Cidade Data Inscrição Local Status
On-line 13/05/24 a 16/05/24 R$ 1.020,00 Online Aberta
On-line 16/09/24 a 19/09/24 R$ 1.020,00 Online Aberta
Duração Horário Professor (a)
12 horas 00h00min às 00h00min André Ricardo de Alvarenga Barbosa

HORÁRIOS DAS TURMAS

  • TURMA 1 - 5 A 8 DE FEVEREIRO DE 2024 - 14h às 17h
  • TURMA 2 - 13 A 16 DE MAIO DE 2024 - 9h às 12h
  • TURMA 3 - 16 A 19 DE SETEMBRO DE 2024 - 14h às 17h

UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTE PROGRAMA

Com a velocidade das informações e a necessidade de compartilhamento de informações, mais que isso, de conhecimento, se faz cada vez mais necessário a prática e o preparo para um ambiente de multiplicação e compartilhamento de informações.

Os processos de comunicação para público vão muito além de transmitir conhecimentos, mas principalmente encontrar estratégias para aumentar engajamento e provocar mudanças significativas que gerem novos pensamentos, comportamentos e ações.

Este curso tem por objetivo apresentar conceitos e técnicas que favorecerão a atuação dos profissionais que precisam promover comunicações para público no ambiente corporativo por meio de apresentações e reuniões.


A QUEM SE DESTINA

Este curso é voltado para profissionais das diversas áreas de negócio que necessitam realizar treinamentos, apresentações ou informes, sendo importante para isso, desenvolver suas habilidades de comunicação em público.


EMENTA

  • O impacto da imagem do facilitador/palestrante e o marketing pessoal
  • Os elementos da comunicação de alto impacto – uso da comunicação verbal e não verbal – postura, expressão corporal, dicção, olhar, volume de voz, entonação, expressão facial, etc
  • Como conquistar atenção, respeito, confiança do público-alvo
  • Vencendo a timidez
  • Diagnóstico para a apresentação– diagnosticando o problema e levantando as expectativas
  • Identificando e conhecendo o público-alvo (perfil, interesses, resistências e características
  • Cuidados essenciais na utilização de recursos instrucionais e
  • Elaboração do plano da apresentação
  • Adequação do tempo: quantidade x qualidade do conteúdo (aprofundamento)
  • Estratégias para a “quebra de gelo” e aumento da interação e participação

CONHECIMENTO & HABILIDADES QUE SERÃO ADQUIRIDAS

  • Entendimento do processo para a elaboração de apresentações eficazes;
  • Utilização de técnicas que favoreçam a atenção e interesse do público para o conteúdo apresentado;
  • Reconhecimento de possibilidades que aumentem a credibilidade do apresentador; e
  • Conhecimento e aprimoramento das habilidades essenciais à apresentações para público.

PLANO DE TREINAMENTO

PRIMEIRA PARTE

O PROCESSO PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ E PARA A APRENDIZAGEM

  • O processo de comunicação e a percepção
  • O impacto da imagem do instrutor/palestrante
  • Os elementos da comunicação – uso da comunicação verbal e não verbal e as adaptações para o ambiente virtual
  • Objetivos da comunicação (informar, entreter e persuadir)
  • Uso de técnicas de dicção

SEGUNDA PARTE

O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

  • O perfil do instrutor (competências e habilidades)
  • Conceitos sobre aprendizagem e como se dá este processo
  • O conceito do “CHA” das competências
  • Aplicação da Andragogia no ambiente corporativo
  • Fatores que interferem na aprendizagem

TERCEIRA PARTE

ETAPAS DO TREINAMENTO

  • Levantamento das necessidades do treinamento – diagnosticando o problema e levantando as expectativas
  • Identificando e conhecendo o público-alvo (perfil, interesses, resistências e características – questionador, amigável, desmotivado, descrente, participativo, etc.)
  • Definição dos objetivos a serem alcançados
  • Definição, priorização e organização dos conteúdos
  • Elaboração do plano da aula/apresentação

QUARTA PARTE

EXECUÇÃO DO TREINAMENTO

  • Adequação do tempo
  • Dicas para situações de improviso
  • Estratégias para a “quebra de gelo” e o aumento da interação e participação no ambiente presencial e virtual
  • Fazendo intervenções e conduzindo debates e reuniões

METODOLOGIA DE ENSINO

Com uma linguagem de fácil entendimento, a metodologia a ser utilizada tem por intenção integrar a base conceitual com a experiência prática dos participantes, utilizando como referência a realidade do dia a dia da empresa.

O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, propondo intensa aplicação de prática, como atividades lúdicas, uso de aplicativos para enquetes como por exemplo Mentimeter, e atividades de interação durante cada aula online, como rodas de conversa, uso de chat e construções colaborativas por meio de aplicativos como Jamboard ou Padlet, além de filmes que facilitarão o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo. Contemplará também inventários e estudo de caso ou situações-problema para discussão em sala.

Por meio de canais virtuais (salas simultâneas), há possibilidades para atuação em pequenos grupos para os compartilhamentos, exercícios e atividades lúdicas.

O nivelamento conceitual se dará junto as práticas destacadas acima, usando o método andragógico aonde o conhecimento vem da realidade e experiência de cada um. O aprendizado é factível e aplicável. O conceito é estimulado e revisto através de desafios e soluções de problemas que farão diferenças em suas vidas, pois os participantes aprendem melhor quando o assunto é de valor imediato.

O uso de textos complementares e inventário, também serão utilizados no intuito de além de complementar os conhecimentos, contribuir com a autopercepção a respeito das competências em questão, favorecendo assim, a construção de um Plano de Aprimoramento Individual.


CARGA HORÁRIA

O curso terá duração de 12 (doze) horas, distribuídas em 4 encontros de 3 horas, na modalidade presencial mediado por tecnologia (online).


PROFESSOR ANDRÉ RICARDO DE ALVARENGA BARBOSA

Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, com MBA em Gestão pela Qualidade Total pela UFF-RJ e especialização em Gestão Estratégica pela UCAM. Formação superior em Publicidade e Propaganda.

Certificações na Metodologia HBDI® (Herrmann Brain Dominance Instrument) e Sistema LEAP (Leadership Alignment Profile) pela Herrmann Internacional Latin America; certificação Big Five pela Integração Escola de Negócios; Consultor DISC pela Etalent Consultoria; Metodologias Ativas pela Celso Lisboa; Facilitação Digital na Educação pela UCP/IPETEC; HCMBOK Training and Certification Program (Gestão de Mudanças) pela HUCMI - Human Change Management Institute e Fundamentos em Gerenciamento de Projetos pela Dinsmore Compass.

Certificação na metodologia PBC Coaching® - Coaching Baseado em Projetos pela Dinsmore Associates e no modelo Personal & Professional pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Professor de graduação e pós-graduação em áreas de Gestão Estratégia e Gestão de Pessoas em diversas instituições de ensino.

Consultor Empresarial nas áreas de gestão empresarial e gestão de pessoas. Atua em empresas públicas e privadas de diversos portes e segmentos. Vasta experiência em diagnóstico organizacional, programas de capacitação técnica e comportamental, projetos especiais em Gestão de Pessoas, mapeamento de competências, de funções e de processos.

Atuou nas áreas de Marketing e como Gerente de Recursos Humanos e Qualidade nos segmentos da indústria farmacêutica, fastfood e bebidas.

Professor do IDEMP – Educação Corporativa.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos materiais didáticos e certificado. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário acima (botão INSCREVA-SE, acima). A forma de pagamento e informações administrativas complementares serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões), em documento no qual o IDEMP indicará o valor unitário por inscrição.

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp)

Após confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento. A responsabilidade de pagamento da inscrição somente se configurará após a confirmação do treinamento, por parte do IDEMP e a confirmação da presença do inscrito, por parte de sua instituição.

Para todos os efeitos, a responsabilidade do IDEMP pela realização do curso somente será estabelecida após a confirmação do curso, a qual se dará no momento em que o número de inscrições possibilite uma receita estimada que cubra os custos de realização do treinamento. 

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, é reservado ao IDEMP o direito de cancelar ou adiar sua realização, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por comprovado impedimento do professor para o cumprimento da obrigação de ministrá-lo, sem que seja possível sua substituição por outro docente da equipe do IDEMP.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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