Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 26/08/24 a 29/08/24 R$ 1.020,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
12 horas 09h00min às 12h00min André Freitas

 

APRESENTAÇÃO

Os processos de Avaliação de Desempenho sempre despertaram grande interesse tanto na administração pública quanto na iniciativa privada. Atualmente, em função do momento econômico e das diversas exigências do mercado/clientes/sociedade busca-se otimizar os processos de trabalho identificando a pessoa certa para o lugar certo, onde possam ser bem aproveitados, com óbvias vantagens tanto para a organização quanto para o profissional. O que ocorre é que, muitas vezes, as organizações apoiam seus métodos de avaliação de desempenho apenas na verificação dos resultados quantitativos dos seus colaboradores e, mesmo assim, com base em atividades genéricas da função e não, necessariamente, com base nos processos de trabalho que a pessoa efetivamente realiza. Neste caso, geralmente, deixa de priorizar o desenvolvimento profissional e eventuais contribuições relevantes do colaborador.

As perguntas que surgem geralmente são: é possível reunir, em uma mesma metodologia uma forma de medir resultados e desenvolvimento profissional, de forma a atender à organização E às pessoas, simultaneamente? É possível trabalhar, ao mesmo tempo, com os conceitos “desempenho” e “competências”? Como implementar na prática? Há uma maneira de medir desenvolvimento profissional como ferramenta de planejamento de carreira? Pode-se utilizar competências para medir desempenho? Como estabelecer indicadores de desempenho e metas justas para as avaliações de desempenho? Como medir os resultados?

É comum que essas questões gerem ansiedades e resistências por parte das pessoas envolvidas no processo de Avaliação de Desempenho. Primeiro porque, muitas vezes, não conhecem as metodologias e técnicas de estabelecimento de indicadores e de metas e, segundo, porque o processo, além de demandar tempo e esforço, expõe qualidades mas, também, revela insuficiências dos envolvidos. Porém, sem evidenciarmos qualidades e insuficiências como podemos superar estas e potencializar aquelas? Ok, mas, como medir adequadamente? A resposta normalmente passa pela definição de um bom conjunto de indicadores de desempenho e o consequente estabelecimento de metas consistentes (desafiadoras, porém viáveis, possíveis).

O programa aqui proposto pretende discutir essas questões por meio de exposições conceituais entremeadas de experimentações práticas de um processo de definição de indicadores de desempenho quantitativos (resultados) e qualitativos (competências) e do estabelecimento das metas correspondentes, a fim de compor o processo de Avaliação de Desempenho por Competências.


OBJETIVOS

Este programa tem por objetivo treinar os participantes nas seguintes competências::

  • identificar os macroprocessos, os processos críticos, bem como seus subprocessos e grupos de atividades;
  • definir indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos;
  • definir o perfil ideal dos responsáveis por determinado conjunto de processos de trabalho;
  • estabelecer os objetivos e as metas que serão utilizadas no processo de Avaliação de Desempenho;
  • elaborar um Plano de Ação para o alcance dos objetivos traçados e para o desenvolvimento profissional de Avaliador e de Avaliado.

METODOLOGIA

O programa será conduzido, simultaneamente, on line ao vivo, em dois formatos: exposição dialogada onde serão apresentados e discutidos os principais técnicas para a definição de indicadores e metas; e no formato exercício onde os participantes terão a oportunidade de aplicar as técnicas apresentadas.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais em posição de gestão; profissionais de gestão de pessoas; participantes de processos de avaliação de desempenho nas posições de avaliador e de avaliado.


CARGA HORÁRIA

O treinamento on line será realizado com uma carga horária total de 16 horas, divididas em 4 segmentos diários de 4 horas cada.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Formato Exposição Dialogada

  1. Introdução:
  • tendências em Gestão de Pessoas e o panorama atual da Avaliação de Desempenho;
  • o que é a Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
  • o metaprocesso estratégico;
  • desdobramento dos direcionadores estratégicos em objetivos e metas;
  • o processo de Gestão de Competências.
  1. Processos de Trabalho:
  • o que é processo de trabalho;
  • decomposição de processos;
  • o produto do processo.
  1. Planejamento e Controle:
  • a definição do objetivo;
  • técnicas de priorização.
  1. Indicadores de Desempenho e de Acompanhamento:
  • o processo de controle;
  • conceito de indicadores e sua tipologia;
  • o que medir, porque medir, o processo de medição.
  1. Meta:
  • o que é meta e como estabelecê-la;
  • primeiras medições;
  • como acompanhar a evolução do desempenho
  1. Sistema de Gestão de Pessoas por Competências:
  • o que é competência e sua tipologia;
  • Matriz de Competências (MDC);
  • Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
  • estruturação de indicadores em processos de ADC;
  • estabelecimento de metas quantitativas e qualitativas em processos de ADC;
  • plano de desenvolvimento profissional.

Formato Exercícios – Aplicação Prática

EXERCÍCIO 1: PROCESSOS DE TRABALHO

  • relacionar processos e priorizá-los;
  • delimitar e compreender os de processos de trabalho;
  • determinar indicadores e metas.

EXERCÍCIO 2: PROCESSOS E PESSOAS:

  • determinar as competências requeridas com base nos processos priorizados no exercício 1;
  • evidenciar as competências individuais;
  • relacionar as lacunas de competências.

EXERCÍCIO 3: ELABORAR O ACORDO DE DESEMPENHO:

  • pactuar metas (indicadores quantitativos) relacionadas aos processos objeto do exercício 1;
  • estipular os indicadores qualitativos que farão parte da ADC, de acordo com o resultado do exercício 2.

EXERCÍCIO 4: ELABORAR UM PLANO DE AÇÃO:

  • elaborar um Plano de Ação (5W, 2H) para a obtenção do que foi estabelecido no exercício 3.

EXERCÍCIO 5: REALIZAR A ANÁLISE DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

  • simular a reunião de avaliação de desempenho.

CONCLUSÃO:

  • resgate dos exercícios: o que levamos daqui?

Curriculum resumido de André Freitas

Consultor em Gestão Empresarial, com grande vivência em Gestão de Pessoas por Competências, Gestão de Processos de Trabalho, e projetos de reestruturação organizacional. Pós em Marketing pela ESPM/RJ e formação em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo ILACE/SP, além de Engenheiro (UNITAU/SP).

Professor da FGV Management e da FGV Direito. Foi professor do IBMEC, da UFF e da ESPM/RJ. Atuou como consultor da FGV Projetos e foi executivo da Coopers & Lybrand Consultores (atualmente PWC) onde implementou a consultoria em gestão empresarial no escritório do Rio de Janeiro. Exerceu cargos de gestão em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais.

Coautor do livro “A Reforma do Poder Judiciário do estado do Rio de Janeiro”, pela FGV/RJ.

Professor do IDEMP Educação Corporativa.


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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