Gestão de Indicadores em Processos de Avaliação de Desempenho (IAD) Instrumentos e técnicas para o estabelecimento e a gestão de indicadores de desempenho em processos de Avaliação de Desempenho por Competências
| Cidade | Data | Inscrição | Local | Status |
|---|---|---|---|---|
| On-line | 09/03/26 a 12/03/26 | R$ 1.200,00 | Online | Aberta |
| On-line | 08/09/26 a 11/09/26 | R$ 1.200,00 | Online | Aberta |
| Duração | Horário | Professor (a) |
|---|---|---|
| 12 horas | 09h00min às 12h00min | André Freitas |
APRESENTAÇÃO
Os processos de Avaliação de Desempenho sempre despertaram grande interesse tanto na administração pública quanto na iniciativa privada. Atualmente, em função do momento econômico e das diversas exigências do mercado/clientes/sociedade busca-se otimizar os processos de trabalho identificando a pessoa certa para o lugar certo, onde possam ser bem aproveitados, com óbvias vantagens tanto para a organização quanto para o profissional. O que ocorre é que, muitas vezes, as organizações apoiam seus métodos de avaliação de desempenho apenas na verificação dos resultados quantitativos dos seus colaboradores e, mesmo assim, com base em atividades genéricas da função e não, necessariamente, com base nos processos de trabalho que a pessoa efetivamente realiza. Neste caso, geralmente, deixa de priorizar o desenvolvimento profissional e eventuais contribuições relevantes do colaborador.
As perguntas que surgem geralmente são: é possível reunir, em uma mesma metodologia uma forma de medir resultados e desenvolvimento profissional, de forma a atender à organização E às pessoas, simultaneamente? É possível trabalhar, ao mesmo tempo, com os conceitos “desempenho” e “competências”? Como implementar na prática? Há uma maneira de medir desenvolvimento profissional como ferramenta de planejamento de carreira? Pode-se utilizar competências para medir desempenho? Como estabelecer indicadores de desempenho e metas justas para as avaliações de desempenho? Como medir os resultados?
É comum que essas questões gerem ansiedades e resistências por parte das pessoas envolvidas no processo de Avaliação de Desempenho. Primeiro porque, muitas vezes, não conhecem as metodologias e técnicas de estabelecimento de indicadores e de metas e, segundo, porque o processo, além de demandar tempo e esforço, expõe qualidades mas, também, revela insuficiências dos envolvidos. Porém, sem evidenciarmos qualidades e insuficiências como podemos superar estas e potencializar aquelas? Ok, mas, como medir adequadamente? A resposta normalmente passa pela definição de um bom conjunto de indicadores de desempenho e o consequente estabelecimento de metas consistentes (desafiadoras, porém viáveis, possíveis).
O programa aqui proposto pretende discutir essas questões por meio de exposições conceituais entremeadas de experimentações práticas de um processo de definição de indicadores de desempenho quantitativos (resultados) e qualitativos (competências) e do estabelecimento das metas correspondentes, a fim de compor o processo de Avaliação de Desempenho por Competências.
OBJETIVOS
Este programa tem por objetivo treinar os participantes nas seguintes competências::
- identificar os macroprocessos, os processos críticos, bem como seus subprocessos e grupos de atividades;
- definir indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos;
- definir o perfil ideal dos responsáveis por determinado conjunto de processos de trabalho;
- estabelecer os objetivos e as metas que serão utilizadas no processo de Avaliação de Desempenho;
- elaborar um Plano de Ação para o alcance dos objetivos traçados e para o desenvolvimento profissional de Avaliador e de Avaliado.
METODOLOGIA
O programa será conduzido, simultaneamente, on line ao vivo, em dois formatos: exposição dialogada onde serão apresentados e discutidos os principais técnicas para a definição de indicadores e metas; e no formato exercício onde os participantes terão a oportunidade de aplicar as técnicas apresentadas.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais em posição de gestão; profissionais de gestão de pessoas; participantes de processos de avaliação de desempenho nas posições de avaliador e de avaliado.
