Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 08/06/26 a 11/06/26 R$ 1.200,00 Online Aberta
On-line 30/11/26 a 03/12/26 R$ 1.200,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
12 horas 09h00min às 12h00min André Freitas

APRESENTAÇÃO

Estamos atravessando um período singular, marcado por transformações rápidas e exigências que se renovam a cada dia. Vivemos imersos em um fluxo contínuo de listas, competências e qualificações que parecem desenhar um “profissional ideal” quase inatingível. Diante desse cenário, é natural emergir uma sensação de insuficiência — como se estivéssemos diante de uma espécie de “síndrome do super-humano”, que nos cobra estar em todos os lugares e dominar todas as habilidades ao mesmo tempo.

Mas, diante desse turbilhão de expectativas, uma pergunta torna-se inevitável: quais são, afinal, as competências essenciais que realmente devemos cultivar para prosperar em um mundo em constante mutação?

Para responder a essa questão, é preciso antes compreender outra: o que as organizações realmente esperam do chamado profissional do futuro?

A resposta, embora simples, é profunda: resultado.

No entanto, já não se fala mais de resultados ancorados apenas em números — lógica que marcou os velhos modelos de Gerenciamento por Resultados. Hoje, o verdadeiro diferencial está em entregar resultados por meio das pessoas, construindo e conduzindo Equipes de Alta Performance. E isso exige mais do que métodos: exige sensibilidade, compreensão e capacidade de se relacionar. À primeira vista pode soar paradoxal, mas não é — alcançar resultados sustentáveis passa, necessariamente, pelo domínio das relações humanas.

As tendências contemporâneas revelam que, para nos tornarmos líderes preparados para o futuro, precisamos compreender o que acontece ao nosso redor: no mundo, nas organizações, nas equipes e em nós mesmos. Mas entender o presente já não basta. É preciso manter-se atento ao futuro — esse território arriscado e fascinante — e ser capaz de reconhecer oportunidades, interpretar sinais e transformar novas tendências em benefício da equipe, da instituição e, em última instância, do nosso próprio desenvolvimento.

Liderar equipes de alta performance, hoje significa navegar simultaneamente em três campos essenciais do conhecimento:

Estratégia, para manter o olhar voltado ao futuro e a ação ancorada no presente;
Psicologia, para compreender o comportamento humano e as dinâmicas que moldam os grupos;
Tecnologia, para dominar métodos e ferramentas avançadas que ampliam a capacidade de gestão.

É nesse cruzamento — entre estratégia, comportamento e tecnologia — que nasce o novo líder: humano, consciente, preparado e capaz de transformar equipes comuns em equipes extraordinárias.


OBJETIVOS

Muitos dos temas que este curso aborda já foram discutidos por diversos autores e, muito provavelmente, já fazem parte do repertório do próprio participante. O diferencial está em outro lugar: na oportunidade de pausar, refletir e revisitar conceitos que, embora conhecidos, precisam ser constantemente reinterpretados à luz dos novos desafios. É um convite para reconstruir estratégias pessoais, reafinar a percepção sobre o papel da liderança e seguir adiante com uma perspectiva renovada.

Com esse propósito, o curso se estrutura em três grandes objetivos:

  • Provocar uma reflexão profunda sobre as próprias capacidades de liderança, permitindo ao participante compará-las com as competências atualmente exigidas de quem busca conduzir equipes de alta performance.
  • Oferecer fundamentos essenciais para o desenvolvimento da criatividade, do pensamento estratégico, das habilidades de negociação, da visão orientada a resultados, da ousadia, da flexibilidade e, em última instância, do espírito de liderança necessário ao mundo contemporâneo.
  • Estimular o auto-desenvolvimento contínuo, reforçando a responsabilidade de cada profissional por sua própria evolução e pela construção de uma trajetória de liderança mais consciente, sólida e humana.

METODOLOGIA

Exposição dialogada com forte interação entre os participantes.


A QUEM SE DESTINA  

Gestores e líderes da área pública.


CARGA HORÁRIA

12 horas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução

Uma Nova Realidade:

  • O desafio dos homens;
  • O controle do destino;
  • Uma era de incertezas;
  • O impacto da nova realidade no indivíduo;
  • Reconstrução de paradigmas.

Gestão de Mudanças:

  • O significado da mudança
  • Por que mudar?
  • Ondas de mudanças;
  • Tendências e modas;
  • Algumas tendências que estão remodelando o mundo.

Arquitetura Organizacional

Os Novos Líderes Empresariais

As competências dos novos líderes empresariais

  • Criatividade e inovação
  • Pensamento estratégico
  • Negociação
  • Visão de mercado

As quatro ferramentas básicas dos novos líderes empresariais

  • O uso do poder
  • Feedback
  • Gestão de conflitos
  • Comunicação

O exercício da liderança

  • Principais estilos de liderança
  • Características comportamentais individuais

Liderando pequenos grupos de trabalho (pgts) – fatores de sucesso
As reuniões de trabalho

O Fator Humano

  • O desenvolvimento da personalidade;
  • O processo decisório: a influência da personalidade e da cognição;
  • Comunicação e relacionamento interpessoal;
  • Gerenciamento de conflitos.

Gestão Humanizada com IA

  • Porque repensar a gestão de pessoas;
  • O que a IA resolve na prática;
  • Exemplos concretos do setor público
  • Gestão humanizada na prática;
  • O risco do mau uso da IA.

Conclusão

  • As questões mais comuns
  • Fatores indispensáveis a uma equipe de alta performance

DOCENTE // André Freitas

André Luiz de Freitas é consultor com mais de 30 anos de experiência na integração entre estratégia, pessoas e processos. Engenheiro com Pós-graduação em Marketing e formação em Desenvolvimento do Potencial Criativo, consolidou sua trajetória apoiando organizações públicas e privadas, de médio e grande portes, na implementação e certificação de Sistemas de Gestão de Pessoas por Competências.

É autor do livro Gestão de Pessoas por Competências onde apresenta o SGC – metodologia de sua autoria aplicada em projetos de reestruturação organizacional, avaliação de desempenho, mapeamento de competências, indicadores estratégicos de RH e redesenho de processos. Também é coautor do livro A Reforma do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, que aborda o projeto no qual liderou a certificação da Escola de Administração Judiciária e da Diretoria Geral de Gestao de Pessoas. Seu trabalho se destaca por unir consistência técnica, abordagem prática e sensibilidade às realidades de cada cliente.

Professor convidado da FGV, também foi docente no IBMEC, UFF e ESPM. Atuou como consultor da FGV Projetos, foi executivo da Coopers & Lybrand Consultores (atualmente PWC) e hoje é sócio da ASCESE, Criatividade e Estratégia Empresarial Ltda. .

Atualmente está empenhado em integrar inteligência artificial às suas soluções, com o propósito de tornar a gestão de pessoas mais estratégica, integradora e inovadora.

Professor e consultor do IDEMP Educação.


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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