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Duração Horário Professor (a)
30 horas 09h00min às 12h00min Marcelo Venske

APRESENTAÇÃO

Treinamento para quem já utiliza o Excel, mas necessita aprimorar os conhecimentos. O curso faz uma abordagem completa e detalhada utilizando recursos de nível intermediário e avançado do Excel. Durante o treinamento são apresentados conceitos e dicas para trabalhar melhor e com mais eficiência nas planilhas.  

São utilizados recursos de concatenação; vinculação de dados; uso de caixas de combinação e seleção; formatação personalizada e formatação condicional avançada; mini gráficos; gerenciamento de dados com filtros, subtotais, segmentação, tabela dinâmica e princípios do novo recurso PowerPivot para dados massivos. Na parte de fórmulas, serão feitos diversos exercícios aplicando funções únicas e funções combinadas com uso de SE, PROCV, SOMASES, CORRESP, INDICE, DESLOC, SUBTOTAL e muito mais.

O importante desse treinamento é que todo o conteúdo é abordado em casos práticos, fazendo com que o aluno assimile os assuntos com maior facilidade.

O curso foi desenvolvido com base em experiência de anos de consultoria em modelagem de planilhas e centenas de treinamentos realizados pelo profº. Marcelo Venske.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais de qualquer área que já utilizam o Excel, mas necessitam aperfeiçoar conhecimentos no uso do aplicativo, aprendendo novos conceitos e a utilizar funções e ferramentas avançadas do programa. 


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Trabalhar com mais eficiência e segurança no Excel.
  • Utilizar recursos avançados para organizar e gerenciar grandes volumes de dados.
  • Armazenar e compartilhar arquivos em nuvem.
  • Converter e exportar planilhas em formatado PDF ou XPS.
  • Utilizar melhor as funções de planilha para tornar as fórmulas mais flexíveis.
  • Utilizar recursos avançados para organizar e gerenciar grandes volumes de dados.
  • Criar macros para automatizar tarefas repetitivas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PARTE I – REVISÃO DE CONCEITOS ESSENCIAIS

• Revisão dos conceitos básicos de fórmulas

  • Criando fórmulas com um ou mais operadores no mesmo cálculo.
  • Criando referências de células absolutas e relativas.
  • Como trabalhar melhor com cálculos envolvendo Datas no Excel.
  • Como criar vínculos entre planilhas e arquivos de forma mais segura e rápida.
  • Utilizando melhor a opção do AutoSoma.

• Trabalhando com intervalos nomeados na planilha

  • Criando um intervalo e definindo seu escopo.
  • Utilizando intervalos nomeados em fórmulas.
  • Acessando um intervalo rapidamente.
  • Alterando e ou excluindo um intervalo criado.

• A concatenação no Excel e sua importância

  • Concatenando variáveis em fórmulas.
  • Formatando as variáveis concatenadas.

• Outros assuntos que serão abordados

  • Criando fórmulas com referência 3D no Excel
  • As opções do autopreenchimento de células.
  • Criando formatações personalizadas para facilitar o seu trabalho.
  • Substituindo automaticamente valores com zero por célula vazias.
  • Converter fórmulas em valor fixo ou constante.
  • Ocultar e proteger planilhas.
  • Os recursos e “macetes” da opção Colar Especial.

 

PARTE II – TRABALHANDO COM FÓRMULAS E FUNÇÕES DE PLANILHA

O participante aprenderá, através de casos práticos, como combinar fórmulas e funções sofisticadas do Excel

Funções que serão apresentadas:

Funções Condicionais: SE (simples e combinadas), E, OU,  SEERRO, SENÃODISP

Funções de Procura e Referência: PROCV, PROCH, PROC, ÍNDICE, CORRESP, DESLOC.

Funções Estatísticas: MEDIA, MEDIASE, MAIOR, MENOR, MAXIMO, MÍNIMO, ORDEM, SOMASE, SOMASES, MEDIASSES, CONT.SE, CONT.SES, CONT.VALORES, CONT.NUM, CONTAR.VAZIO,  SUBTOTAL.

Funções de Datas: HOJE, MÊS, DIA, ANO, DATAM, DATADIF, DIATRABALHO, DIATRABALHOTOTAL,  DIATRABALHO.INTL, DIATRABALHOTOTAL.INTL, FIMMES.

Funções de Arredondamento: ARRED, TRUNCAR, ARREDONDAR. PARA.CIMA,  INT.

Funções de Texto: ESQUERDA, DIREITA, NUM.CARACT, PROCURAR, TIRAR, ARRUMAR, MAIÚSCULA,  MINÚSCULA,  PRI.MAIUSCULA, TEXTO.

Funções Financeiras: VP, VF, TAXA, NPER, PGTO,

Funções de Informação: É.ERROS, PLAN

Outras funções que serão apresentadas:

Em razão do tempo disponível e do grau de importância, as funções abaixo serão apresentadas em material complementar contendo texto explicativo e caso prático resolvido.

TENDENCIA, AGORA, DIA.DA.SEMANA, DIAS360,  SOMARPRODUTO, MOD,  ABS,  EXATO,  MULT, INFORMAÇÃO, PAR, IMPAR, COL, LIN, COLS, LINS, ÉIMPAR, ÉERRO, ÉTEXTO, TIPO.ERRO, ÉNUM, ÉPAR, CÉL, É.CEL.VAZIO.

 

• Utilização de Fórmulas Matriciais

  • A utilização do conceito de matrizes potencializa o uso de fórmulas no Excel.
  • Para que serve uma fórmula matricial.
  • Quando usar uma fórmula com matrizes.
  • Como transformar uma fórmula simples em fórmula matricial.
  • Como editar corretamente esse tipo de fórmula.

