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Duração Horário Professor (a)
12 horas 09h00min às 12h00min André Ricardo de Alvarenga Barbosa

UMA VISÃO GERAL SOBRE ESTE PROGRAMA

 
   

A orientação para resultados e o uso de metodologias para análise e solução de problemas assume um importante papel ao ajudar a entender as dimensões estruturais do fluxo de trabalho, para que sejam feitas as avaliações de eficiência e eficácia do desempenho, buscando soluções criativas e alternativas que tragam de fato impacto favorável para os resultados do processo.

O treinamento é orientado para dar as direções a um programa de melhoria de processos, estimulando a produtividade individual e da organização.


RESULTADO PARA OS PARTICIPANTES

 
   
  • Ampliação da visão sobre a Qualidade e a Gestão por Processos no contexto técnico e prático de maneira a instrumentalizar o participante, estimulando-o para a excelência de seus resultados.
  • Percepção da importância do papel de cada integrante da equipe na cadeia do processo de trabalho.
  • Capacitação para analisar problemas apresentados pelos clientes (internos e externos) e buscar as devidas soluções.
  • Consolidação, integração e ampliação da capacidade dos participantes quanto a possibilidade de “pensar em soluções”, ou seja, encontrar soluções eficazes para os problemas cotidianos utilizando um processo estruturado e compartilhado com os demais participantes.
  • Capacitação básica para utilização de técnicas de mapeamento e modelagem de processos, identificando e corrigindo pontos críticos.
  • Utilização de ferramentas para entender, organizar e priorizar problemas.
  • Capacitação para a elaboração de indicadores de resultados dos processos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I: ENTENDENDO O SEU TRABALHO E PRINCIPAIS DEFINIÇÕES

  • Conceito de Qualidade e Excelência
  • Descrição de negócios – discutindo o entendimento sobre insumos, fornecedores, produtos, clientes e missão
  • Apresentação de modelos de descrição de negócios e de macroprocesso
  • Entendendo o seu papel dentro da cadeia organizacional – relação cliente-fornecedor
  • Mapeamento das funções organizacionais
  • As funções gerenciais e operacionais e o tipo de trabalho exercido em cada uma delas
  • Parâmetros para a avaliação do cliente e suas necessidades

UNIDADE II: CONCEITOS E APLICAÇÕES DA GESTÃO POR PROCESSOS

  • Benefícios da abordagem por processos
  • Definição de processo e seus componentes
  • Critérios para padronização
  • Níveis de maturidade dos processos
  • Elaboração de fluxogramas, normas e procedimentos operacionais

UNIDADE III: O PENSAMENTO VOLTADO PARA SOLUÇÕES

  • Conceito de problema
  • A importância do planejamento para o alcance de resultados
  • A avaliação de riscos
  • Etapas do planejamento
  • Definição e diferenciação de gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina
  • Análise de cenários
  • Definição de objetivos e metas - Como estabelecer uma meta adequadamente
  • Estabelecendo estratégias de solução – pensamento lateral e vertical – pense fora da caixa e aja de maneira metodológica

UNIDADE IV: GESTÃO POR RESULTADOS – MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA O ALCANCE DE METAS

  • Métodos PDCA (Plan - Do - Check – Act) e SDCA (Standart; Do; Check e Action)
  • Tratamento de anomalias e identificação das causas
  • Elaboração de planos de ação e Relatório 3 Gerações
  • Utilização das principais técnicas e ferramentas da qualidade: Brainstorming, GUT – Método para priorização de problemas, Diagrama de Causa e Efeito, Estratificação, Folha de Verificação, Gráfico de Pareto, Diagrama de Afinidades e Diagrama de Árvore
  • Gerenciando os resultados: Indicadores de desempenho
  • Reuniões de Análise Crítica

METODOLOGIA

 
   

Com uma linguagem de fácil entendimento, a metodologia a ser utilizada tem por intenção integrar a base conceitual com a experiência prática dos participantes, utilizando como referência a realidade do dia a dia da empresa.

O programa se utiliza de metodologias ativas de aprendizagem, propondo intensa aplicação de prática, como uso de aplicativos para enquetes, como por exemplo Mentimeter, e atividades de interação durante cada aula online, como rodas de conversa, uso de chat e construções colaborativas por meio de aplicativos como Jamboard ou Padlet que facilitarão o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo.

Por meio de canais virtuais (salas simultâneas), há possibilidades para atuação em pequenos grupos para compartilhamentos, exercícios e atividades lúdicas.

O uso de textos complementares e inventários, também serão utilizados no intuito de além de complementar os conhecimentos, contribuir com a autopercepção a respeito das competências em questão, favorecendo assim, a construção de um Plano de Aprimoramento Individual.


CARGA HORÁRIA

A carga horária total do treinamento é de 12 (doze) horas divididas em 03 (três) aulas online com a duração de 04 (quatro) horas cada, na modalidade presencial mediado por tecnologia (ao vivo).


Professor // ANDRÉ RICARDO ALVARENGA BARBOSA

Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, MBA em Gestão pela Qualidade Total pela UFF-RJ e especialização em Gestão Estratégica pela UCAM. Formação superior em Publicidade.

Atua em empresas públicas e privadas de diversos portes e segmentos. Vasta experiência em diagnóstico organizacional, programas de capacitação técnica e comportamental, projetos especiais em Gestão de Pessoas, mapeamento de competências, de funções e de processos.

Certificações na Metodologia HBDI® (Herrmann Brain Dominance Instrument) e Sistema LEAP (Leadership Alignment Profile) pela Herrmann Internacional Latin America; certificação Big Five pela Integração Escola de Negócios; Consultor DISC pela Etalent Consultoria; Metodologias Ativas pela Celso Lisboa; HCMBOK Training and Certification Program (Gestão de Mudanças) pela HUCMI - Human Change Management Institute; e Fundamentos em Gerenciamento de Projetos pela Dinsmore Compass.

Certificado na metodologia PBC Coaching® - Coaching Baseado em Projetos pela Dinsmore e no modelo Personal & Professional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Professor de graduação e pós-graduação em áreas de Gestão Estratégia e Gestão de Pessoas em diversas instituições de ensino.

Foi Coordenador da área de Gente e Gestão da ASSOREV/RJ (Associação dos Revendedores Ambev) e executivo da área de Capacitação da CONFENAR (Confederação Nacional dos Revendedores Ambev). Consultor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Projeto de Fortalecimento e Modernização da Gestão do Poder Judiciário do Rio de Janeiro em 2008.

Atuou nas áreas de Marketing e como Gerente de Recursos Humanos e Qualidade por quase dez anos.

Professor do IDEMP Educação Corporativa.


METODOLOGIA IDEMP

A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:

  1. Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
  2. Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
  3. Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
  4. Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
  5. Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.

A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.


INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES

Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY. 

Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário  INSCREVA-SE no início da página.

As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).

Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br

Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.

Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.


DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)

IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP

CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br

Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1

Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1

Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99. 

SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL
 


 


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