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Duração Horário Professor (a)
16 horas 09h00min às 13h00min Alberto Almeida dos Santos

VISÃO GERAL SOBRE O PROGRAMA                         

A Instrução Normativa SDG nº 01/2019 dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática - SISP do Poder Executivo Federal.

Com o advento do normativo e da Nova Lei de Licitações, gerou-se uma profunda demanda por formação, desenvolvimento e capacitação de gestores da área de TIC no âmbito da Administração Pública, fato que corrobora a justificativa e relevância do presente curso.


O QUE SERÁ A CRESCENTADO AO CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES

  • Instrumentalizar os participantes para execução do planejamento da contratação e seleção de fornecedores de serviços e bens de tecnologia da informação para o setor público.
  • Dar subsídios aos participantes para elaboração de planilhas de custo formadora de preços de bens e serviços de tecnologia da informação.
  • Construção de conhecimento e catalogar de forma instrumental os temas atuais mais polêmicos relativos à contratação de bens e serviços de TIc sob a ótica da jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU) e das regras jurídicas gerais que regem as licitações e contratos administrativos.

O QUE SERÁ ESTUDADO

1. INTRODUÇÃO

1.1. Governança de TIC.

1.2. O modelo Cobit 4.1 aplicado à Administração Pública.

1.3. As Estratégias Gerais de TIC.

1.4. Diretrizes do atual modelo de contratação de TIC

1.5 O Impacto da Nova Lei de Licitações da Governança de TIC no Setor Pùblico.

 

2. PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

2.1. Introdução

2.2. Instrumentos de Planejamento Institucional

2.3. A TI no Planejamento Institucional

 

3. PLANEJAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

3.1. Introdução

3.2. Funções do Planejamento de TIC

3.3. Plano Diretor de TIC

3.4. Planejamento da Contratação de TI, de acordo com a nova IN SGD 01/2019

 

4. MODELO DE CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TIC

 

5. ATORES DO MCTIC

 

6. PLANILHA DE CUSTOS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

 

7. PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TIC

7.1. Instituição da Equipe de Planejamento da Contratação

7.2. Estudo Técnico Preliminar da Contratação

7.3. Análise de Riscos

7.4. Termo de Referência ou Projeto Básico

 

8. SELEÇÃO DO FORNECEDOR DE SOLUÇÕES DE TIC (SFTI)

 

9. GERENCIAMENTO DO CONTRATO DE TIC

 

10. APLICAÇÃO DE SANÇÕES DECORRENTES DE INEXECUÇÃO OU DESCUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS CONTRATUAIS COM BASE NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES


METODOLOGIA A SER APLICADA                               

A metodologia para construção do conhecimento dos participantes será aplicada da seguinte forma:

  • exposição participativa com uso de recursos multimídia, diálogo com uso de textos, e outros recursos, exercícios e vivências em grupo, incorporando contribuições dos saberes e experiência dos participantes;
  • Estudos de casos.

CARGA HORÁRIA                                                           

O curso terá a duração de 16 (dezesseis) horas, em 04 dias (4 horas/dia).


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2017 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.

CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2017 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4


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