Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 20/05/25 a 21/05/25 R$ 800,00 Online Aberta
On-line 20/10/25 a 21/10/25 R$ 800,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
8 horas 09h00min às 12h00min Fabrizio de Queiroz Araújo

VISÃO GERAL SOBRE O PROGRMA

A necessidade de compreender a importância da correta elaboração e estruturação do Estudo Técnico Preliminar e do Termo de Referência destinados à contratação de Bens e Serviços Comuns e os desafios impostos aos agentes públicos para a segura elaboração dos referidos documentos a partir das alterações e novidades introduzidas pela Lei nº 14.133/21 apresenta-se como o principal objetivo deste treinamento.

Importante ressaltar que o curso é destinado ao aprofundamento de conhecimentos dos profissionais responsáveis pela elaboração do Estudo Técnico Preliminar e do Termo de Referência destinado à contratação de Bens e Serviços Comuns, inclusive aqueles que já possuam certificação profissional emitida por escola de governo criada e mantida pelo poder público, especialmente em decorrência dos grandes desafios apresentados pela Lei nº 14.133/21 e a necessidade de compatibilização com o plano de contratações anual.

A ideia central do curso é a reflexão e debate sobre os aspectos jurídicos e procedimentais a serem observados pelos profissionais responsáveis pela elaboração do Estudo Técnico Preliminar e do Termo de Referência na fase preparatória da licitação de modo a propiciar segurança na tomada de decisões, acompanhamento eficiente do processamento e trâmite da licitação e impulso correto dos atos administrativos e, ao mesmo tempo, também é orientado para a prática, a partir de debates e proposições que serão realizados em sala de aula e da experiência do professor com o tema, sem descuidar da apresentação de casos concretos pelos participantes do curso. Assim, conjuga-se a ideia de compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre o tema e, ainda, de como definir o fluxo das informações, a fim de atender as premissas e as implicações da nova lei de licitações.


QUEM ESTARÁ NESTE TREINAMENTO                             

  • Profissionais responsáveis pela elaboração do Estudo Técnico Preliminar e do Termo de Referência destinado à contratação de Bens e Serviços Comuns, inclusive aqueles que já possuam certificação profissional emitida por escola de governo criada e mantida pelo poder público, e que necessitam obter conhecimentos mais profundos sobre a elaboração dos referidos documentos.
  • Profissionais que desejem obter maiores conhecimentos sobre as diretrizes e encadeamento da fase preparatória do processo licitatório, a partir das inovações introduzidas recentemente.
  • Gerentes, analistas e técnicos das áreas de compras e suprimentos, licitações, planejamento, finanças, orçamento, jurídico, auditoria, almoxarifado, controle interno e outras que se interligam às compras, licitações e contratações.
  • Gestores de contratos pertencentes à Administração Pública direta ou indireta, no âmbito da esfera federal, estadual ou municipal.
  • Membros de empresas que participam de licitações perante o setor público que desejem adequar-se aos novos preceitos e exigências dispostos nos editais de licitação e contratos administrativos.

PROPÓSITOS DO TREINAMENTO                                     

  • Abordar a Lei 14.133/21 e os principais instrumentos normativos sobre licitações e contratações, sob o enfoque da correta elaboração e estruturação do Estudo Técnico Preliminar e do Termo de Referência destinados à contratação de Bens e Serviços Comuns e os desafios impostos aos agentes públicos para a segura elaboração dos referidos documentos.
  • Promover a discussão e análise sobre o encadeamento da fase preparatória do procedimento licitatório e os principais conceitos apresentados pela Nova Lei de Licitações.
  • Dotar os participantes de uma visão sistêmica a respeito da elaboração e estruturação do Estudo Técnico Preliminar e do Termo de Referência de modo a prepará-los para aplicar de forma segura o novo regime das contratações públicas.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES                        

  •  Instrumentalização para a efetiva e segura elaboração e estruturação do Estudo Técnico Preliminar e do Termo de Referência destinados à contratação de Bens e Serviços Comuns e adoção de boas práticas no planejamento das compras e contratações públicas, balizando-se pelos princípios insculpidos na Lei 14.133/21.
  • Capacitação para o desenvolvimento de novos agentes de mudança organizacional, a partir de uma perspectiva de foco na responsabilidade primordial da Administração Pública de promover licitações e contratações socialmente responsáveis, eficazes e alinhadas à tendência mundial de valorização da sustentabilidade e correto uso de recursos naturais e públicos.

O  QUE SERÁ ESTUDADO

  • o âmbito de aplicação da nova Lei de licitações;
  • os princípios, definições e principais conceitos trazidos pelo novo regime de licitações e contratações públicas (Lei 14.133/21) que os agentes públicos responsáveis pela elaboração do estudo técnico preliminar e do termo de referência destinados à contratação de bens e serviços comuns necessitam conhecer;
  • a fase preparatória da licitação de acordo com a Lei Compras e Licitações sustentáveis na Administração Pública;
  • a elaboração e estruturação do estudo técnico preliminar destinado à contratação de bens e serviços comuns;
  • a evidenciação do problema a ser resolvido e da necessidade da contratação;
  • a previsão da contratação no plano de contratações anual;
  • a interdependência com outras contratações;
  • o levantamento de mercado e a justificativa técnica e econômica do tipo de solução a contratar;
  • o demonstrativo dos resultados pretendidos;
  • possíveis impactos ambientais e respectivas medidas mitigadoras;
  • a elaboração e estruturação do termo de referência destinado à contratação de bens e serviços comuns;
  • a definição do objeto da contratação;
  • a fundamentação da contratação;
  • a descrição da solução como um todo e a análise do ciclo de vida contratação;
  • a evidenciação do modelo de gestão do contrato;
  • os critérios de medição e pagamento;
  • análise de estudos técnicos e de termos de referência.

METODOLOGIA

Exposição dialogada, debates e análise de casos concretos em grupo.


CARGA HORÁRIA                                                               

O curso terá a duração de 8 (oito) horas, em 04 dias, 02 horas/dia.


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


ColorBox demo