Liderança Coaching: Uma Atuação para o Desenvolvimento Autodesenvolvimento, tomada de decisão, gestão emocional, busca por compartilhamentos e aprendizagens, são alguns dos anseios e necessidades dos líderes.
Cidade | Data | Inscrição | Local | Status |
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On-line | 17/02/25 a 20/02/25 | R$ 1.200,00 | Online | Aberta |
On-line | 14/07/25 a 17/07/25 | R$ 1.200,00 | Online | Aberta |
On-line | 03/11/25 a 06/11/25 | R$ 1.200,00 | Online | Aberta |
Duração | Horário | Professor (a) |
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12 horas | 00h00min às 00h00min | André Ricardo de Alvarenga Barbosa |
DATAS E HORÁRIOS
- TURMA 1 - 17 a 20 de fevereiro de 2025 - 9h às 12h
- TURMA 2 - 14 a 17 de julho de 2025 - 14h às 18h
- TURMA 3 - 3 a 6 de novembro de 2025 - 9h às 12h
UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTE PROGRAMA
Os desafios da liderança são imensos e esta não é uma pauta recente.
No entanto, conflitos geracionais e os fatores motivacionais, novas formas de aprender e atuar, são aspectos do contexto atual que precisam ser considerados pelos líderes.
Autodesenvolvimento, tomada de decisão, gestão emocional, busca por compartilhamentos e aprendizagens, são alguns dos anseios e necessidades dos líderes para se obter os resultados que esperam junto a suas equipes.
A atuação de coaching é um dos caminhos do líder para conquistar melhores resultados com sua equipe, com base no autoconhecimento de seus liderados e uso de ferramentas e conversas que despertem reflexões e insights.
E é exatamente para isso que este treinamento foi elaborado, com o intuito de alinhar conceitos, apresentar técnicas e demonstrar a aplicabilidade do coaching nas organizações.
A QUEM SE DESTINA
Este curso é voltado para gestores e para profissionais que exercem liderança mesmo que sem autoridade (liderança indireta), que buscam aprimorar estratégias de desenvolvimento e engajamento das equipes de sua responsabilidade.
EMENTA
- Aprendizagem e Andragogia
- Os estágios da aprendizagem e seus desafios
- O Líder Coach - perfil, papel e competências
- Diferenças entre feedback e conversas de coaching
- O processo de coaching
- O reconhecimento de crenças limitantes e a cegueira paradigmática
- Modelo de atuação
- O uso de ferramentas
CONHECIMENTO & HABILIDADES QUE SERÃO ADQUIRIDAS
- Alinhamento dos conceitos de coaching, tendo como foco principal sua atuação como facilitador, inspirador e desenvolvedor de pessoas, promovendo a discussão sobre este papel.
- Facilitação para o estabelecimento de conversas difíceis e o uso de perguntas poderosas.
- Reconhecimento dos momentos mais adequados em que se aplica estratégias e conversas de coaching.
- Reconhecimento e aplicação de estratégias de desenvolvimento de pessoas.
- Utilização de ferramentas de coaching, contribuindo com os resultados em sua atuação junto a equipe, permitindo o estabelecimento de um plano de ações transformador.
PLANO DE TREINAMENTO
PRIMEIRA PARTE
Coaching e Aprendizagem
- O processo do autoconhecimento como ponto de partida
- Estratégias e ferramentas para o autoconhecimento
- Aprendizagem e andragogia
- Os estágios da aprendizagem e seus desafios
- Mindset fixo e de crescimento
- As reações emocionais em relação às mudanças impostas
- A ressignificação e resiliência no processo de adaptação
- Modelo 70-20-10 de desenvolvimento
SEGUNDA PARTE
A liderança Coaching
- Origem e conceitos sobre o coaching
- O Líder Coach - perfil, papel e competências
- Por que líderes não fazem coaching?
- O que não é coaching
- Diferenças entre feedback e conversas de coaching – quando se utiliza cada uma destas abordagens?
- Autoconhecimento para interagir e liderar – uso da ferramenta de Assessment HBDI® – Herrmann Brain Dominance Instrument
OBS: Inclui aplicação do instrumento HBDI® de Ned Herrmann na versão resumida para identificação da preferência mental individual (sugestão de pré work).
TERCEIRA PARTE
Modelo de atuação
- O processo de coaching
- Momentos para atuar com o coaching
- O reconhecimento de crenças limitantes e a cegueira paradigmática
- Definição dos objetivos e metas e superação de barreiras
- Estratégias de apoio e manutenção – propósito e Ciclo Dourado, visão, objetivos e metas
QUARTA PARTE
Estratégias para Alcançar Alta Performance
- Principais ferramentas de coaching
- Conversas de desenvolvimento e o uso de perguntas poderosas (modelo Socrático)
- Práticas e simulações de conversas
- Elaborando seu “plano de desenvolvimento”) O que eu preciso começar a fazer para ter uma equipe de alta performance? – Modelo CLAME
O USO DA FERRAMENTA DE ASSESSMENT HBDI® - HERRMANN BRAIN DOMINANCE INSTRUMENT
O teste da dominância cerebral de Herrmann na versão resumida é um instrumento de 12 perguntas usado para averiguar como cada um processa a informação e qual é o seu estilo particular de aprendizagem. Dentro deste modelo curioso, o cérebro apresenta quatro quadrantes. Em geral, todos apresentamos uma certa pré-disposição a alguma destas tipologias.
