Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 12/05/25 a 15/05/25 R$ 1.200,00 Online Aberta
On-line 22/09/25 a 25/09/25 R$ 1.200,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
12 horas 09h00min às 12h00min André Ricardo de Alvarenga Barbosa

 

APRESENTAÇÃO

Os processos de mudança têm se tornado mais velozes e intensos nos dias de hoje e os fatores que empurram as organizações para este contexto estão presentes de maneira crescente.

Cada vez mais, faz-se necessário uma estruturação que considere além das etapas do processo e da análise dos cenários, seus riscos, impactos e oportunidades, o entendimento das reações comportamentais dos indivíduos envolvidos e os diversos estilos mentais para que se possa agir mais diretamente.

Ferramentas de comunicação e administração de estresse são fundamentais para dar suporte ao processo.

Este curso tem por objetivo apresentar ferramentas para o planejamento e acompanhamento das etapas de gestão da mudança. Traz ainda, além de conceitos, subsídios para que os agentes de mudança interajam com suas equipes, preparando-as para os processos, em que estejam inseridas.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Melhoria no autoconhecimento, permitindo perceber o estilo mental individual e seu impacto no dia-a-dia profissional, na busca da expansão e aprimoramento de atuação.
  • Consolidação, integração e ampliação do entendimento quanto aos princípios e conceitos dos processos de mudança e o seu impacto nas transições individuais e organizacionais.
  • Reconhecimento das etapas e fases da mudança, bem como as diversas reações.
  • Capacidade de lidar com mudanças em grupo, reconhecendo estratégias de comunicação e engajamento.
  • Reconhecimento dos estilos comportamentais de forma a subsidiar a atuação do líder diante de sua equipe e diante de suas próprias reações.
  • Capacidade para desenvolver um procedimento técnico estruturado, de forma que possam estabelecer planos de ação coerentes com às necessidades de cada mudança organizacional vivenciada pela empresa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O processo de mudança propriamente dito

  • Definição de mudança
  • Somos capazes de mudar? O porquê de nossas resistências?
  • Etapas da mudança e as fases para a implementação (desde o planejamento, sensibilização ao acompanhamento dos resultados)
  • O pensamento lateral e vertical para o estabelecimento de planos contingenciais
  • As reações emocionais em relação à mudança
  • Sinais de resistência individual e organizacional
  • Análise do campo de forças
  • Entendendo os cenários, riscos e impactos

 

A liderança como agente de mudanças

  • O papel do facilitador da mudança
  • Características da liderança eficaz
  • Planejamento e gestão da comunicação
  • Estratégias para abordar a mudança – mudanças impositivas e mudanças participativas
  • Mudanças de grupo e abordagens para vencer resistêncas
  • Mapeamento dos perfis comportamentais perante a mudança – com base na teoria dos quadrantes cerebrais (HBDI® – Herrmann Brain Dominance Instrument) – Características de cada quadrante, identificação dos aspectos de valorização, elementos de afastamento e baixa tolerância, linguagem e abordagens para aproximação, tomada de decisões de acordo com cada quadrante, os perfis e suas atuações na gestão, processo de expansão mental – orientação para o aprimoramento. OBS: Inclui aplicação do instrumento na versão resumida

 

Potencializando o sucesso do processo

  • Algumas das principais razões de fracasso nos processos de mudança
  • Como enfrentar as mudanças
  • A construção da sinergia
  • Administrando os níveis de estresse
  • Comportamentos favoráveis ao processo
  • A mudança individual – ser o protagonista de suas próprias mudanças
  • Identificando suas possibilidades de atuações e limitações

METODOLOGIA

Com uma linguagem de fácil entendimento, a metodologia a ser utilizada tem por intenção integrar a base conceitual com a experiência prática dos participantes, utilizando como referência a realidade do dia a dia da empresa.

O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, propondo intensa aplicação de exercícios práticos, filmes, salas simultâneas, estruturas colaborativas e simulações que facilitam o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo. Podem ser contemplados também inventários e estudo de caso ou situações específicas da empresa para discussão em aula.

O uso do questionário de Predominância Cerebral (HBDI®) propõe promover o autoconhecimento e reflexões a respeito da atuação do respondente em relação a sua maneira de pensar, seus pontos “cegos”, suas potencialidades, aspectos a serem desenvolvidos e pontos de atenção na gestão de mudanças.

Os participantes trocarão informações a respeito de seus resultados e principalmente estratégias para amenizar / solucionar aspectos restritivos aos seus resultados e potencializar aqueles que os já favorecem, permitindo assim, a construção de um Plano de Aprimoramento Individual.


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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