Avaliação de Pleitos e Reequilíbrio de Contratos de Obras e Serviços
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| Duração | Horário | Professor (a) |
|---|---|---|
| 16 horas | 08h30min às 17h30min | S. G. Oliveira |
APRESENTAÇÃO
O aumento de oportunidades nas contratações de obras, serviços e materiais − consequência direta de investimentos públicos e privados − tem sido caracterizado pelo aumento das exigências pelos contratantes e contratados, impondo mudanças significativas na postura gerencial para sucesso nos empreendimentos. Neste cenário, destaca-se o aumento no índice de formalização das ações gerenciais, sendo fundamental que a obra seja concluída com o mínimo de alterações, revisões, alcançando satisfação para o contratante, como também a expectativa de lucro projetado pelo construtor.
Os aditivos decorrentes das mudanças nas condições para execução de uma obra é fato comum. Essas mudanças decorrem tanto de alterações, omissões, revisões, casos fortuitos ou de força maior, como também por problemas nos projetos, quando mal planejados, e escopo da obra, dentre outras, decorrentes do contexto em cujo empreendimento se insere. As alterações podem provocar impactos significativos no escopo, qualidade, custos, lucro e prazos, e precisam ser gerenciadas com excelência permitindo manutenção do reequilíbrio na equação contratual.
Neste curso serão apresentados procedimentos e técnicas orientadoras, permitindo que a equipe responsável pela gestão do pleito possa efetuar uma autoauditoria para avaliar a eficiência e solução equilibrada, justa, legal para os diversos pleitos (Claims) e antipleitos, bem como minimização de sua ocorrência. Os conceitos e técnicas que serão apresentados estão alinhados com os procedimentos geralmente aceitos e boas práticas recomendadas pelos órgãos competentes no gerenciamento de obras.
A QUEM SE DESTINA
Auditores, Engenheiros, Administradores, Gestores de Contratos e Projetos que estejam ligados a contratos de fornecimento de obras, serviços ou materiais (equipamentos, peças, matéria-prima, etc.).
OBJETIVOS
- Auditar o tratamento, as formas de elaboração, análise e reivindicação de pleitos, antipleitos, equilíbrio econômico/financeiro em contratos de obras e prestação de serviços, bem como a forma de minimizá-lo;
- Identificar oportunidades para pleitos antes de sua ocorrência;
- Apresentar a fundamentação legal e interpretação vigente no que se refere a pleitos na execução de obras e serviços de engenharia;
- Informar sobre principais particularidades dos pleitos decorrentes de contratos de obras e serviços;
- Informar sobre cláusulas contratuais que interferem na para repactuação e execução de serviços adicionais;
- Alertar sobre a Importância da documentação na elaboração, apresentação e acompanhamento dos pleitos;
- Informar que o seguro e as garantias podem influenciar a estrutura dos contratos e dos pleitos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ADMINISTRAÇÃO CONTRATUAL E PLEITOS - INTRODUÇÃO
· Conceitos: Pleito (Claim) Aditivo Contratual e Reivindicações Designação – Legislação;
· Formações dos Custos (custos diretos, indiretos e bonificação);
· Fatores Geradores de Pleitos em Contratos;
· Pleitos e Antipleito (Boas Práticas);
GESTÃO E PREVENÇÃO DE PLEITOS
· Registros dos Eventos Contratuais (RDO's, Atas, Relatórios de Avanço). Fase de implantação;
· Identificações do Pleito;
· Qualificação e Quantificação do Pleito (Claim);
· Prevenção do Pleito (Claim);
· Resolução do Pleito.
APRESENTAÇÃO DO PLEITO
· Quantificação (valoração) do Pleito;
· Redação e Apresentação do Pleito.
PROGRAMA DE AUDITORIA DE PLEITOS
· Apresentação de um programa de auditoria completo em Excel;
· Como testar as taxas do BDI;
· Despesas da Administração Central;
· Despesas Financeiras;
· Lucro;
· Impostos que podem compor o preço;
· Impostos que não podem compor o preço;
· Encargos pessoais do empreiteiro que não podem ser repassados;
· Legislação que regula a matéria;
· Jurisprudências;
· Acórdãos do TCU.
CASUÍSMOS E DEBATES
METODOLOGIA
► Exposições e debates aprofundados e interativos;
► Acompanhamento ativo pelo professor, profissional de destaque do universo acadêmico-empresarial;
► Atividades com foco prático e com aplicação no dia a dia das Organizações.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL