Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 04/06/25 a 06/06/25 R$ 900,00 Online Aberta
On-line 24/09/25 a 26/09/25 R$ 900,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
9 horas 09h00min às 12h00min Alberto Almeida dos Santos

APRESENTAÇÃO

Os Estudos Técnicos, o Termo de Referência e o Projeto Básico são instrumentos de gestão estratégica fundamentais para o êxito das contratações públicas. Como documentos que comportam informações tanto de natureza procedimental, quanto de natureza técnica, relacionadas ao objeto da contratação, sua elaboração requer a participação integrada de órgãos e agentes públicos de diferentes áreas. Seja, portanto, em razão da complexidade de seu objeto, ou pela natural dificuldade de integração de conhecimentos multidisciplinares, são comuns, no âmbito de toda a Administração Pública, casos em que erros e imperfeições em tais documentos importam em nulidades de licitações e contratações, ou em dificuldades práticas para o cumprimento dos contratos. 

Neste curso, a partir da análise crítica dos preceitos gerais que regem a contratação pública, em seus aspectos gerenciais e jurídicos, os participantes terão a oportunidade de vislumbrar alternativas de forma e conteúdo para elaboração desses documentos, inclusive em atividades práticas, que servirão a subsidiá-los em suas funções e no aperfeiçoamento das contratações públicas. 

A QUEM SE DESTINA

Dirigentes, Gerentes, Diretores Administrativos e Ordenadores de Despesa; Pregoeiros, Membros das Comissões Permanentes e Especiais de Licitação; Servidores responsáveis pela elaboração de editais de licitação, pelo assessoramento técnico e jurídico e por fiscalização de contratos; e demais servidores e profissionais de áreas técnicas envolvidos direta ou indiretamente no processo licitatório.


RESULTADO PARA OS PARTICIPANTES

Aprimoramento do sistema de contratação pública de modo a proporcionar maior eficiência nos processos de aquisição de bens e contratação de serviços, tanto sob a ótica econômico-financeira, como do ponto de vista técnico. 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ASPECTOS JURÍDICOS E GERENCIAIS RELATIVOS AOS ESTUDOS TÉCNICOS, PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA

  • Conceito e distinção entre: Edital de Licitação, Especificações Técnicas, Estudos Preliminares, Anteprojeto, Projeto Básico, Projeto Executivo e Termo de Referência;
  • Competências: para elaborar os instrumentos de planejamento da contratação, o Edital e a Minuta do Contrato.
  • Estrutura básica do Termo de Referência: 
    • Requisitos indispensáveis;
    • Justificativa da contratação: elementos necessários; 
    • Fixando a modalidade e o tipo de licitação;
    • Itens que admitem aquisição em conjunto;
    • Entendimento do TCU sobre o agrupamento de itens “por lote”;
    • Pesquisa de preços.
  • Especificando materiais:
    • Os principais elementos da especificação;
    • Desempenho mínimos e taxativos; 
    • Unidade de medidas; 
    • Principais defeitos nas especificações;
    • Responsabilidade do setor técnico na formulação das especificações;
    • Indicação de marca:
    • A questão qualitativa;
    • As normas de fabricação e as normas qualitativas;
    • O direcionamento;
    • A subdivisão em itens (o parcelamento do objeto);
    • O posicionamento dos tribunais de contas sobre descrição do objeto nas Licitações;
    • As amostras.
  • Especificando serviços:
    • Definição de serviço;
    • Serviços de natureza continuada;
    • Periodicidades e metodologias de execução;
    • Procedimentos nos principais serviços: limpeza, vigilância, transporte, manutenção de equipamentos;
    • Descrição qualitativa dos uniformes, EPI, materiais e equipamentos;
    • Orientações segundo a IN 05/2017, atualizada pela IN 07/2018;
    • O Decreto 9.507, de 2018.
  • Especificando obras:
    •  Definição de obras e serviços de engenharia;
    •  Elaboração do orçamento de referência segundo Decreto 7.983, de 2013;
    •  Estudos preliminares, anteprojeto, projeto básico e projeto executivo;
    •  Licenciamento ambiental;
    •  Composição de custo e preço.
  • A terceirização no serviço público:
    •  Conceito e formas de terceirizar;
    •  Limitações à terceirização no serviço público;
    •  Índice de produtividade e quantificação de profissionais;
    •  Construção do perfil dos terceirizados;
    •  Fixação dos salários dos empregados terceirizados;
    •  Entendimentos do TCU sobre a terceirização;
    •  Repercussões da Lei nº 13.429/2017

OFICINA DE TRABALHO PARA ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS BÁSICOS E TERMOS DE REFERÊNCIA.

Análise de Termos de Referência / Projetos Básicos com indicação de aperfeiçoamentos. Os TR ou PB poderão ser trazidos pelos participantes, a partir de sua vivência profissional, ou serem oferecidos pelo instrutor. 


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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