Gerenciamento de Riscos em Projetos Visão PMI (PMBOK 6ª Edição)
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Duração | Horário | Professor (a) |
---|---|---|
9 horas | 09h00min às 12h00min | Sergio Ricardo de Magalhães Souza |
APRESENTAÇÃO
Este curso explora as necessidades de gerenciamento de riscos em projetos com base na metodologia do PMI – Project Management Institute apresentada no Capítulo 11 do PMBOK – Project Management – Body of Knowledge e nas boas práticas dos gestores de riscos em projetos. Em adição são explorados os conceitos e o know-how da ISO 31.000 que se aplicam ao gerenciamento de riscos e suas aplicações práticas na concepção e execução de um programa de gestão integrado com as empresas e seus objetivos estratégicos que perpassam pela adoção da tomada de decisões baseadas em riscos para selecionar as melhores soluções de projetos que possam levar às empresas ao cumprimento dos seus objetivos estratégicos.
A QUEM SE DESTINA
Gestores e pessoas envolvidas com a Gestão de Projetos interessados em conhecer e aplicar a metodologia de gestão de riscos do PMI.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Conhecer o processo de gerenciamento de riscos em projetos segundo a visão do PMI – Project management Institute – PMBOK – 6º Edição e da ISO 31.000;
- Compreender as demandas por gerenciamento de riscos em projetos conceituais, básicos e de detalhamento;
- Entender como o gestor lida com as incertezas e a complexidade de projetos em relação aos riscos expostos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gestão de Projetos
- Principios da Gestão de Projetos
- Visão PMI – Project Management Institute
- Estrutura do PMBOK
- Características dos Projetos e da Gestão de Projetos
- Projetos Conceitual, Básico e de Detalhamento
- Principais Requisitos da Gestão de Projetos
PMI - PMBOK – Cap 11 – Gestão de Riscos em Projetos
- Conceitos – Evolução da Gestão de Riscos nas Edições do PMBOK
- Framework Atual e Processo de Gerenciamento de Riscos em Projetos
- Contextualização do Ambiente de Projeto
- Planejamento da Gestão de Riscos em Projetos
- Conceitos e Definições
- Tipos e Fontes de Riscos - Eventos de Risco – Causas e Impactos
- Probabilidades e Consequências
- Classificação de Riscos
- Matrizes de Consolidação de Riscos para Projetos
- Risk Assessement - Identificação de Riscos - Análise e Avaliação de Riscos – Qualitativa e Quantitativa
- Técnicas para Risk Assessement (ISO 31.010)
- Programas de Respostas aos Riscos Expostos nos Projetos
- Monitoramento e Controle
- Processo de Comunicação de Riscos e Respostas em Projetos
- KRI’s – Key Risks Indicators
Riscos Comuns em Projetos
Fatores de Sucesso para a Gestão de Riscos em Projetos
Boas Práticas
Estudos de Caso
METODOLOGIA
Teórico-prática. Exposição dos assuntos, entermiados por dinâmicas e estudos de casos.
MATERIAL DIDÁTICO
Hangouts das apresentações, exercícios e estudos de caso.
CARGA HORÁRIA
O curso terá a duração de 9 (nove) horas on-line (ao vivo).
PROFESSOR – SERGIO RICARDO DE MAGALHAES SOUZA
Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e do CVG – Clube de Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Membro da ABGP – Academia Brasileira de Gestão de Projetos e do PMI Project Management Institute. Fellow at The Professional Risk Managers International Association (PRMIA) e International Association of Risk and Compliance Professionals (IARCP). Atuou como Superintendente da SulAmérica Seguros e da Nacional/Unibanco Seguros por 25 anos, sendo responsável pelo desenvolvimento das áreas de Subscrição de Riscos, Produtos e Sinistros, Foi Gerente de Riscos no Grupo Bureau Veritas, Gerente de Projetos na Brascep Engenharia e Gerente de Engenharia na Petróleo Ipiranga. É Coordenador do MBA Saúde Suplementar, MBA Seguros e Previdência e do MBA Governança, Riscos, Controles e Compliance na UCP/IPETEC. Professor dos programas de Pós-Graduação do IDEMP, IBMEC, ESNS, UFF, FGV, FUNCEFET, IPETEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP – Instituto Brasileiro do Petróleo, CBV – Confederação Brasileira de Voleibol. Foi Coordenador Acadêmico do MBA em Gerência de Riscos – UFF/ESNS, MBA Executivo em Seguros e Resseguro da ESNS, MBA Gerência de Riscos da ESNS, MBA Gestão de Performance – FUNCEFET, MBA Seguros Gestão Estratégica – UVA. Sócio-Diretor da Gravitas AP. Executivo dos mercados de consultoria, seguros, engenharia e gestão de riscos com mais de 25 anos de experiência.
Professor e consultor do IDEMP.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL