Competências Conversacionais
Duração | Horário | Professor (a) |
---|---|---|
12 horas | 14h00min às 18h00min | Rosa Porto |
APRESENTAÇÃO
A maneira como as pessoas conversam é determinante para aproximá-las ou afastá-las.Grande parte dos problemas do trabalho tem origem em uma comunicação ineficaz e deficiente nas interações institucionais e isso pode ser amenizado e frequentemente evitado apenas com atitudes de sensibilidade e com palavras colocadas na forma correta.Falar e conversar são universos bem diferentes...
Por que não adotar um estilo de conversação que permita relacionamentos colaborativos e produtivos? Afinal,são por meio das conversas que somos capazes de interagir e assim construir nossos relacionamentos pessoais e profissionais.No ãmbito das organizações o alto desempenho é fruto de conversas produtivas.
Para garantir que esses relacionamentos tenham melhor qualidade, precisamos aprimorar o desenvolvimento de nossas competências conversacionais, favorecendo assim a coordenação de ações para um processo de construção compartilhada.
Várias abordagens e ferramentas tem sido aplicadas para tornar a comunicação mais eficaz nas organizações,promovendo conversas que produzem conectividade a partir da construção da confiança entre as pessoas.O que elas tem em comum:o uso de competências conversacionais.
Trata-se de um aprendizado de atitudes e habilidades aplicadas à linguagem e forma que buscam construir confiança recíproca,fortalecendo comportamentos que aumentem a disposição para cooperação e apoio mútuo. A aplicação das competências conversacionais na forma de ferramentas,permite a promoção de conversas numa visão de sinergia nos grupos de trabalho.
A QUEM SE DESTINA
Gestores, líderes de equipes,colaboradores de empresas privadas e instituições públicas.
OBJETIVOS
Promover reflexões e práticas sobre o desenvolvimento de competências interpessoais para construir relações colaborativas no ambiente de trabalho.
Aplicar de técnicas e ferramentas de comunicação eficaz em diferentes objetivos e situações, visando construir uma conversação que satisfaça os interesses das partes envolvidas e da organização como um todo.
Contribuir para uma mudança cultural na organização a partir do fomento a uma cultura da empatia e da assertividade nas conversas institucionais.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
Aprimoramento da comunicação de forma a exercer com efetividade excelência nas conversas no ambiente de trabalho.
Disponibilização de um conjunto de técnicas e ferramentas de conversação de acordo com a situação/objetivo.
Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando na empatia e assertividade, por meio do autoconhecimento quanto aos estilos de relacionamento interpessoal.
Desenvolvimento da comunicação assertiva e baseada em objetividade, clareza, estilos de conversação, saber ouvir e feedbacks.
Desenvolvimento da sinergia nas relações de trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A ORGANIZAÇÃO COMO UNIVERSO CONVERSACIONAL
- O papel da comunicação na cultura e clima organizacional
- A qualidade da comunicação interativa das pessoas e a produtividade e sustentabilidade das relações de trabalho
- Efetividade da comunicação nas conversas de trabalho
- Os conflitos de comunicação e o tratamento dos mesmos
- As competências conversacionais e suas ferramentas ou técnicas de comunicação
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA:UM ESTILO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- Empatia e assertividade:as bases da construção da confiança nas relações interpessoais
- Estilos de relacionamento assertivos e não assertivos:vantagens e aplicações
- Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento diagnóstico do uso da assertividade X não-assertividade
ESTILOS DE CONVERSAÇÃO: DO DIÁLOGO À DISCUSSÃO HÁBIL
- Diferença entre diálogo e discussão/ argumentar e perguntar
- Comportamentos para efetivar uma conversação eficaz:o uso da inteligência emocional e social
- Aplicação dos estilos de conversação aos processos decisórios e de manejo de conflitos
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EFICAZ NAS CONVERSAS DE TRABALHO
- Aplicação das técnicas de acordo com as situações e os objetivos pretendidos
- A técnica da escuta ativa:conceito,aplicações e casos práticos
- A técnica do feedback e abertura:conceito,aplicações e casos práticos
- A técnica da indagação ou questionamento socrático:conceito,aplicações e casos práticos
- A metodologia da comunicação não violenta:conceito,aplicações e casos práticos
METODOLOGIA
A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.
Serão aplicados os princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, para que os participantes possam fazer um link com suas experiências e casos reais.
Como plataforma de interação online será utilizado o Zoom, que permite ampla comunicação de duas vias entre participantes e facilitador.
CARGA HORÁRIA
Formato online ao vivo:12 (doze) horas, em quatro encontros diários de 3 horas.
Formato presencial:16 (dezesseis ) horas,em dois dias consecutivos de 8 horas.
PROFESSORA – Rosa Porto
Rosa Porto é Mestre em Engenharia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt-terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute.
Professora da FGV – Fundação Getúlio Vargas / RJ, FDC - Fundação Dom Cabral e da UCAM – Universidade Cândido Mendes, em cursos de pós-graduação e programas de MBA. Consultora e professora na área de desenvolvimento humano, liderança e qualidade de vida, atuou em inúmeros programas pra empresas privadas e instituições públicas, em diversos programas das áreas comportamental e gerencial. Desenvolveu sua carreira profissional na PETROBRAS, nas áreas técnica, gerencial e de Recursos Humanos (Universidade Corporativa).
Professora e consultora do IDEMP Educação Corporativa, onde ministra os seguintes treinamentos: “Administração de Conflitos nas Organizações”; “Desenvolvimento da Competência em Liderança”; “Capacitação em Dinâmica de grupo e Jogos de Empresa”; “Liderança de Equipes de Alto Desempenho”; “Oficina de Produtividade e Resultados Competitivos em Tempos de Crise”; “Qualidade de Vida e Gerenciamento do Estresse”; “Resiliência – Uma Competência Para Gerenciamento de Crises”.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
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Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL