Gestão de Conflitos nas Organizações Como beneficiar-se dos conflitos e minimizar prejuízos para a organização
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Duração | Horário | Professor (a) |
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12 horas | 09h00min às 13h00min | Rosa Porto |
Há muitos exemplos típicos, nos negócios, na vida em família e na sociedade, de como o conflito é mal interpretado e como a visão negativista sobre ele obstrui a habilidade de resolver efetivamente as diferenças. Na verdade, o conflito é algo complexo e obscuro para quem está diretamente vivendo os seus efeitos. Nas empresas, o conflito aparece como o lado sombrio da alma humana e, raramente, as pessoas se beneficiam a partir dele.
No mundo dos negócios, o conflito é um dos fatores de maior peso nos chamados custos invisíveis das organizações, pois vai corroendo as relações e prejudicando as possibilidades de alto nível de produtividade e rentabilidade decorrentes da sinergia das interações humanas. Extrair benefícios dos conflitos é ainda um grande desafio para as organizações e, em especial, para os líderes preocupados com o equilíbrio do tripé da competitividade: resultados x satisfação das pessoas x inovação.
A QUEM SE DESTINA
Gerentes e líderes de equipes de empresas privadas e instituições públicas.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
Os participantes deste treinamento estarão habilitados a perceber o lado positivo dos conflitos e da tensão criativa por eles gerada, para:
- escolher o estilo adequado de manejo de conflitos;
- desenvolver atitudes e habilidades eficazes para lidar com conflitos, beneficiando a si mesmos e à organização;
- identificar a causa do conflito e os comportamentos a serem adotados de forma prática e vivencial;
- identificar seus estilos de manejo preferidos, de forma a analisar criticamente a sua adequação às diversas situações que enfrenta no dia a dia;
- promover mais rendimento, produtividade e qualidade de vida na busca de resultados.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Visão tradicional e visão contemporânea do conflito: mudança do significado dos conflitos frente às mudanças organizacionais; como o erro é tratado hoje pelas organizações modernas; os estilos de liderança e poder na administração de conflitos.
- Causas e naturezas dos conflitos: identificação da origem do conflito e de seu caráter sistêmico no contexto organizacional; reconhecimento da natureza ou origem do conflito e do grau de dificuldade respectivo.
- Tipos de conflitos: classificação dos conflitos quanto ao número de agentes envolvidos e do grau de dificuldade para o seu enfrentamento.
- Evolução e graus do conflito: o caráter do conflito como um processo evolutivo destrutivo quando não tratado; apresentação do modelo de nove graus ou níveis de desenvolvimento de um conflito; limitação do gestor em administrar versus o grau do conflito.
- Poder e solução de conflitos: como solucionar conflitos, dependendo da causa e do nível de envolvimento do gestor.
- Habilidades comportamentais requeridas no manejo de conflitos: o uso da inteligência emocional para lidar com conflitos.
- Estilos de manejo de conflitos: os cinco padrões ou estratégias de lidar com os conflitos; caracterização, vantagens de utilização de cada um deles e critérios de escolha de uma determinada estratégia.
- Abordagens para gerenciar as tensões e conflitos nas equipes de trabalho: aplicação em casos simulados e reais.
- Conhecendo do estilo pessoal de manejo de conflitos: aplicação do instrumento de Thomas-Kilmann.
METODOLOGIA
A metodologia é dinâmica e participativa, baseada no processo de aprendizagem vivencial, utilizando apresentações com recursos multimídia, exercícios diagnósticos, estudos e apresentação de casos.
Como plataforma de interação online será utilizada a plataforma o o Zoom, que permite ampla comunicação entre participantes e facilitador.
MATERIAIS DIDÁTICOS
Serão fornecidos aos participantes:apostila em PDF, slides de apresentação em PDF, bibliografia e links pertinentes ao tema.
REFERENCIAIS TEÓRICOS
Princípios de andragogia (educação de adultos) como base metodológica, na qual os participantes trazem suas experiências e casos reais. Como base conceitual são utilizados os seguintes referenciais teóricos: modelos de aprendizagem organizacional de Peter Senge, contextualização de organizações modernas de Steven Covey, Peter Drucker; aspectos de psicologia organizacional dos autores Silvia Vergara, Robbins & Finley, Edgar Schein, Chris Argyris e conceitos e aplicações de inteligência emocional desenvolvidos por Daniel Goleman. Como abordagem de administração de conflitos são adotados os referencias de Moscovici, Minicucci, Glasl, Weeks e Sparks. Como base instrumental são adotados os conceitos de Thomas – Kilmann (avaliação do estilo de manejo de conflitos).
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL