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Duração Horário Professor (a)
16 horas 08h30min às 17h30min Luiz Claudio de Azevedo Chaves

APRESENTAÇÃO

É bastante sabido que o processo licitatório envolve uma série de atividades altamente complexas que são gerenciadas por diversos setores e profissionais das mais variadas especialidades. A falta de comunicação e a falta de preparo dos servidores contribui decisivamente para ocorrência de várias irregularidades, desde o planejamento da contratação até o gerenciamento dos respectivos contratos, nisto incluído a gestão do Sistema de Registro de Preços. Não raro, multas e sanções são aplicadas aos agentes públicos envolvidos nos processos licitatórios em razão de falhas e irregularidades que poderiam ser facilmente evitadas.

Este Seminário destacará as principais irregularidades encontradas nas auditorias promovidas pelo Tribunal de Contas da União, bem como as responsabilidades atribuídas aos agentes.


PRINCIPAIS DESTAQUES

1)    Irregularidades na fase de planejamento da contratação;

2)    Irregularidades na fase externa, com destaque para erros de julgamento das licitações;

3)    Limites das diligências saneadoras no curso do julgamento das licitações;

4)    Irregularidades na administração do Sistema de Registro de Preços;

5)    Principais falhas nos processos de dispensa e inexigibilidade de licitação

6)    Responsabilização dos agentes envolvidos


OBJETIVOS

Espera-se que ao final do curso os participantes possam:

1.      conhecer as etapas do processo de aquisição

2.      planejar e monitorar os processos licitatórios sob sua responsabilidade;

3.      exercer controle permanente dos processos licitatórios;

4.      propor e implantar medidas preventivas a fim de que sejam evitadas as repetições de falhas e irregularidades na instrução dos processos;

5.      fornecer instrumental técnico para as áreas envolvidas no processo de aquisição.


A QUEM SE DESTINA

Os destinatários diretos do trabalho a ser desenvolvido são:

• Servidores responsáveis pela elaboração do Termo de Referência/Projeto Básico nas aquisições;

• Servidores responsáveis pelo recebimento provisório, definitivo das compras e pelo almoxarifado;

• Servidores responsáveis pela gestão e fiscalização de contratos de aquisição;

• Ordenadores de despesa, assessores jurídicos e auditores internos

• Engenheiros, arquitetos, analistas de sistemas e outros profissionais que atuam como demandantes de materiais diversos (informática, médico-hospitalar, mobiliário, automotivo, manutenção predial) e fiscais de contratos; e,

• Outros servidores públicos que se atuam indiretamente no gerenciamento dos contratos ou no processo de aquisição de materiais e equipamentos tais como pregoeiros, membros das Comissões Permanentes e Especiais de Licitação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Irregularidades na Fase Interna da Licitação

  • ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA
    • Justificativa da contratação deficiente
    • Ausência de elementos fundamentais
    • Fixação de cláusulas operacionais restritivas ou excessivamente onerosas
  • DESCRIÇÃO DO OBJETO
    • Direcionamento de marca, indicação de marca sem justificativa
    • Constatação de especificações excessivas, irrelevantes, desnecessárias, subjetivas, ambíguas ou omissas que restrinjam a competição
  • PESQUISA DE PREÇOS
    • Consulta formulada em apenas uma única fonte
    • Ausência de criticidade dos dados coletados
    • Documentação ausente ou insuficiente
    • Demora no uso dos dados coletados
  • ELABORAÇÃO DO EDITAL
    • Ausência de informação sobre o critério de aceitabilidade de preços máximos
    • Fixação de quesitos de técnica e preço incompatíveis com o caráter competitivo da licitação
    • Exigências habilitatórias excessivas ou impertinentes
    • Visita técnica obrigatória
    • Exigência de atestados de capacidade técnica sem indicação de parâmetro objetivo
    • Fixação quantitativos superiores ao objeto da licitação nas de parcelas de maior relevância
    • Indicação de equipamentos e pessoal técnico em patamares irrelevantes
    • Exigência de regularidade fazendária ou invés de regularidade fiscal
    • Fixação de índices econômicos superiores ao cumprimento das obrigações

 

Irregularidades na Fase Externa da Licitação

  • ALTERAÇÕES, PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS E IMPUGNAÇÕES AO EDITAL
    • Ausência de devolução de prazo de publicidade decorrente de alteração do edital;
    • Não divulgação a todos os interessados das respostas aos pedidos de esclarecimento
  • FALHAS NO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS
    • Análise não criteriosa da exequibilidade das propostas
    • Omissão em sanear propostas defeituosas
      • Limites para correções das propostas
  • FALHAS NO EXAME DE HABILITAÇÃO
    • Aceitação de documento em desconformidade com as exigências do edital
    • Omissão em sanear defeitos nos documentos de habilitação
      • Limites para correções de defeitos na habilitação
  • CAUSAS DE NULIDADES DA LICITAÇÃO
    • Violação aos princípios da competitividade, da igualdade e vinculação ao instrumento convocatório
    • Promoção de licitação desviada de finalidade
    • Falhas no processamento dos recursos interpostos pelos licitantes
    • Hipóteses de nulidades que admitem aproveitamento de etapas já concluídas
  • CAUSAS DE NULIDADES DO CONTRATO
    • Ausência de publicação do extrato na imprensa oficial
    • Acréscimos e supressões acima dos limites permitidos na legislação
    • Prorrogação da vigência extemporânea
    • Hipóteses de nulidades que, excepcionalmente, podem ser relevados

 

Irregularidades no Sistema de Registro de Preços

  • NO PLANEJAMENTO
    • Ausência de justificativa pela opção ao SRP
    • Indicação imprecisa das quantidades a serem registradas: obrigatoriedade de discriminar quantitativos mínimos, máximos, lotes mínimos e cronograma de entrega
  • NA GESTÃO DA ATA
    • Relativo à admissão de “caronas”
    • Convocação de quantitativos fora da vigência da Ata

 

Irregularidades nos processos de Dispensa e Inexigibilidade

  • ERROS COMUNS NO ENQUADRAMENTO DA DISPENSA DA LICITAÇÃO
    • Ocorrência de fracionamento ilegal de despesa
    • Caracterização inadequada de situação emergencial
    • Contratação de entidade sem fins lucrativos para objeto fora do escopo da lei
  • ERROS COMUNS NO ENQUADRAMENTO DA INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
    • Documentação de exclusividade imprópria no caso de contratação de fornecedor exclusivo
    • Indicação impertinente de singularidade de serviço intelectual
    • Contratação de profissional do setor artístico com empresário não exclusivo
  • ERROS COMUNS NA FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO
    • Ausência ou deficiência na justificativa de preços
    • Falha na documentação de habilitação do executor escolhido

 

Responsabilidades dos Agentes Públicos

  • Da Área requisitante;
  • Do Setor de compras;
  • Da CPL e do Pregoeiro;
  • Da Assessoria Jurídica
  • Do Ordenador de despesa

METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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