Técnicas de Comunicação Eficaz em Gestão de Pessoas Como comunicar-se produtivamente nas situações interpessoais do mundo do trabalho
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Duração | Horário | Professor (a) |
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12 horas | 09h00min às 13h00min | Rosa Porto |
APRESENTAÇÃO
A maneira como os gestores se comunicam é determinante para aproximar ou afastar seus colaboradores. Grande parte dos problemas do trabalho tem origem em uma comunicação ineficaz e deficiente e isso pode ser amenizado e frequentemente evitado apenas com palavras colocadas na forma correta. Por que não adotar um estilo de comunicação que permita relacionamentos saudáveis e produtivos?
Várias técnicas tem sido aplicadas para tornar a comunicação dos gestores e colaboradores mais eficaz nas organizações. O que elas têm em comum: o uso da assertividade e da empatia. Em outras palavras, o uso da inteligência emocional e social. Trata-se de um aprendizado de linguagem e forma que busca construir confiança recíproca, fortalecendo comportamentos que aumentem a disposição para cooperação e apoio mútuo.
De fato, as empresas necessitam adotar processos empáticos de compreensão nas relações interpessoais, permitindo que atitudes e ações individuais dirijam-se à mudança de foco para as necessidades de cada pessoa, colocando em plano secundário os julgamentos individuais sobre a maneira de ser do outro. Ou seja, um processo de entendimento que facilita a harmonização de necessidades pessoais com as necessidades de outras pessoas, de uma maneira empática.
Dentre as técnicas e ferramentas para uma comunicação eficaz, podemos citar: o diálogo, a discussão hábil, o questionamento socrático, a comunicação não violenta, a investigação apreciativa, o feedback, a escuta ativa.
A QUEM SE DESTINA
Gestores, líderes de equipes, colaboradores de empresas privadas e instituições públicas.
OBJETIVOS
- Desenvolvimento da comunicação assertiva e baseada em objetividade, clareza, estilos de conversação, saber ouvir e feedbacks.
- Aplicação de técnicas e ferramentas de comunicação eficaz em diferentes objetivos e situações, visando construir uma conversação que satisfaça os interesses das partes envolvidas e da organização como um todo.
- Desenvolvimento de uma mudança cultural na organização a partir do fomento a uma cultura da empatia na comunicação.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Disponibilização de um conjunto de técnicas e ferramentas de conversação de acordo com a situação/objetivo
- Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando na assertividade, por meio do autoconhecimento quanto aos estilos de relacionamento interpessoal.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A QUESTÃO DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS
- O papel da comunicação na cultura e clima organizacional
- O papel do gestor-líder na aprendizagem de uma comuniçação eficaz
- Os conflitos de comunicação e o tratamento dos mesmos
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA:UM ESTILO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- Empatia e assertividade: as bases da construção da confiança nas relações interpessoais
- Estilos de relacionamentos assertivos e não assertivos: vantagens e aplicações
- Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento diagnóstico do uso da assertividade X não-assertividade
ESTILOS DE CONVERSAÇÃO:DO DIÁLOGO À DISCUSSÃO HÁBIL
- Diferença entre diálogo e discussão
- Comportamentos para efetivar uma conversação eficaz - o uso da inteligência emocional e social
- Aplicação dos estilos de conversação aos processos decisórios
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EFICAZ
- Aplicação das técnicas de acordo com as situações e os objetivos pretendidos
- A técnica da escuta ativa: conceito, aplicações e casos práticos
- A técnica do feedback e abertura: conceito, aplicações e casos práticos
- A técnica do questionamento socrático: conceito, aplicações e casos práticos
- A metodologia da comunicação não violenta: conceito, aplicações e casos práticos
- A metodologia da investigação apreciativa: conceito, aplicações e casos práticos
METODOLOGIA
A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.
Serão aplicados os princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, para que os participantes possam fazer um link com suas experiências e casos reais.
Como plataforma de interação online será utilizado o Zoom, que permite ampla comunicação de duas vias entre participantes e facilitador.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL