Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 03/06/24 a 06/06/24 R$ 1.020,00 Online Aberta
On-line 21/10/24 a 24/10/24 R$ 1.020,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
12 horas 09h00min às 12h00min Sergio Ricardo de Magalhães Souza

APRESENTAÇÃO

As matrizes de gestão de riscos são a representação gráfica do processo de gerenciamento de riscos, que envolve a identificação, análise e avaliação de riscos, a partir da estimativa da probalilidade de ocorrência de eventos indesejáveis e da sua magnitude, em termos de perdas ou até, eventualmente, possíveis ganhos.

As várias técnicas de análise e avaliação de riscos (e também de perigos) preconizam utilizar escalas de graduação de riscos de forma qualitativa e quantitativa que façam sentido para as organizações, de forma que os gestores possam tomar decisões sobre as melhores estratégias para resposta aos riscos expostos, seja de forma procedimental ou financeira, que passam pela eliminação, prevenção, mitigação ou financiamento dos riscos e, posteriormente, pelo tratamento dos riscos residuais.

É por meio da Matriz de Riscos que as organizações têm a oportunidade de definir o seu apetite e a sua tolerância aos riscos e definir se eles são ou não aceitáveis, além de definir hierarquicamente, os níveis de alçada para a tomada de decisão em relação aos riscos em processos, projetos e nas ações operacionais do dia a dia.

Assim, compreender o processo de construção de matrizes de riscos e como as exposições aos riscos podem ser medidas é fundamental para quem trabalha no ambiente corporativo, seja na administração pública, empresas públicas ou privadas.

Os Mapas de Riscos são representações gráficas dos principais riscos inerentes e residuais que as organizações estão expostas, mas também podem ser utilizados para situações ou até processos específicos, para que se possa demonstar que todos os aspectos foram observados e que de fato há gestão e controle.

O assunto toma especial importância quando na Nova Lei de Licitações a Matriz de Riscos é considerada como clásula contratual e base para o compartilhamento de riscos entre a administração pública e os eventuais contratados por meio de processos licitatórios, o que de certa forma também já estava presente no Estatuto das Empresas Públicas.

Assim, é necessário que se compreenda o que e como fazer para construir Matrizes e Mapas de Riscos em processos licitatórios, sem que isso vire dor de cabeça ou entraves aos processos de licitação para aquisição e contratação.


A QUEM SE DESTINA                                                                                     

Executivos, administradores, gestores, coordenadores, supervisores e profissionais de da administração pública em todos os níveis, envolvidos na requisão, elaboração e gestão de processos licitatórios e de empresas privadas interessadas em participar de certames para fornecimento de bens e serviços à administração pública.


OBJETIVOS                                                                                                   

O curso tem por objetivos capacitar os participantes para:

  • Entender os eventos de risco em relação as suas fontes físicas e não físicas (processos), suas causas e seus impactos diretos e indiretos;
  • Permitir que os participantes possam compreender como mapeá-los em todas as fases dos processos licitatórios, identificando, analisando e avaliando patra, sobretudo, propor estratégias de tratamento e controle;
  • Conhecer e aplicar as principais técnicas de identificação, análise e avaliação de riscos, assim como da metodologia para construir matrizes de riscos qualitativas e quantitativas para avaliação de probabilidades e consequências, graduação de riscos individuais e globais e do risco residual;
  • Aplicar os conceitos para elaborar mapas de riscos, registrando todas as exposições de riscos inerentes e residuais pertinentes, bem como as providências para o seus tratamentos e controles;
  • Compreender a importância da matrizes e mapas de riscos na tomada de decisão em processos licitatórios.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Riscos

  • Conceitos e Definições
  • Tipos e Fontes de Riscos
  • Eventos de Risco – Fontes, Causas e Impactos
  • Probabilidades e Consequências
  • Classificação de Riscos

Matrizes de Risco

  • Conceituação de Matrizes de Riscos e Mapas de Riscos
  • Utilização das Matrizes Qualitativas e Quantitativas
  • Graduação de Frequências e Probabilidades
  • Graduação de Impactos e Consequências
  • Graduação de Riscos

Overview da ISO 31.000

  • Objetivos e Princípios
  • Processo de Gestão de Riscos
  • Análise de Contextos
  • Risk Assessement – Identificação, Análise e Avaliação de Riscos – Técnicas e Estratégias
  • Riscos Inerentes
  • Programas de Resposta aos Riscos
  • Controles e Teoria de Confiança dos Controles – Riscos de Controles
  • Riscos Residuais
  • Matrizes de Consolidação de Riscos Globais e Matrizes para Riscos Residuais
  • Apetite e Tolerância ao Risco
  • Registro, Monitoramento e Análise Crítica

Matrizes e Mapas de Riscos em Processos Licitatórios

  • Origem - IN 5/2017 MP/CGU
  • Matrizes e Mapas de Riscos na Nova Lei de Licitações
  • Etapas do Risk Assessment nos Processos Licitatórios
  • Modelos de Matrizes e Mapas de Riscos Aplicáveis aos Processos Licitatórios
  • Técnicas para Montagem de Matrizes e Mapas de Riscos nos Processos Licitatórios
    • Contextualização dos Ambientes e Processos de Riscos
    • Identificação de Eventos de Riscos – Fontes, Causas e Impactos
    • Análise de Probabilidades de Ocorrência e Consequências dos Eventos de Risco
    • Avaliação de Riscos Inerentes – Matrizes de Risco Qualitativas e Quantitativas
    • Estratégias e Planos de Ação para Resposta aos Riscos
    • Ações de Controle e Monitoramento
    • Riscos de Controle
    • Riscos Residuais
  • Matrizes de Alçada de Decisão de Riscos nos Processos Licitatórios

Notas

  • Cuidados para a Transferência de Riscos por Seguros em Licitações
  • Gestão de Riscos e Seguros em Processos Licitatórios

Boas Práticas

  • Eventos de Riscos que Podem Causar Impactos de Não-Conformidades e Abalar o Equilíbrio Econômico-Financeiro dos Contratos
  • Aplicação Prática – Estudo de Caso - Alocação de Eventos de Riscos Mapas de Riscos

METODOLOGIA

Aulas expositivas teórico-praticas, com exercícios e estudos de caso.


MATERIAL DIDÁTICO

Hangouts dos slides - Literatura eletrônica indicada pelo professor

Modelos e planilhas.


CARGA HORÁRIA                                                                                     

12 horas-aula on-line.


PROFESSOR – SERGIO RICARDO DE MAGALHÃES SOUZA

Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Sistemas de Gestão – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin. Membro do PMI Project Management Institute. Fellow at The Professional Risk Managers International Association (PRMIA) e International Association of Risk and Compliance Professionals (IARCP). Atuou como Superintendente Executivo da SulAmérica Seguros e da Nacional/Unibanco Seguros por 25 anos, sendo responsável pelo desenvolvimento das áreas de Subscrição de Riscos, Produtos e Sinistros, além da estruturação e gestão das áreas comerciais, Foi Gerente de Riscos no Grupo Bureau Veritas, Gerente de Projetos na Brascep Engenharia e Gerente de Engenharia na Petróleo Ipiranga. Foi Coordenador Acadêmico do MBA em Gerência de Riscos – UFF/ESNS, MBA Executivo em Seguros e Resseguro da ESNS, MBA Gerência de Riscos da ESNS, MBA Gestão de Performance – FUNCEFET, MBA Seguros Gestão Estratégica – UVA. É Coordenador do MBA Governança, Riscos, Controles e Compliance, MBA Saúde Suplementar, MBA Gestão de Operadoras de Planos de Saúde e Odontológicos, MBA Gestão de Hospitais e Clínicas e MBA Seguros na UCP/IPETEC. Professor dos programas de Pós-Graduação do IDEMP, UCP, IBMEC, ENS, UFF, UFRJ, FGV, FUNCEFET, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO DE SÁ, TREVISAN. Sócio-Diretor da Gravitas AP. Executivo dos mercados de consultoria, seguros, engenharia e gestão de riscos com mais de 25 anos de experiência.

Professor e consultor associado do IDEMP.


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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