No momento não há turmas agendadas para este curso.
Deixe seu email para entrarmos em contato quando houver novas datas.
quero ser informado sobre futuras turmas
Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 17h30min S. G. Oliveira

APRESENTAÇÃO

O aumento de oportunidades nas contratações de obras, serviços e materiais − consequência direta de investimentos públicos e privados − tem sido caracterizado pelo aumento das exigências pelos contratantes e contratados, impondo mudanças significativas na postura gerencial para sucesso nos empreendimentos. Neste cenário, destaca-se o aumento no índice de formalização das ações gerenciais, sendo fundamental que a obra seja concluída com o mínimo de alterações, revisões, alcançando satisfação para o contratante, como também a expectativa de lucro projetado pelo construtor.

Os aditivos decorrentes das mudanças nas condições para execução de uma obra é fato comum. Essas mudanças decorrem tanto de alterações, omissões, revisões, casos fortuitos ou de força maior, como também por problemas nos projetos, quando mal planejados, e escopo da obra, dentre outras, decorrentes do contexto em cujo empreendimento se insere. As alterações podem provocar impactos significativos no escopo, qualidade, custos, lucro e prazos, e precisam ser gerenciadas com excelência permitindo manutenção do reequilíbrio na equação contratual.

Neste curso serão apresentados procedimentos e técnicas orientadoras, permitindo que a equipe responsável pela gestão do pleito possa efetuar uma autoauditoria para avaliar a eficiência e solução equilibrada, justa, legal para os diversos pleitos (Claims) e antipleitos, bem como minimização de sua ocorrência. Os conceitos e técnicas que serão apresentados estão alinhados com os procedimentos geralmente aceitos e boas práticas recomendadas pelos órgãos competentes no gerenciamento de  obras.


A QUEM SE DESTINA

Auditores, Engenheiros, Administradores, Gestores de Contratos e Projetos que estejam ligados a contratos de fornecimento de obras, serviços ou materiais (equipamentos, peças, matéria-prima, etc.).


OBJETIVOS

  • Auditar o tratamento, as formas de elaboração, análise e reivindicação de pleitos, antipleitos, equilíbrio econômico/financeiro em contratos de obras e prestação de serviços, bem como a forma de minimizá-lo;
  • Identificar oportunidades para pleitos antes de sua ocorrência;
  • Apresentar a fundamentação legal e interpretação vigente no que se refere a pleitos na execução de obras e serviços de engenharia;
  • Informar sobre principais particularidades dos pleitos decorrentes de contratos de obras  e serviços;
  • Informar sobre cláusulas contratuais que interferem na para repactuação e execução de serviços adicionais;
  • Alertar sobre a Importância da documentação na elaboração, apresentação e acompanhamento dos pleitos;
  • Informar que o seguro e as garantias podem influenciar a estrutura dos contratos e dos pleitos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ADMINISTRAÇÃO CONTRATUAL E PLEITOS - INTRODUÇÃO

·       Conceitos: Pleito (Claim) Aditivo Contratual e Reivindicações Designação – Legislação;

·       Formações dos Custos (custos diretos, indiretos e bonificação);

·       Fatores Geradores de Pleitos em Contratos;

·       Pleitos e Antipleito (Boas Práticas);

 

GESTÃO E PREVENÇÃO DE PLEITOS

 

·       Registros dos Eventos Contratuais (RDO's, Atas, Relatórios de Avanço). Fase de implantação;

·       Identificações do Pleito;

·       Qualificação e Quantificação do Pleito (Claim);

·       Prevenção do Pleito (Claim);

·       Resolução do Pleito.

 

APRESENTAÇÃO DO PLEITO

·       Quantificação (valoração) do Pleito;

·       Redação e Apresentação do Pleito.

 

PROGRAMA DE AUDITORIA DE PLEITOS

·       Apresentação de um programa de auditoria completo em Excel;

·       Como testar as taxas do BDI;

·       Despesas da Administração Central;

·       Despesas Financeiras;

·       Lucro;

·       Impostos que podem compor o preço;

·       Impostos que não podem compor o preço;

·       Encargos  pessoais do empreiteiro que não podem ser repassados;

·       Legislação que regula a matéria;

·       Jurisprudências;

·       Acórdãos do TCU.

 

CASUÍSMOS E DEBATES


METODOLOGIA

► Exposições e debates aprofundados e interativos;

► Acompanhamento ativo pelo professor, profissional de destaque do universo acadêmico-empresarial;

► Atividades com foco prático e com aplicação no dia a dia das Organizações.

 


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


ColorBox demo