Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 21/06/21 a 24/06/21 R$ 890,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
12 horas 09h00min às 12h00min Sergio Ricardo de Magalhães Souza

APRESENTAÇÃO

Compliance ganhou força no cenário corporativo nos últimos anos e hoje é entendida como uma função exercida por profissionais em suas áreas de atuação, com o objetivo de garantir que a organização como um todo atue segundo os preceitos legais, regulatórios e as regras internas da própria instituição. 

Este treinamento tem por objetivo formar ou reciclar profissionais para atuação direta ou indireta em atividades envolvidas na função de Compliance, bem como fornecer subsídios teóricos e práticos para ampliação de conhecimentos e sustentação de um programa de Compliance na organização. 


A QUEM SE DESTINA

Profissionais que atuam nas diversas áreas de organizações públicas e privadas, notadamente Governança, Gerenciamento de Riscos, Controles Internos, Auditoria, Compliance, Integridade, Recursos Humanos e, em especial, em Conselhos de Administração, Comitês, Diretorias e demais funções de gestão.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

·      Entendimento dos conceitos basilares de Governança, Riscos e Controles Internos;

·      Revisão dos requisitos que integram o Gerenciamento de Riscos com os Controles Internos, Governança Corporativa e Compliance, além do papel da Auditoria;

·      Compreensão dos pilares conceituais e práticos de Compliance / Integridade;

·      Percepção da importância de Compliance / Integridade para consecução dos objetivos corporativos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Governança Corporativa

  • Aspectos Fundamentais da Governança Corporativa - Pública e Privada;
  • Pilares de Governança;
  • Integração da Governança Corporativa com a Gestão de Riscos, Controles e Compliance.

 

Gestão de Riscos Corporativos

  • Fundamentos de Riscos - Fontes de Riscos, Eventos, Causas e Impactos; 
  • Mapeamento de Processos
  • Metodologias, princípios e normas sobre gerenciamento de riscos corporativos;
  • Risk Assessement (Técnicas e Ferramentas para Gestão de Riscos);
  • Matrizes de Consolidação de Riscos - Qualitativas e Quantitativas;
  • Estratégias de Resposta aos Riscos;
  • Monitoramento e Comunicação.

 

Controles Internos

  • Definição de Controles Internos - Sistemas de Controles Internos;
  • Teoria da Confiança dos Controles e Riscos de Controles;            
  • As Três Linhas de Defesa no gerenciamento eficaz de riscos e controle;
  • Análise e Avaliação de Controles Existentes;
  • Formatação de Controles às respostas aos riscos
  • Indicadores de Performance e de Não Conformidades;
  • Implicações dos Riscos e Controles nas necessidades de Compliance.

 

Auditorias

  • Papel da Auditoria na Gestão de Riscos, Controles e Compliance / Integridade;
  • Autoauditoria e Auditoria Interna;
  • Testes de Estresse dos Controles.

 

Compliance

  • Aspectos Relevantes da ISO 19.600, norma que estabelece as diretrizes do sistema de gestão de compliance;
  • Escopo Estratégico e Abrangência e Compliance;  
  • Códigos de Ética e Conduta;
  • Canais de Comunicação e de Denúncia;
  • Integração, Função e Atuação em Compliance;
  • Governança Corporativa e apoio a Gestão de Compliance; 
  • Diretivas para um Manual de Compliance;
  • Implantação de Programa de Compliance;
  • Avaliação de Maturidade dos Programas de Compliance.

 

Programas de Integridade

  • Pilares da Integridade;
  • Manual de Integridade;
  • Comunicação e divulgação do Programa e das Ações de Integridade;
  • Endomarketing para Ações de Integridade;
  • Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Crime Organizado e ao Terrorismo;
  • Prevenção à Corrupção, Suborno de Agentes Públicos e Privados / Evasão de Divisas;
  • Implantação de Programa de Integridade;
  • Indicadores de Integridade.

 

Perfil dos Agentes de Compliance e Integridade

  • Perfil dos Profissionais de Compliance;
  • Perfil dos Agentes de Compliance;
  • Projeção de Carreira em Compliance e Integridade.

 

Aspectos Relevantes e Boas Práticas

  • Compliance na Governança de TI – COBIT;
  • Compliance na Segurança da Informação; 
  • LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados;
  • Integração da função Compliance nas rotinas produtivas.

 

Lições Aprendidas, Casos de Sucesso e Boas Práticas


METODOLOGIA

O curso será oferecido na modalidade online ao vivo. Como em aulas presenciais, os alunos poderão interagir com o Instrutor, fazendo comentários e tirando suas dúvidas durante o treinamento. As aulas serão intermediadas pela ferramenta Zoom, disponibilizada pelo IDEMP, com acompanhamento técnico de apoio aos participantes durante o treinamento.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103

As inscrições deverão ser encaminhadas até o 8º dia que antecede a data de início do curso, preferencialmente. A confirmação do treinamento se dará no momento em que o número de inscrições viabilizar sua realização, ou, no máximo, até o 7º dia anterior ao seu início.

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial Ltda.

CNPJ: 00.278.452/0001-30; Inscrição Municipal: 01771434
Av. Nilo Peçanha, 50 - Grupo 2017 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20020-100
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 105.536-4
 

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 00.278.452/0001-30, conforme estabelece a Receita Federal: "A certidão da PJ será emitida em nome da matriz, sendo válida para todos os seus estabelecimentos. A verificação fiscal abrangerá a matriz e todas as suas filiais", conforme estabelece a Receita Federal.


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