O entendimento sobre a ferramenta e seu perfil acontece de maneira lúdica e interativa, por meio de dinâmica e discussões em grupos, com o intuito de reduzir possíveis resistências e aumentar as possibilidades de se autorreconhecer.
A abordagem de Estilos de Liderança de Ned Herrmann tem como premissa básica o fato de que a diversidade mental joga uma nova luz nos estilos de relacionamentos, facilitando o enfrentamento dos desafios complexos da gestão da equipe nos dias de hoje, através de uma gestão que possibilite a utilização dos Quatro Quadrantes Mentais. Nas palavras de Ned Herrmann, “gerenciar em apenas um estilo pode ser limitante se a situação requer a mudança para um estilo que seja mais efetivo”. Sendo assim, a vantagem de uma atuação de Cérebro Integrado, ou de Quatro Quadrantes, torna-se clara para o desempenho excelente da equipe.
O modelo de Herrmann de Dominância Cerebral permite conhecer os estilos preferenciais de pensamento de cada indivíduo. O perfil denuncia a nossa maior tendência mental, que influencia diretamente o modo como pensamos, trabalhamos, decidimos, criamos e nos comunicamos. Aponta ainda como cada perfil pode ser percebido por outros, aspectos que geram intolerâncias, abordagens mais favoráveis para a aproximação, etc.
Não é um perfil psicológico; ele representa nossas preferências cerebrais e serve como uma chave para a aplicação desse conhecimento no dia a dia pessoal e profissional, facilitando a capacitação individual através da complementação estratégica das dominâncias e o uso integral dos processos mentais disponíveis no cérebro.
METODOLOGIA DE ENSINO
Com uma linguagem de fácil entendimento, a metodologia a ser utilizada tem por intenção integrar a base conceitual com a experiência prática dos participantes, utilizando como referência a realidade do dia a dia das empresas.
O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, propondo intensa aplicação de prática, como uso de aplicativos para enquetes, como por exemplo Mentimeter, e atividades de interação durante cada aula online, como rodas de conversa, uso de chat e construções colaborativas por meio de aplicativos como Jamboard ou Padlet que facilitarão o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo.
Por meio de canais virtuais (salas simultâneas), há possibilidades para atuação em pequenos grupos para compartilhamentos, exercícios e atividades lúdicas.
O uso de textos complementares e inventários, também serão utilizados no intuito de além de complementar os conhecimentos, contribuir com a autopercepção a respeito das competências em questão, favorecendo assim, a construção de um Plano de Aprimoramento Individual.
CARGA HORÁRIA
A carga horária total do treinamento é de 12 (doze) horas divididas em 04 (quatro) aulas online com a duração de 03 (três) horas cada, na modalidade presencial mediado por tecnologia (ao vivo).
Professor // ANDRÉ RICARDO ALVARENGA BARBOSA
Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, MBA em Gestão pela Qualidade Total pela UFF-RJ e especialização em Gestão Estratégica pela UCAM. Formação superior em Publicidade.
Atua em empresas públicas e privadas de diversos portes e segmentos. Vasta experiência em diagnóstico organizacional, programas de capacitação técnica e comportamental, projetos especiais em Gestão de Pessoas, mapeamento de competências, de funções e de processos.
Certificações na Metodologia HBDI® (Herrmann Brain Dominance Instrument) e Sistema LEAP (Leadership Alignment Profile) pela Herrmann Internacional Latin America; certificação Big Five pela Integração Escola de Negócios; Consultor DISC pela Etalent Consultoria; Metodologias Ativas pela Celso Lisboa; HCMBOK Training and Certification Program (Gestão de Mudanças) pela HUCMI - Human Change Management Institute; e Fundamentos em Gerenciamento de Projetos pela Dinsmore Compass.
Certificado na metodologia PBC Coaching® - Coaching Baseado em Projetos pela Dinsmore e no modelo Personal & Professional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Professor de graduação e pós-graduação em áreas de Gestão Estratégia e Gestão de Pessoas em diversas instituições de ensino.
Foi Coordenador da área de Gente e Gestão da ASSOREV/RJ (Associação dos Revendedores Ambev) e executivo da área de Capacitação da CONFENAR (Confederação Nacional dos Revendedores Ambev). Consultor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Projeto de Fortalecimento e Modernização da Gestão do Poder Judiciário do Rio de Janeiro em 2008.
Atuou nas áreas de Marketing e como Gerente de Recursos Humanos e Qualidade por quase dez anos.
Professor do IDEMP – Educação Corporativa.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL