Relatório de Auditoria – Linguagem e Estrutura Domine a arte de criar relatórios de auditoria claros e eficientes! Aprenda a estruturar com precisão e comunicar com impacto.
Cidade | Data | Inscrição | Local | Status |
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On-line | 05/05/25 a 08/05/25 | R$ 1.500,00 | Online | Aberta |
On-line | 06/10/25 a 09/10/25 | R$ 1.500,00 | Online | Aberta |
Duração | Horário | Professor (a) |
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15 horas | 09h00min às 12h00min | José Paulo Moreira de Oliveira |
12 horas de aula + 3 horas de correção e devolutiva de trabalho
Os padrões acerca do que seria um bom texto não são estáticos e tendem a evoluir com o tempo, em função do aprimoramento das tecnologias da informação e das práticas exitosas adotadas pelas organizações. Para que se atinjam os objetivos, profissionais de auditoria devem atentar para o ponto de vista dos leitores, de modo a tornar seus relatórios tão úteis e acessíveis quanto possível à sociedade. Para que a impressão inicial seja favorável, é importante que os conteúdos sejam bem estruturados, com resumos claros e ilustrações bem projetadas.
Não convém supor que leitores ocupados lerão textos técnicos complexos como se fossem romances de suspense, começando na primeira página e paulatinamente avançando até a última linha do parágrafo final do último apêndice/anexo. Nesse sentido, o emprego de técnicas redacionais eficazes e inovadoras pode ser fundamental para a efetiva comunicação da mensagem, mostrando que as conclusões do relatório estão baseadas em análises cuidadosas e evidências cabais.
O emprego do critério "O que os leitores precisam saber" implica perguntar que evidências farão com que os leitores aceitem as conclusões. De nada adianta realizar um excelente trabalho de planejamento ou de execução, se os relatórios não transmitirem essa excelência.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
Proporcionar a aquisição de informações capazes de levar os participantes a:
- Conhecer a expertisedo TCU acerca da matéria, consubstanciada no “Roteiro para Elaboração de Relatórios de Auditoria de Natureza Operacional” e no Manual “Técnicas de apresentação de dados”.
- Eliminar vícios de linguagem, capazes de provocar “ruídos” no processo comunicativo e atuar negativamente sobre a qualidade das informações contidas nos relatórios.
- Esclarecer pontos relevantes, capazes de permitir a correta execução das atividades concernentes à produção textual, com economia do tempo despendido nas fases de planejamento e elaboração.
- Implementar novas técnicas redacionais, visando atender plenamente às necessidades informacionais do leitor.
- Imprimir coesão, coerência, clareza, concisão e pertinência na estruturação dos conteúdos, como recurso estratégico para alavancar melhores resultados e atender às expectativas, relativamente à eficiência e à praticidade das informações a serem prestadas.
- Melhorar o padrão de clareza e legibilidade e obter significativas melhorias na performance comunicativa das equipes de trabalho.
- Produzir resultados com qualidade e tempestividade, mediante a racionalização dos controles e a eliminação do excesso de burocracia, que engessa o fluxo normal das atividades, provoca retrabalho e prejudica a correta prestação dos serviços.
- Transmitir aspectos teóricos e práticos vinculados à produção de relatórios, focados, prioritariamente, nos entendimentos do TCU relativos a pontos controvertidos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Mitos e Verdades -> O que todo comunicador precisa saber.
2. As partes do relatório -> Elementos preliminares, textuais e suplementares: visão geral do processo.
3. Módulo I - ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
- Capa – Como definir uma identidade gráfica institucional.
- Folha de rosto – Quais informações devem constar na ficha técnica do trabalho.
- Agradecimentos – Como agradecer às pessoas/entidades/ institutos de pesquisa, que contribuíram de forma relevante para a elaboração do produto final.
- Resumo – Como produzir resumos claros, concisos e eficazes. Como fazer com que o resumo forneça elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a conveniência ou não de se consultar o relatório na íntegra.
- Lista de siglas – Como redigir siglas corretamente e quando utilizá-las.
- Lista de tabelas e Lista de Figuras – Quais os recursos disponibilizados pelo aplicativo Word para construí-las.
- Sumário – Como fazer com que o sumário permita uma visão global do relatório e facilite sua consulta.
4. Módulo II - ELEMENTOS TEXTUAIS
- Introdução – Como redigir com eficácia os itens objeto, antecedentes, objetivos e escopo do trabalho, metodologia e forma de organização do relatório.
- Questões de auditoria – Como ordenar os problemas encontrados em grau decrescente de importância. Como desdobrar o texto em seções e subseções.
- Conclusão – Como trazer para o leitor uma visão geral e sintética dos assuntos tratados. Como destacar os pontos fortes do trabalho, as principais oportunidades de melhoria e os possíveis benefícios esperados. Como relatar as dificuldades enfrentadas e destacar as iniciativas empreendidas no sentido de superar essas dificuldades.
- Proposta de encaminhamento – Como explicitar as recomendações e determinações que a equipe entende devem ser submetidas aos gestores do órgão/programa e a instâncias superiores para a melhoria do desempenho do objeto.
5. Módulo III – ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
- Referências – Como fazer com que o teor da legislação seja sucintamente explicado ao leitor.
- Apêndices e Anexos – Como distinguir um de outro. O que pode/deve ser incluído. Natureza informativa ou normativa dos Apêndices e Anexos.