 

• Cálculos com Horas e Minutos

  • Como escolher a formação correta para os cálculos com horas.
  • Como executar cálculos quando o período excede 24 horas.
  • Os cuidados quando se realiza cálculos entre horas e números decimais ou inteiros.
  • Cálculo com horas em dias diferentes.
  • Cálculo com horas negativas.

 

PARTE III – RECURSOS IMPORTANTES

• Utilizando Formatação Condicional

  • Criando formatações com mais de 03 critérios.
  • Utilizando “barras de dados” na formatação condicional.
  • Adicionando ícones com imagens em cada condição formatada.
  • Criando um modelo de histograma.

• Estrutura de Tópicos

  • Criando grupos e subgrupos na estrutura.
  • Gerando estruturas de tópicos automaticamente.

• Validação de Células

  • Validando a célula para aceitar apenas conteúdo com datas.
  • Validando a célula para aceitar uma lista de opções preestabelecidas.
  • Criando mensagem aos usuários da validação.

• Ferramentas para Análise de Sensibilidade

  • Ferramenta Atingir Meta
  • Ferramenta Tabela de Hipóteses

• Inserindo senhas de proteção para planilhas e arquivos

  • Protegendo a planilha contra alterações de conteúdo e formatação.
  • Protegendo apenas algumas células de alterações.
  • Protegendo e evitando que fórmulas inseridas sejam vistas.
  • Evitando alteração do nome, posição e da exclusão da planilha inteira.
  • Protegendo o arquivo para que não seja aberto.

• Uso de botões de controle (Caixa de Combinação, Caixa de Listagem, Botões de opção, etc)

  • Localizando e disponibilizando a barra de ferramentas dos controles.
  • Inserindo e configurando os controles diretamente na planilha.
  • Entendendo o tipo e o uso de cada um dos controles.
  • Utilizando e configurando os controles em casos práticos.

• Trabalhando com janelas no Excel

  • Congelando linhas e colunas para facilitar a visualização.
  • Dividindo a mesma planilha em duas janelas.
  • Criando janelas para visualizar duas ou mais planilhas simultaneamente.

• Outros recursos úteis que serão apresentados

  • Criando e configurando Hiperlinks para acessar automaticamente arquivos externos e sites da web.
  • Utilizando a opção Ir Para... , a fim de localizar e selecionar células com características específicas.

 

PARTE IV – TRABALHANDO COM LISTAS E TABELA DE DADOS

• Tabelas no Excel

  • Vantagens de converter uma lista de dados em tabela do Excel.
  • Renomeando e configurando uma tabela.

• Ferramenta “Classificação” (Ordenar listas)

  • Classificando em vários níveis simultaneamente.
  • Classificando a lista por Linhas ou por Colunas.
  • As opções de classificação por cores e listas personalizadas.
  • As classificações automáticas por períodos (dias, meses, anos).

• Ferramenta “Filtro” (Seleção de registros)

  • Definindo critérios avançados de filtro.
  • Criando um filtro com três ou mais critérios.
  • Filtrando registros pela cor da fonte.
  • Aplicando filtros automáticos por períodos (dias, meses, anos).
  • Como gerar totalizações automáticas ao filtrar registros.
  • Aprendendo utilizar o recurso Filtro Avançado.

• Ferramenta “SubTotal” 

  • Quando utilizar o SubTotal e quando desfazê-lo.
  • Criando um Subtotal com duas ou mais operações.
  • Gerando um Subtotal dentro de outro grupo de Subtotal.

• Importando Listas de Dados de Fontes Externas e Sites

  • Importando listas de outro arquivo Excel.
  • Importando listas do Access.
  • Lincando células de planilha com páginas da Web.

• Ferramenta “Tabela Dinâmica”

  • Tabela Dinâmica é um recurso altamente sofisticado para resumir milhares de dados, gerando relatórios em forma de tabelas.
  • As novas opções de layout de tabela.
  • Como criar uma tabela com múltiplos campos.
  • Criando uma tabela com dois ou mais resultados.
  • Agrupando datas para gerar relatórios mensais e anuais.
  • Inserindo Segmentação de dados e Linha de Tempo no relatório.
  • Dicas sobre a nova ferramenta PowerPivot para relatórios de Tabela Dinâmica

• Outros Recursos para Listas de Dados

  • Como localizar e excluir automaticamente registros duplicados.
  • Como formatar automaticamente listas de registros.

 

PARTE V – USO E GRAVAÇÃO DE MACROS

• Conceito de Macro no Excel

  • O que é uma macro e suas aplicações práticas.
  • Como configurar seu computador para executar macros.
  • Apresentação de alguns exemplos iniciais.
  • A importância da nova guia desenvolvedor e como disponibilizá-la.
  • O cuidado ao salvar um arquivo com macro na versão 2013.

• Utilizando o gravador para criar macros

  • O que é o gravador de macros e como utilizá-lo.
  • As opções de gravação.
  • A diferença entre gravar uma macro com movimento absoluto e movimento relativo.
  • Como localizar e/ou excluir uma macros que foi gravada.
  • As limitações do gravador de macros do Excel.
  • Dicas e “macetes” para evitar erros durante a gravação da macro.

• Executando a Macro depois de pronta

  • Como localizar e executar uma macro.
  • Atribuindo uma tecla do seu teclado para executar a macro.
  • Inserindo botões na planilha para acionar a macro.

MATERIAL DIDÁTICO

Os participantes receberão apostila com o conteúdo completo sobre o temário do curso  contendo dicas, modelos de planilhas e exemplos práticos, visando ao aprofundamento de conhecimentos pós-curso.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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