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Duração Horário Professor (a)
12 horas 09h00min às 12h00min Sergio Ricardo de Magalhães Souza

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

As normas da série ISO 55000 são um conjunto de diretrizes essenciais para a gestão estratégica de ativos em indústrias e demais propriedades. O objetivo é a maximização do valor dos ativos ao longo de seu ciclo de vida e, por meio das diretrizes e recomendações das normas, proporcionar uma base sólida para tomada de decisão embasadas em evidências, considerando aspectos técnicos, financeiros e operacionais. Além disso, a sua implementação auxilia na redução de riscos expostos, otimização de custos e obtenção de vantagem competitiva, ampliando a disponibilidade dos ativos.

No contexto empresarial, um ativo é recurso tangível ou intangível que possui valor econômico e é controlado por uma organização. Os ativos tangíveis são ativos materiais como edifícios, estoques, equipamentos etc. Já os ativos intangíveis não são materiais, como por exemplo propriedade intelectual, marcas registradas e reputação.

A série de normas ISO 55000, intituladas “Gestão de Ativos – Visão Geral, Princípios e Terminologia”, é um conjunto de diretrizes internacionais que orientam a gestão estratégica de ativos. Seu objetivo é otimizar o valor dos ativos ao longo de seu ciclo de vida, considerando aspectos técnicos, financeiros, operacionais e impactos ambientais e sociais.

As normas promovem abordagem baseada em evidências, com ênfase na transparência, responsabilidade e integração dos ativos com a estratégia organizacional. Ao seguir as diretrizes da ISO 55000, as empresas podem obter benefícios como otimização do desempenho dos ativos, redução de custos operacionais e minimização dos riscos de falhas. Elas desempenham papel fundamental na implementação de um sistema de gestão de ativos integrado eficiente. Ao adotar suas diretrizes, as organizações podem alcançar uma série de benefícios significativos, por exemplo, uma estrutura consistente e abrangente para a gestão dos ativos, ajudando as empresas a estabelecer políticas claras, processos documentados e procedimentos padronizados. Também incentiva a tomada de decisões embasadas em evidências, apoiando-se em dados e informações concretas para aquisição, operação, manutenção e descarte de ativos.

A integração dos ativos com a estratégia organizacional também é um aspecto relevante abordado pelas normas, pois ela destaca a importância de alinhar os objetivos de negócio com a gestão dos ativos, resultando em uma abordagem mais coerente e uma melhor alocação de recursos.

Na busca pela gestão eficiente de ativos de acordo com a norma ISO 55000, diversos programas de manutenção podem desempenhar papeis fundamentais, como por exemplo: Manutenção Preventiva, Manutenção Preditiva, Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) e Manutenção Baseada na Condição (MBdC), mas ainda há os aspectos relacionados a Gestão de Riscos dos ativos em si e da sua manutenção, o que torna oportuna a visão da necessidade de padronização de processos, procedimentos, políticas e indicadores-chave de desempenho (KPIs).

É importante ressaltar que as normas não descrevem um processo específico para a implementação da gestão de ativos, mas sim um sistema que abrange diversos elementos inter-relacionados. Para implementar a gestão integrada de ativos, segundo a ISO 55000, é necessário considerar elementos como contexto da organização, lideranças, planejamento, suporte, condições de operação, avaliações de desempenho e melhoria contínua.

A importância de um curso de Gestão de Ativos com base nas normas internacionais é clara, pois se trata de capacitar profissionais para a gestão estratégica e metodológica dos ativos o que representa preservação de valor para as organizações.


BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS

  • Compreender a importância dos ativos e seu valor;
  • Entender o que é e as aplicações de Sistemas de Gestão de Ativos;
  • Aprender quais os riscos expostos aos ativos e o planejamento de proteções;
  • Conhecer os conceitos chave associados aos princípios da gestão de ativos segundo as normas internacionais e as melhores práticas;
  • Compreender o verdadeiro papel e potencial das auditorias internas para a gestão de ativos.

METODOLOGIA

Expositiva e participativa.


MATERIAL DIDÁTICO

Hangouts das apresentações, exercícios e estudos de caso.


