Dados
DURAÇÃO 8 horas

APRESENTAÇÃO

Considerado como um excelente programa para preparar as equipes para a cultura da Qualidade, o 5S tem como objetivo combater o desperdício e promover a organização do ambiente de trabalho por meio dos preceitos do 5S, bem como gerar estímulos para relacionamentos mais humanos e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Vale explorar todo o potencial deste programa, quebrando o paradigma de que é voltado apenas para o chão de fábrica, entendendo que ele pode obter benefícios muito mais profundos e intangíveis.

Apesar dos conceitos simples e da facilidade da aplicação, na prática sua implantação não é tão simples assim. O papel da liderança é vital para seu sucesso e engajamento das equipes.

E ainda, considerando as dificuldades do mesmo é que se torna vital um bom planejamento e um sistema de acompanhamento adequado.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de RH, Qualidade ou líderes que estejam em busca de melhorias ambientais e comportamentais de suas equipes preparando-as para a cultura da Qualidade Total.


RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Entendimento sobre a importância e benefícios do Programa.
  • Capacidade para implementar o Programa seguindo metodologias que reduzam riscos de fracassos.
  • Capacidade para reconhecer as características dos diversos ambientes e para adaptar sua aplicabilidade de maneira eficaz.
  • Percepção do papel da liderança neste processo.
  • Resultados mais efetivos por meio de processo consistente e estruturado de auditoria.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Fundamentos do 5S
  • Origem do 5S.
  • Conceitos e fundamentos.
  • Benefícios do 5S.
  • De que forma o 5S contribui com a motivação de equipes?
     
  • Planejamento e Estruturação do Programa
  • O que é planejar e qual a importância?
  • A aplicabilidade do Programa em diversos tipos de ambiente.
  • O papel da liderança neste processo.
  • Fases para a implantação: sensibilização, estruturação, treinamento, lançamento de cada “S” e estratégia de condução após o lançamento.
  • Principais dificuldades encontradas no processo de implantação e estratégias para redução dos riscos.
     
  • O processo de auditorias do 5S
  • Objetivos de uma auditoria do 5S.
  • Orientações para uma boa auditoria.
  • Características do auditor.
  • Benefícios para os envolvidos – auditor e auditado.
  • Planejamento das auditorias.
  • Divulgação dos resultados.

METODOLOGIA

Integração da base conceitual com a experiência dos participantes, utilizando como referência exemplos práticos, através de intensa aplicação de exercícios, dinâmicas e estudos de casos, além de textos e filmes que facilitarão o processo de conscientização, compreensão e retenção do conteúdo.


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