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Duração Horário Professor (a)
18 horas 14h00min às 17h00min José Paulo Moreira de Oliveira

UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTE PROGRAMA

Hoje, mais do que nunca, a Comunicação escrita se insere como ferramenta fundamental para a gestão administrativa. Cada vez mais, a diferenciação entre os Órgãos Públicos advém da capacidade de atender ao cliente com eficiência, antecipar-se às demandas da sociedade e agir com transparência e impessoalidade na resolução de problemas corporativos.

Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de cartas, ofícios, circulares, e-mails e demais documentos oficiais é de suma importância para o bom funcionamento das Organizações.

O Programa considera as seguintes premissas:

  • O crescimento avassalador da informática modificou radicalmente os conceitos de tempo, espaço, sigilo e confidencialidade.
  • A escrita passa por profundas transformações, que demandam do servidor o desenvolvimento de novas habilidades, resultantes das exigências de um público amplo, diversificado e cada vez mais exigente. Não há mais espaço para a leitura de tratados intrincados e volumosos.
  • Profundidade, pertinência, substância e amplo domínio do assunto continuam como virtudes valorizadas e apreciadas. O problema reside na forma como esses conceitos serão transmitidos ao leitor.

Em consonância com esses princípios, será utilizado como base a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República (2018). Nele, enfatiza-se o tratamento diferenciado de questões ligadas à clareza, impessoalidade, transparência e publicidade dos documentos oficiais, além da abordagem de temas não contemplados em edições anteriores, tais como coesão textual, uso do e-mail e observância do paralelismo, entre outros.

Importante destacar que nosso Programa já contempla essas alterações.


OBJETIVO GERAL DO TREINAMENTO

Proporcionar a aquisição de informações capazes de levar os participantes a:

  • Ajustar conteúdos técnicos a níveis praticáveis, que correspondam à experiência e à capacidade de compreensão do leitor;
  • Conhecer novas técnicas redacionais, capazes de aumentar a clareza e a legibilidade das informações;
  • Eliminar erros gramaticais e vícios de linguagem, capazes de provocar “ruídos” comunicativos;
  • Melhorar o padrão de clareza e transparência dos ofícios, circulares, e-mails e demais documentos corporativos;
  • Produzir resultados com qualidade e tempestividade, mediante a racionalização dos controles e a eliminação do excesso de burocracia, que engessa o fluxo normal das atividades, provoca retrabalho e prejudica a correta prestação dos serviços.
  • Vivenciar as alterações resultantes da implementação do novo acordo ortográfico.

A QUEM SE DESTINA

“Comunicação Escrita Oficial” é direcionado a servidores que necessitam rever / atualizar / aprofundar seus conhecimentos gramaticais, além de conhecerem ferramentas de linguagem, imprescindíveis para se obter uma comunicação direta e eficaz com a sociedade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O Programa consubstancia o entendimento de que ninguém está definitivamente formado. Espera-se que, ao final do treinamento, os participantes estejam aptos a perceber que a comunicação escrita se configura como instrumento essencial para a consolidação de experiências inovadoras, que abrem espaço para a reestruturação e a modernização institucional, em consonância com a dimensão do momento de grandes transformações que estamos vivendo.


O QUE SERÁ ESTUDADO

MÓDULO I

Linguagens

  • Adequação da linguagem utilizada, visando facilitar a exata compreensão das informações prestadas;
  • Utilização de padrões – formal ou culto – adequados ao contexto e às necessidades informacionais do leitor;
  • A Redação Oficial: orientações do Manual de Redação da Presidência da República (nova edição) e dos manuais do TSE, do TCE-RJ, do STF e do TCES.
  • O decreto 9.758, de 11 de abril de 2019, que dispõe sobre a forma de tratamento e de endereçamento nas comunicações com agentes públicos da administração pública federal.