CARGA HORÁRIA
Na modalidade online o curso terá duração de 12 (doze) horas, em três segmentos de 4 horas cada, em três dias.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Formato Exposição Dialogada
Introdução:
- tendências em Gestão de Pessoas e o panorama atual da Avaliação de Desempenho;
- o que é a Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
- o metaprocesso estratégico;
- desdobramento dos direcionadores estratégicos em objetivos e metas;
- o processo de Gestão de Competências.
Processos de Trabalho:
- o que é processo de trabalho;
- decomposição de processos;
- o produto do processo.
Planejamento e Controle:
- a definição do objetivo;
- técnicas de priorização.
Indicadores de Desempenho e de Acompanhamento:
- o processo de controle;
- conceito de indicadores e sua tipologia;
- o que medir, porque medir, o processo de medição.
Meta:
- o que é meta e como estabelecê-la;
- primeiras medições;
- como acompanhar a evolução do desempenho
Sistema de Gestão de Pessoas por Competências:
- o que é competência e sua tipologia;
- Matriz de Competências (MDC);
- Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
- estruturação de indicadores em processos de ADC;
- estabelecimento de metas quantitativas e qualitativas em processos de ADC;
- plano de desenvolvimento profissional.
Formato Exercícios – Aplicação Prática
EXERCÍCIO 1: PROCESSOS DE TRABALHO
- relacionar processos e priorizá-los;
- delimitar e compreender os de processos de trabalho;
- determinar indicadores e metas.
EXERCÍCIO 2: PROCESSOS E PESSOAS
- determinar as competências requeridas com base nos processos priorizados no exercício 1;
- evidenciar as competências individuais;
- relacionar as lacunas de competências.
EXERCÍCIO 3: ELABORAR O ACORDO DE DESEMPENHO
- pactuar metas (indicadores quantitativos) relacionadas aos processos objeto do exercício 1;
- estipular os indicadores qualitativos que farão parte da ADC, de acordo com o resultado do exercício 2.
EXERCÍCIO 4: ELABORAR UM PLANO DE AÇÃO
- elaborar um Plano de Ação (5W, 2H) para a obtenção do que foi estabelecido no exercício 3.
EXERCÍCIO 5: REALIZAR A ANÁLISE DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
- simular a reunião de avaliação de desempenho.
CONCLUSÃO
- resgate dos exercícios: o que levamos daqui?
DOCENTE // André Freitas
André Luiz de Freitas é consultor com mais de 30 anos de experiência na integração entre estratégia, pessoas e processos. Engenheiro com Pós-graduação em Marketing e formação em Desenvolvimento do Potencial Criativo, consolidou sua trajetória apoiando organizações públicas e privadas, de médio e grande portes, na implementação e certificação de Sistemas de Gestão de Pessoas por Competências.
É autor do livro Gestão de Pessoas por Competências onde apresenta o SGC – metodologia de sua autoria aplicada em projetos de reestruturação organizacional, avaliação de desempenho, mapeamento de competências, indicadores estratégicos de RH e redesenho de processos. Também é coautor do livro A Reforma do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, que aborda o projeto no qual liderou a certificação da Escola de Administração Judiciária e da Diretoria Geral de Gestao de Pessoas. Seu trabalho se destaca por unir consistência técnica, abordagem prática e sensibilidade às realidades de cada cliente.
Professor convidado da FGV, também foi docente no IBMEC, UFF e ESPM. Atuou como consultor da FGV Projetos, foi executivo da Coopers & Lybrand Consultores (atualmente PWC) e hoje é sócio da ASCESE, Criatividade e Estratégia Empresarial Ltda. conduzindo consultorias em diversos estados do Brasil.
Atualmente está empenhado em integrar inteligência artificial às suas soluções, com o propósito de tornar a gestão de pessoas mais estratégica, integradora e inovadora.
Professor e Consultor do IDEMP Educação.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL