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Duração Horário Professor (a)
12 horas 14h00min às 18h00min Rosa Porto

APRESENTAÇÃO

A maneira como as pessoas conversam é determinante para aproximá-las ou  afastá-las.Grande parte dos problemas do trabalho tem origem em uma comunicação ineficaz e deficiente nas interações institucionais e isso pode ser amenizado e frequentemente evitado apenas com atitudes de sensibilidade e com palavras colocadas na forma correta.Falar e conversar são universos bem diferentes...

Por que não adotar um estilo de conversação que permita relacionamentos colaborativos e produtivos? Afinal,são por meio das conversas que  somos capazes de interagir e assim construir nossos relacionamentos pessoais e profissionais.No ãmbito das organizações o alto desempenho é fruto de conversas produtivas.

Para garantir que esses relacionamentos tenham melhor qualidade, precisamos aprimorar o desenvolvimento de nossas competências conversacionais, favorecendo assim a coordenação de ações para um processo de construção compartilhada.

Várias abordagens e ferramentas tem sido aplicadas para tornar a comunicação mais eficaz nas organizações,promovendo conversas que produzem conectividade a partir da construção da confiança entre as pessoas.O que elas tem em comum:o uso de competências conversacionais.

Trata-se de um aprendizado de atitudes e habilidades aplicadas à linguagem e forma  que buscam construir confiança recíproca,fortalecendo comportamentos que aumentem a  disposição para cooperação e apoio mútuo. A aplicação das  competências conversacionais na forma de  ferramentas,permite a promoção de  conversas numa visão de sinergia nos grupos de trabalho. 


A QUEM SE DESTINA 

Gestores, líderes de equipes,colaboradores de empresas privadas e instituições públicas.


OBJETIVOS                                                                        

Promover reflexões e práticas sobre o desenvolvimento de competências interpessoais para construir relações colaborativas no ambiente de trabalho.

Aplicar de  técnicas e ferramentas de comunicação eficaz em diferentes objetivos e situações, visando construir uma conversação que satisfaça os interesses das partes envolvidas e da organização como um todo.

Contribuir para  uma mudança cultural na organização a partir do fomento a uma cultura da empatia e da assertividade nas conversas institucionais.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES                         

Aprimoramento da  comunicação de forma a exercer com efetividade excelência nas conversas no ambiente de trabalho.

Disponibilização de um conjunto de técnicas e ferramentas de conversação de acordo com a situação/objetivo.

Desenvolvimento de habilidades de interação humana, focando na empatia e assertividade, por meio do autoconhecimento quanto aos estilos de relacionamento interpessoal.
Desenvolvimento da comunicação assertiva e baseada em objetividade, clareza, estilos de conversação, saber ouvir e feedbacks.

Desenvolvimento da sinergia nas relações de trabalho.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A ORGANIZAÇÃO COMO UNIVERSO CONVERSACIONAL

  • O papel da comunicação na cultura e clima organizacional
  • A qualidade da comunicação interativa das pessoas e a produtividade e sustentabilidade das relações de trabalho
  • Efetividade da comunicação nas conversas de trabalho
  • Os conflitos de comunicação e o tratamento dos mesmos
  • As competências conversacionais e suas ferramentas ou técnicas de comunicação

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA:UM ESTILO DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

  • Empatia e assertividade:as bases da construção da confiança nas relações interpessoais
  • Estilos de relacionamento assertivos e não assertivos:vantagens e aplicações
  • Estilos de relacionamento interpessoal: aplicação de instrumento diagnóstico do uso da assertividade X não-assertividade

ESTILOS DE CONVERSAÇÃO: DO DIÁLOGO À DISCUSSÃO HÁBIL

  • Diferença entre diálogo e discussão/ argumentar e perguntar
  • Comportamentos para efetivar uma conversação eficaz:o uso da inteligência emocional e social
  • Aplicação dos estilos de conversação aos processos decisórios e de manejo de conflitos

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EFICAZ NAS CONVERSAS DE TRABALHO

  • Aplicação das técnicas de acordo com as situações e  os objetivos pretendidos
  • A técnica da escuta ativa:conceito,aplicações e casos práticos
  • A técnica do feedback e abertura:conceito,aplicações e casos práticos
  • A técnica da indagação ou questionamento socrático:conceito,aplicações e casos práticos
  • A metodologia da comunicação não violenta:conceito,aplicações e casos práticos

METODOLOGIA

A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.

Serão aplicados os princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, para que os participantes possam fazer um link com suas experiências e casos reais.

Como plataforma de interação online será utilizado o Zoom, que permite ampla comunicação de duas vias entre participantes e facilitador.


CARGA HORÁRIA                                                               

Formato online ao vivo:12 (doze) horas, em quatro encontros diários de 3 horas.

Formato presencial:16 (dezesseis ) horas,em dois dias consecutivos de 8 horas.


PROFESSORA – Rosa Porto                                           

Rosa Porto é Mestre em Engenharia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia, com diversas especializações: consultoria organizacional, dinâmica de grupo, análise transacional, arte terapia e gestalt-terapia. Especializada na Formação Holística de Base, pela Universidade Holística Internacional de Brasília. Coach de executivos, com formação internacional pelo Integrated Coaching Institute.

Professora da FGV – Fundação Getúlio Vargas / RJ, FDC - Fundação Dom Cabral e da UCAM – Universidade Cândido Mendes, em cursos de pós-graduação e programas de MBA. Consultora e professora na área de desenvolvimento humano, liderança e qualidade de vida, atuou em inúmeros programas pra empresas privadas e instituições públicas, em diversos programas das áreas comportamental e gerencial. Desenvolveu sua carreira profissional na PETROBRAS, nas áreas técnica, gerencial e de Recursos Humanos (Universidade Corporativa).

Professora e consultora do IDEMP Educação Corporativa, onde ministra os seguintes treinamentos: “Administração de Conflitos nas Organizações”; “Desenvolvimento da Competência em Liderança”; “Capacitação em Dinâmica de grupo e Jogos de Empresa”; “Liderança de Equipes de Alto Desempenho”; “Oficina de Produtividade e Resultados Competitivos em Tempos de Crise”; “Qualidade de Vida e Gerenciamento do Estresse”; “Resiliência – Uma Competência Para Gerenciamento de Crises”.


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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