MÓDULO II

Levando o leitor à ação

  • Como exercer controle rigoroso sobre a quantidade de informações;
  • Como implementar as ações necessárias para evitar:
  1. Rebuscamentos de linguagem;
  2. Má utilização de termos genéricos;
  3. Emprego de jargões e de frases estereotipadas;
  4. Utilização de períodos excessivamente longos;
  5. Utilização inoportuna de estrangeirismos e tecnicismos;
  6. Ausência de coesão e de coerência textuais;
  7. Quebra de paralelismo.

MÓDULO III

Questões gramaticais

Observância de questões gramaticais ligadas a:

  • Formas de impessoalidade;
  • Uso do bom e do mau gerúndio;
  • Uso dos sinais de Pontuação;
  • Concordância nominal e verbal;
  • Emprego do acento grave indicador da crase;
  • Emprego dos pronomes demonstrativo, pessoal e relativo;
  • Colocação pronominal;
  • Ordenação das palavras na frase;
  • Alterações promovidas pelo novo acordo ortográfico.

MÓDULO IV

O texto técnico

Apresentação do texto técnico

  • O ofício: regras de uso. O que mudou e o que não mudou na redação oficial;
  • E e-mail: regras de uso. A netiqueta;

Desenvolvimento do texto técnico

  • Como alcançar a precisão vocabular com base em uma leitura contextual;
  • Como evitar frases de ladainha, eliminar ambiguidades e aumentar a legibilidade dos documentos institucionais;
  • Como trabalhar coesão e coerência textual.

METODOLOGIA

Participativa e fundamentalmente interativa, apoiada tanto na fundamentação conceitual como na abordagem de cases empresariais — consubstanciada em exercícios práticos — aliada à vivência simulada de “ruídos” de comunicação corporativos.


CARGA HORÁRIA

O curso terá duração de 18 (dezoito) horas , divididas em 4 encontros de 3 horas + 3 horas de correção e devolutiva de trabalhos.


Professor // JOSÉ PAULO MOREIRA OLIVEIRA

Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduado em Comunicação empresarial, José Paulo Oliveira, em 35 anos de magistério, lecionou em vários colégios e universidades, no Rio de Janeiro e em São Paulo.            

Atualmente, José Paulo coordena o Programa de Aprendizagem para alunos do ensino médio da FGV. Foi professor do colégio de São Bento e da Escola Teológica da Congregação Beneditina, afiliada ao Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma. Coordenou o curso de Comunicação Escrita para Executivos da Fundação Getúlio Vargas (antigo Catesp) e lecionou, por nove anos, na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Graduação e na Pós-Graduação (RJ e SP). 

Atua com destaque no mercado de Consultoria em Comunicação, Elaboração de textos técnicos e Business Writing. Escreve artigos para várias revistas especializadas e sites mundiais e participa de bancas examinadoras para elaboração de provas de concursos públicos. José Paulo vem atuando como Professor, Palestrante e Consultor para inúmeras organizações públicas e privadas, já tendo sido contratado por notória especialização pelos mais renomados órgãos públicos de todo o País. 

É um dos autores do livro Como Escrever Melhor, presente na série Sucesso Profissional, publicada pela Publifolha (já com mais de cem mil exemplares vendidos, no Brasil e no exterior). O livro tem sua trajetória internacional consolidada, com distribuição na Inglaterra, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália, Índia, Países Árabes e Hong Kong, sob o título Writing Skills. São ainda de sua autoria os livros “Como escrever textos técnicos” (editado pela Cengage Learning do Brasil), “A Redação Eficaz (editado pela Campus) e “Guia de Referência Promocional” (editado pelo Senai). Na área de manuais, escreveu “Dicas de Redação da Petrobras Distribuidora – BR e os manuais de redação da Docenave, da CGE do Maranhão e do jornal “O Liberal” (PA).

Professor e consultor do IDEMP Educação Corporativa, onde ministra os seguintes treinamentos: “Comunicação Escrita Empresarial”; “Comunicação Escrita Oficial”; “Elaboração de Relatórios, Notas Técnicas E Pareceres”; “Oficina de Produção de Relatórios de Acompanhamento de Fiscalização e Controle”; “Redação de Normas Técnicas”.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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