Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 25/06/24 a 28/06/24 R$ 1.360,00 Online Aberta
On-line 01/10/24 a 04/10/24 R$ 1.360,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
16 horas 14h00min às 18h00min Alberto Almeida dos Santos

VISÃO GERAL SOBRE O PROGRAMA

Com a publicação da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos a gestão de riscos e controles na contratação e na fiscalização de contratos de tecnologia da informação e da comunicação significa valorizar os objetivos finais de uma organização pública, permitindo revisar os processos no sentido de garantir serviços de qualidade ao cidadão, executados com controle de custos, dentro dos escopos previstos, assim como certeza que os recursos estão sendo empregados com responsabilidade. Em um ambiente de governança pública, que é o que se espera da gestão governamental moderna, o gerenciamento de riscos público de TIC’s tem papel preponderante, assim como os controles internos por tratarem dos aspectos preventivos relativos a própria gestão pública em todos os seus aspectos, sobretudo os riscos expostos nas várias operações de contratação e fiscalização contratual.


QUEM ESTARÁ NESTE TREINAMENTO                              

O programa se destina a profissionais diretamente ou indiretamente envolvidos com os processos de contratação, gestão e fiscalização de contratos de tecnologia da informação e da comunicação, incluindo, dentre outros: ordenadores de despesas, pregoeiros, membros de equipes de apoio e consultores jurídicos.


O QUE SERÁ ACRESCENTADO AO CONHECIMENTO DOS PARTICIPANTES    

  • Entendimento do processo de gerenciamento de riscos no setor público.
  • Compreensão das metodologias de gerenciamento de riscos internacionalmente reconhecidas como a ISO 31.000 (versões 2009 e 2017), COSO (I,IIe III) e FERMA, entendendo os processos de gerenciamento de riscos e as boas práticas aplicadas à gestão de TIC’s no âmbito governamental;
  • Entendimento prático das principais técnicas de análise e avaliação de riscos aplicáveis, assim como das matrizes qualitativas e quantitativas de consolidação de riscos;
  • Revisão dos requisitos de gerenciamento de riscos preconizados pela IN SLTI nº 04/2014.
  • Entendimento quanto ao uso da gestão de risco para operação de contratação e fiscalização de contratos de TIC’s no setor governamental.

O QUE SERÁ ESTUDADO

1. INTRODUÇÃO

•  ROTEIRO BÁSICO PARA GESTÃO DE RISCOS

 

2. MODELOS DE GESTÃO DE RISCOS APLICÁVEIS A CONTRATAÇÃO DE TIC NO SETOR PÚBLICO

•  Gerenciamento de Riscos Corporativos – Estrutura Integrada (COSO II)

•  Alinhando risco com estratégia e desempenho (COSO GRC)

•  Gestão de Riscos – Princípios e Diretrizes (ISO 31000)

•  Orange Book e Risk Management Assessment Framework

 

3. PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS EM GESTÃO DE CONTRATOS DE TIC

•  Comunicação e consulta

•  Estabelecimento do contexto

•  Identificação de riscos

•  Análise de riscos

•  Avaliação de riscos

•  Tratamento de riscos

•  Monitoramento e análise crítica

 

4. TÉCNICAS PARA GESTÃO DE RISCOS PARA FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TIC

•  Priorização de processos

•  Brainstorming

•  Entrevistas

•  Delphi

•  Análise Preliminar de Perigos (APP)

•  Listas de verificação

•  Análise de causa raiz

•  Técnica “E se” estruturada (SWIFT)

•  Análise Bow Tie

•  Análise de Decisão por Multicritério (MCDA)

•  Pensamento sistêmico

 

5. LIDERANÇA PARA RISCO APLICÁVEIS A CONTRATAÇÃO DE TIC NO SETOR PÚBLICO

• Princípios, estrutura e processo de gestão de riscos

• Papéis e responsabilidades

• Três Linhas de Defesa

 

 

6. BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO DE RISCOS EM GESTÃO DE CONTRATOS DE TIC

• Por onde começar?

• Grupo de trabalho

• Estudos preliminares

• Estratégia de implantação e definição de arquitetura

• Política de gestão de riscos

• Delegação e comprometimento

• Processo de gestão de riscos

• Implementação da gestão de riscos

• Monitoramento e revisão

 

7. MODELO DE AVALIAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TIC

• Dimensão - Ambiente

• Dimensão - Processos

• Dimensão - Parcerias

• Dimensão - Resultados

• Determinação do nível de maturidade

 

8. ASPECTOS NORMATIVOS A CONTRATAÇÃO DE TIC NO SETOR PÚBLICO

•  Instrução normativa SLTI/MP Nº 04/20164

•  Política de gestão de riscos do TCU 92

•  Exemplos no setor público 99

•  Critérios para avaliação da maturidade em gestão de riscos

•  Acórdão 2.467/2013 – TCU – Plenário 120

•  Acórdão 1.273/2015 – TCU – Plenário 126

•  Acórdão 2.127/2017– TCU – Plenário 130

• Instrução normativa conjunta MP/CGU Nº 01/2016

 

9. A GESTÃO DE RISCOS NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS


METODOLOGIA APLICADA                                               

Exposição dialogada com estudos de casos e exercícios práticos.


CARGA HORÁRIA                                                               

O curso terá a duração de 16 (dezesseis) horas, em 04 dias (4 horas/dia).


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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