Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 23/09/24 a 26/09/24 R$ 1.020,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
12 horas 09h00min às 12h00min Fabrizio de Queiroz Araújo

APRESENTAÇÃO

A sustentabilidade ambiental, na atualidade, apresenta-se como um dos fatores preponderantes para a continuidade e o sucesso dos negócios em qualquer organização. Logo, a combinação de ganhos de produtividade, eficiência no uso dos recursos e bem estar dos colaboradores e de todo o ambiente em que a instituição está inserida é primordial para toda empresa que busca seu desenvolvimento de forma sistemática e contínua.

Neste contexto, o uso do poder de compra das empresas apresenta-se como instrumento fundamental no processo de promoção do desenvolvimento nacional sustentável e, além disso, configura-se como uma nova alternativa de execução de política organizacional para o mundo corporativo.

O curso é destinado à discussão e à reflexão sobre os aspectos procedimentais das compras e contratações nas empresas privadas, porém de uma forma ampla, pois o objetivo é indicar em quais aspectos podem ser introduzidos os critérios de sustentabilidade de forma eficiente e, ao mesmo tempo, também é orientado para a prática, a partir de debates e proposições que serão realizados em sala de aula e da experiência do professor com o tema, sem descuidar da apresentação de casos concretos pelos participantes do curso. Assim, conjuga-se a ideia de compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre este tema bastante inovador.


A QUEM SE DESTINA                                                         

  • Profissionais que atuam na área empresarial ou do terceiro setor e que necessitam capacitar-se para atuação na área de compras e contratações sob o enfoque da sustentabilidade.
  • Gerentes, analistas e técnicos das áreas de compras, suprimentos, suporte logístico, planejamento, almoxarifado e outras que se interligam às compras e contratações da empresa.
  • Profissionais que desejam obter maiores conhecimentos sobre compras e contratações sustentáveis, a partir das inovações introduzidas recentemente.​

OBJETIVOS                                                                        

  • Disseminar a visão crítica sobre a possibilidade de inserção de critérios e indicadores socioambientais durante o planejamento das compras e contratações da empresa.
  • Apresentar as mais atuais metodologias para a implantação da gestão de compras e contratações sustentáveis.
  • Instrumentalizar a adoção das compras e contratações sustentáveis de forma segura e alinhada à promoção do desenvolvimento de novos mercados produtores que valorizem a sustentabilidade e a justiça social.
  • Promover a discussão e a análise da importância da eliminação dos impactos ambientais e sociais negativos causados pelos hábitos de consumo das instituições.
  • Debater a respeito do forte poder de influência que a área de compras e contratações possui na estrutura organizacional, assim como, sobre a necessidade de demonstrar e negociar com as áreas demandantes sobre a existência de bens e serviços que valorizam a sustentabilidade ambiental como possibilidade de aquisição e contratação.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES                        

  • Instrumentalização para a efetiva adoção de boas práticas no planejamento das compras e contratações e desenvolvimento de critérios e indicadores que influenciarão na seleção das propostas do mercado fornecedor, sobretudo orientadas à sustentabilidade.
  • Capacitação para o desenvolvimento de novos agentes de mudança organizacional, a partir de uma perspectiva socialmente responsável e alinhada à tendência mundial de valorização da sustentabilidade e eficaz uso de recursos naturais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Consumo Sustentável versus Produção Sustentável;
  • Qual a importância do conceito de Consumo Sustentável para a minha empresa?
  • O conceito de desenvolvimento sustentável e suas implicações para as compras e contratações institucionais;
  • Principais tendências e oportunidades em consumo e produção sustentáveis;
  • A referência da sustentabilidade a ser aplicada ao longo de todo o processo de compras e contratações;
  • A análise do ciclo de vida do produto como principal balizador das compras e contratações da empresa;
  • A inovação como a principal diretriz para a sustentabilidade das compras e contratações;
  • A influência externa e o desenvolvimento de um novo mercado fornecedor: o crescimento do número de licitações sustentáveis e o Estado como propulsor da “economia verde”;
  • A força legal e as principais normas indutoras de compras e contratações sustentáveis;
  • Marcos regulatórios, iniciativas empresariais e normas técnicas;
  • Quais critérios são legítimos de introduzir nas compras e contratações da empresa para garantir a sustentabilidade?
    • Critérios ambientais de eficiência energética;
    • Critérios ambientais de rastreabilidade;
    • Critérios ambientais de biodegradabilidade;
    • Critérios ambientais de toxicidade;
    • Critérios ambientais de gestão de resíduos;
    • Critérios sociais;
  • Análise das principais certificações ambientais do mercado fornecedor;
  • Implantação da gestão de compras e contratações sustentáveis na empresa;
  • A apresentação de cases de sucesso;
  • Perspectivas e tendências da gestão de compras e contratações sustentáveis nas empresas.

METODOLOGIA

Exposição dialogada, debates e análise de casos concretos.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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