Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 10/05/21 a 13/05/21 R$ 890,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
12 horas 14h00min às 16h00min André Ricardo de Alvarenga Barbosa

APRESENTAÇÃO

Os processos de mudança têm se tornado mais velozes e intensos nos dias de hoje e os fatores que empurram as organizações para este contexto estão presentes de maneira crescente.

Cada vez mais, faz-se necessário uma estruturação que considere além das etapas do processo e da análise dos cenários, seus riscos, impactos e oportunidades, o entendimento das reações comportamentais dos indivíduos envolvidos e os diversos estilos mentais para que se possa agir mais diretamente.

Ferramentas de comunicação e administração de estresse são fundamentais para dar suporte ao processo.

Este curso tem por objetivo apresentar ferramentas para o planejamento e acompanhamento das etapas de gestão da mudança. Traz ainda, além de conceitos, subsídios para que os agentes de mudança interajam com suas equipes, preparando-as para os processos, em que estejam inseridas.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Melhoria no autoconhecimento, permitindo perceber o estilo mental individual e seu impacto no dia-a-dia profissional, na busca da expansão e aprimoramento de atuação.
  • Consolidação, integração e ampliação do entendimento quanto aos princípios e conceitos dos processos de mudança e o seu impacto nas transições individuais e organizacionais.
  • Reconhecimento das etapas e fases da mudança, bem como as diversas reações.
  • Capacidade de lidar com mudanças em grupo, reconhecendo estratégias de comunicação e engajamento.
  • Reconhecimento dos estilos comportamentais de forma a subsidiar a atuação do líder diante de sua equipe e diante de suas próprias reações.
  • Capacidade para desenvolver um procedimento técnico estruturado, de forma que possam estabelecer planos de ação coerentes com às necessidades de cada mudança organizacional vivenciada pela empresa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O processo de mudança propriamente dito

  • Definição de mudança
  • Somos capazes de mudar? O porquê de nossas resistências?
  • Etapas da mudança e as fases para a implementação (desde o planejamento, sensibilização ao acompanhamento dos resultados)
  • O pensamento lateral e vertical para o estabelecimento de planos contingenciais
  • As reações emocionais em relação à mudança
  • Sinais de resistência individual e organizacional
  • Análise do campo de forças
  • Entendendo os cenários, riscos e impactos

 

A liderança como agente de mudanças

  • O papel do facilitador da mudança
  • Características da liderança eficaz
  • Planejamento e gestão da comunicação
  • Estratégias para abordar a mudança – mudanças impositivas e mudanças participativas
  • Mudanças de grupo e abordagens para vencer resistêncas
  • Mapeamento dos perfis comportamentais perante a mudança – com base na teoria dos quadrantes cerebrais (HBDI® – Herrmann Brain Dominance Instrument) – Características de cada quadrante, identificação dos aspectos de valorização, elementos de afastamento e baixa tolerância, linguagem e abordagens para aproximação, tomada de decisões de acordo com cada quadrante, os perfis e suas atuações na gestão, processo de expansão mental – orientação para o aprimoramento. OBS: Inclui aplicação do instrumento na versão resumida

 

Potencializando o sucesso do processo

  • Algumas das principais razões de fracasso nos processos de mudança
  • Como enfrentar as mudanças
  • A construção da sinergia
  • Administrando os níveis de estresse
  • Comportamentos favoráveis ao processo
  • A mudança individual – ser o protagonista de suas próprias mudanças
  • Identificando suas possibilidades de atuações e limitações

METODOLOGIA

Com uma linguagem de fácil entendimento, a metodologia a ser utilizada tem por intenção integrar a base conceitual com a experiência prática dos participantes, utilizando como referência a realidade do dia a dia da empresa.

O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, propondo intensa aplicação de exercícios práticos, filmes, salas simultâneas, estruturas colaborativas e simulações que facilitam o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo. Podem ser contemplados também inventários e estudo de caso ou situações específicas da empresa para discussão em aula.

O uso do questionário de Predominância Cerebral (HBDI®) propõe promover o autoconhecimento e reflexões a respeito da atuação do respondente em relação a sua maneira de pensar, seus pontos “cegos”, suas potencialidades, aspectos a serem desenvolvidos e pontos de atenção na gestão de mudanças.

Os participantes trocarão informações a respeito de seus resultados e principalmente estratégias para amenizar / solucionar aspectos restritivos aos seus resultados e potencializar aqueles que os já favorecem, permitindo assim, a construção de um Plano de Aprimoramento Individual.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco:

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.

CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2017 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
Banco: 341/Banco Itaú - Agência: 3032 - C/C: 97.570-2
Banco: 104/Caixa Econômica Federal – Ag: 0231 - C/C: 2171-8 operação: 003
Banco: 237/Bradesco - Ag.: 0468-5 - C/C: 199975-3
Banco: 033/Santander - Ag.: 3452 - C/C: 13003555-0

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


ColorBox demo