CARGA HORÁRIA

A carga horária do curso é de 12 horas (com encontros de 3 horas por dia), ao vivo, online.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 1 - Introdução

  • Ativos – Definições e Conceitos
  • Ativos Tangíveis e Intangíveis
  • Importância de Gestão Metodológica e Estratégica dos Ativos
  • Normas para Gestão de Ativos – ISO 55.000 (ISO 55001:2014 e ISO 55.002:2018) 

Módulo 2 - Planejamento da Gestão de Ativos nas Organizações

  • A Organização e seu Contexto
  • O Escopo de um Sistema de Gestão de Ativos
  • Portfólio de Ativos – Visão Estratégica
  • Estrutura de um Sistema de Gestão de ativos
  • Plano Estratégico e Planos de Gestão de Ativos

Módulo 3 - Execução da Gestão de Ativos

  • Processo de Implantação da Gestão de Ativos
  • Política de Gestão de Ativos
  • Programa de Gestão de Ativos
  • Liderança, Governança, Papéis Organizacionais, Responsabilidades e Autoridades
  • Identificação de Ativos Críticos
  • Projeto e Aquisição de Ativos Críticos
  • Recursos e Competências
  • Plano de Comunicação

Módulo 4 – Gerenciamento de Riscos e Controles

  • Riscos – Ameaças e Oportunidades – Riscos Negativos e Positivos
  • Classificação e Parâmetros de Risco
  • Valor em Risco dos Ativos
  • Avaliação Patrimonial – Valores Determinantes
  • Metodologias Aplicadas à Gestão de Riscos – COSO e ISO 31.000
  • Risk Assessment e Programa de Resposta aos Riscos Expostos
  • Controles das Exposições e Respostas
  • Riscos da Terceirização

Módulo 5 – Monitoramento de Ativos e Auditorias do Sistema de Gestão de Ativos

  • Auditorias – Tipos e Objetivos
  • Requisitos de Informações e Documentos
  • Aspectos Financeiros e Não Financeiros
  • Equilíbrio entre Custos, Desempenho e Riscos
  • Capex, Opex e Totex
  • Custos do Ciclo de Vida e Análise de LCC (Life Cycle Costs)
  • Atividades do Ciclo de Vida
  • Vida Útil Remanescente (RUL - Remaining Useful Life)
  • Gestão de Contratos de Terceirização – SLA´s
  • KPI´s

Módulo 6 – Melhoria Contínua do Sistema de Gestão de Ativos

  • Monitoramento e Indicadores
  • High Level Structure, High Operational Level e High Protect Risk
  • Programas de Manutenção de Ativos
  • Não Conformidade e Ações Corretivas
  • Processo de Tomada de Decisão Sobre Ativos - Critérios
  • Análise para Atualização Tecnológica

DOCENTE

Sergio Ricardo de Magalhães Souza

Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF.

Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e do CVG – Clube de Vida em Grupo RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Membro do PMI Project Management Institute. Fellow at The Professional Risk Managers International Association (PRMIA) e International Association of Risk and Compliance Professionals (IARCP).

Atuou como Superintendente da SulAmérica Seguros e da Nacional/Unibanco Seguros por 25 anos, sendo responsável pelo desenvolvimento das áreas de Subscrição de Riscos, Produtos e Sinistros, Foi Gerente de Riscos no Grupo Bureau Veritas, Gerente de Projetos na Brascep Engenharia e Gerente de Engenharia na Petróleo Ipiranga.

É Coordenador do MBA Saúde Suplementar, MBA Seguros e Previdência e do MBA Governança, Riscos, Controles e Compliance na UCP/IPETEC. Professor dos programas de Pós-Graduação do IDEMP, IBMEC, ESNS, UFF, FGV, FUNCEFET, IPETEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN, IBP – Instituto Brasileiro do Petróleo, CBV – Confederação Brasileira de Voleibol. Foi Coordenador Acadêmico do MBA em Gerência de Riscos – UFF/ESNS, MBA Executivo em Seguros e Resseguro da ESNS, MBA Gerência de Riscos da ESNS, MBA Gestão de Performance – FUNCEFET, MBA Seguros Gestão Estratégica – UVA.

Sócio-Diretor da Gravitas AP. Executivo dos mercados de consultoria, seguros, engenharia e gestão de riscos com mais de 25 anos de experiência.

Professor e consultor associado do IDEMP.


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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