país
IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.
CNPJ: 00.278.452/0002-10; CF/DF: 07.494.213/002-61
Centro Empresarial Brasília - SRTVS - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco A - Sala 306 | Asa Sul | Brasília - DF | CEP 70340-907
(61) 3224-6813 / (61) 3224-0680 - unidadebsb@idemp-edu.com.br
Banco: 070/BRB - Agência: 022 Agência Rio de Janeiro - C/C: 005039-2

Opcional: 
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 Assembléia/Rio - C/C: 105.536-4

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


ColorBox demo