6. Módulo IV – APRESENTAÇÃO DE DADOS
- Perguntas essenciais – Como produzir ilustrações tecnicamente rigorosas e visualmente atrativas.
- Tabelas – Como formatá-las. Como e quando utilizá-las. Tamanho da tabela. Precisão: é conveniente arredondar porcentagens e cifras numéricas?
- Quadros – Como formatá-los. Como e quando utilizá-lo. Diferenças entre quadro e tabela.
- Gráfico – Como utilizá-los com propriedade e elegância. Como administrar as expectativas do leitor acerca da inclusão de gráficos em um relatório. Tipos de gráfico comumente utilizados.
- A receita do insucesso – O que pode dar errado nesse processo. Cuidados a serem tomados pelos Profissionais de auditoria.
- Diagramas, mapas, fotografias e caixas de texto – Regras gerais de uso. Fluxogramas e Organogramas. Mapas geográficos e de dados. Como e quando utilizá-los. O que considerar quanto à inclusão de fotos em um relatório. Princípios básicos para elaboração e inclusão de caixas de texto em um relatório.
7. Módulo V – ESTILO DE REDAÇÃO
- Como evitar o uso de “Curingas”
- Como utilizar com propriedade o paralelismo
- Dica da ABNT: Como utilizar a estrutura DEVE, PODE, CONVÉM
- Como redigir seções e subseções, horas, datas, expressões matemáticas e valores numéricos. Como fazer enumerações. Verificação dos principais erros capazes de comprometer a credibilidade do texto perante o leitor.
- Dicas finais: Como obter coesão textual por meio do sequenciamento lógico das ideias e do uso de conectivos adequados. Como preservar a impessoalidade. Como evitar longos trechos descritivos, que não acrescentem informação útil à fundamentação dos argumentos. Citações diretas e indiretas: Como e quando utilizá-las.
METODOLOGIA
Exposição dialogada e utilização de recursos didáticos adequados, com ênfase na análise e na elaboração de relatórios de auditoria em exercícios individuais e em grupo.
METODOLOGIA IDEMP
A Metodologia IDEMP é um conjunto de etapas estruturadas para o planejamento e execução de programas de desenvolvimento e capacitação. Cada letra na sigla IDEMP representa uma fase específica do processo:
- Identificação: Nesta fase, são identificadas as necessidades de desenvolvimento e capacitação da equipe ou organização. Isso envolve a análise das competências atuais, identificação de lacunas de conhecimento e habilidades, e definição dos objetivos de aprendizado.
- Desenvolvimento: Após a identificação das necessidades, é elaborado o plano de desenvolvimento que inclui a seleção de conteúdos, métodos de ensino, recursos necessários e cronograma de atividades. Esta fase visa criar um programa de aprendizado alinhado com os objetivos estabelecidos.
- Execução: Durante a fase de execução, o programa de desenvolvimento é implementado conforme o planejado. Isso inclui a realização de cursos, workshops, treinamentos práticos ou outras atividades de aprendizado.
- Monitoramento: Ao longo da execução do programa, é essencial monitorar o progresso e os resultados alcançados. Isso pode envolver avaliações de desempenho, feedback dos participantes, acompanhamento do engajamento e ajustes no programa, se necessário.
- Padronização: Após a conclusão do programa, é importante padronizar e documentar as melhores práticas, lições aprendidas e resultados obtidos. Isso permite a disseminação do conhecimento, a replicação de sucessos e a melhoria contínua dos processos de desenvolvimento e capacitação.
A Metodologia IDEMP é uma abordagem abrangente que visa garantir a eficácia e o sucesso dos programas de desenvolvimento e capacitação, desde a identificação das necessidades até a padronização das melhores práticas e resultados.
INVESTIMENTO , PRAZO E PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÕES
Incluídos e certificado digital IDEMP & CERTIFY.
Para efetuar a(s) inscrição(ões), acesse o formulário INSCREVA-SE no início da página.
As informações administrativas e financeira serão encaminhadas após o recebimento da(s) inscrição(ões).
Se necessitar mais informações, fale conosco: 21.99152-0103 (Whatsapp) ou pelo e-mail: contato@idemp-edu.com.br
Devido a questões de ordem acadêmica, o IDEMP reserva-se ao direito de confirmar o curso com um minimo de 03 inscrições. Caso o quorum minimo não seja atendido, informaremos em até 5 dias uteis anterior a data marcada e informaremos as novas datas oferecidas.
Uma vez confirmada a realização, o IDEMP contactará os responsáveis pelas inscrições, formalizando a realização do treinamento e alinhando o respectivo pagamento.
DADOS PARA A EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE INSCRIÇÕES (Notas de Empenho, contrato e similares)
IDEMP Educação Corporativa Ltda EPP
CNPJ: 42.092.283/0001-99; Inscrição Municipal: 1.312.415-9
Rua Marquês de São Vicente, 67 Bloco 2 - 306 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22451-041
contato@idemp-edu.com.br
Banco: 001/Banco do Brasil - Agência: 1251-3 - C/C: 43.615-1
Banco: 077/Banco Inter - Agência: 0001 - C/C: 26.769.474-1
Informação importante: A verificação de regularidade fiscal deverá ser feita pelo CNPJ: 42.092.283/0001-99.
SOMOS OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL